planilhas

Criptografia RC4 em Excel

Baixe a planilha grátis e criptografe mensagens usando três métodos tradicionais: RC4, Vigenère e César.

Como funciona a criptografia RC4

O algoritmo RC4 foi desenvolvido em 1987 por Ronald Rivest para a empresa RSA Data Security e foi o algoritmo mais usado pela indústria da Informática por vários anos. É um algoritmo de chave simétrica, ou seja, a mesma chave é usada para codificar e decodificar. Além disso, é reversível, pois se a mensagem codificada for passada novamente pelo algoritmo gera a mensagem plana original. A seguir, veja a sequência para implantar uma versão simplificada do algoritmo no Excel.

O primeiro passo do processo é converter cada caractere da mensagem e da chave em um número entre 1 e 256. Na planilha adotamos uma tabela própria de conversão com 256 caracteres imprimíveis mais comuns. O algoritmo RCA tem duas etapas conhecidas como KSA e PRGA.

Etapa KSA

Na primeira etapa são geradas duas matrizes (T e S) cada uma com 256 células. A matriz T é gerada preenchendo sequencialmente as células com a chave já convertida em números. Veja o exemplo a seguir onde aplicamos a chave “misterio” na matriz T primeiro em texto e depois com códigos numéricos.

Definida a matriz T, o próximo passo é gerar a matriz S. Inicialmente, essa matriz é preenchida com uma sequência ordenada de números de 0 a 255 como se vê na tabela a seguir.

Os números da matriz S serão embaralhados de forma pseudo aleatória. Como assim? Vamos trocar os números de lugar dois a dois, mas essa permuta de posições depende da matriz T.

A permuta de posições é feita em uma rotina de 256 ciclos. Começa na posição 1 e vai até a posição 256. No primeiro ciclo fazemos a permuta de valores da célula 1 com o valor de outra célula que é definida pela fórmula a seguir:

j = (j + S[i] + T[i])mod 256

Lemos assim: No ciclo i, a posição j é igual à posição j anterior somada com o conteúdo da célula i da matriz S mais o conteúdo da célula i da matriz T. O resultado da soma é dividido por 256 e consideramos o resto da divisão.

Com esse algoritmo geramos a matriz S final que é única para cada chave usada. Essa matriz pseudo aleatória ajudará na segunda parte do algoritmo onde efetivamente ocorre a criptografia. Veja como fica a matriz S final embaralhada pela chave “misterio”.

Etapa PRGA

Essa é a etapa em que a mensagem é codificada. Os “ingredientes” do algoritmo são a mensagem plana e a matriz S final. O algoritmo é executado k vezes onde k é o número de caracteres da mensagem.

Nessa etapa também ocorre permuta de posições na matriz S. A cada ciclo a célula i é permutada com a célula j.

i e j são iniciados com valor zero.

i = (i + 1) mod 256

j = (j + S(i)) mod 256

Em seguida, é definida uma posição t pela fórmula:

t =( S(i) + S(j)) mod 256

O valor encontrado na posição t será usado no último passo do algoritmo. Faremos a operação lógica XOR binário entre S(t) e o caractere plano da mensagem. A tabela abaixo mostra um exemplo da operação.

A operação XOR (OU exclusivo) realizada sobre os números convertidos para binários é que garante a reversibilidade do algoritmo. Veja que no exemplo caractere plano 85 é substituído pelo caractere 233 codificado. Se passarmos o caractere 233 novamente pelo algoritmo RC4 chegaremos na última etapa com as posições invertidas: 233 na segunda linha e 85 na terceira.

Radamés

Engenheiro curitibano pela UFPR, professor e produtor de conteúdos e ferramentas educacionais para a Internet.

Recent Posts

Planilha do Covid-19 Coronavírus

Criei esta planilha durante a quarentena do Covid-19. Com ela é possível acompanhar os principais…

54 anos ago

Planilha do colecionador de cédulas

Organize sua coleção de cédulas com esta planilha em Excel. Ela vem com 25 famílias…

54 anos ago

Gerenciador de tarefas em Excel

Liste, organize e priorize suas tarefas, atividades e projetos no Excel. Use métodos de priorização…

54 anos ago

Gerenciamento de senhas com Excel

Armazene suas senhas em uma planilha criptografada e proteja seus dados. Faça o download grátis.…

54 anos ago

Criptografia Vigenère em Excel

Baixe a planilha grátis e criptografe mensagens usando três métodos tradicionais: RC4, Vigenère e César.…

54 anos ago

Criptografia de Cesar em Excel

Baixe a planilha grátis e criptografe mensagens usando três métodos tradicionais: RC4, Vigenère e César.…

54 anos ago