O ponto tem uso ortográfico em dois casos: para indicar o fim de período declarativo e no final de abreviaturas (ex.: Sr., a.C., V.Sa.). No primeiro caso, a função é sintática e equivale à pausa do discurso oral. No segundo caso, trata-se de uma convenção ortográfica para orientar a leitura e sem correspondência no discurso oral.
O uso do ponto como indicador de fim de período se dá no corpo de texto. Praticamente não se usa ponto com essa função em final de títulos, manchetes e em comunicação visual, mesmo que tenhamos, nesses casos, período completo.
Se o redator desejar, o ponto pode ser substituído pelo ponto de exclamação. Com isso, está sugerindo uma leitura mais intensa para o período. Nas frases interrogativas, a indicação de fim de período é feita pelo ponto de interrogação.
Se o período terminar com uma abreviatura, não se deve colocar dois pontos seguidos, um indicando final de período e outro, abreviatura. Um ponto é considerado suficiente para representar as duas funções. Exemplo:
Algumas abreviaturas não são finalizadas com ponto, como as de unidades métricas. São exemplos: metro (m), grama (g), Kelvin (K).
A classe dos locativos é fechada e compostas por palavras invariantes, não flexionadas. Comportam-se como…
A classe dos artigos é fechada e formada, a rigor, por um único lexema que…
A classe dos possessivos é limítrofe. Poderia ser considerada como um caso especial da classe…
Os sintagmas são as unidades formais mínimas da sintaxe, ou seja, são as unidades que…
A língua portuguesa não é para fracos. São tantos detalhes e exceções que resolvi fazer…
O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa entrou em vigor no Brasil em 1º de janeiro…