Usamos reticências, representadas por três pontos em sequência (…), em vários contextos, geralmente, com função retórica. Vamos agrupar esses usos em três casos.
Coloca-se reticências no texto quando se quer indicar que naquela posição há uma pausa adicional não sintática na elocução, causada por hesitação, suspense ou outra razão pragmática. Veja exemplos:
Usamos reticências no fim de um enunciado para indicar que por algum motivo o discurso sofreu uma interrupção brusca. Nesse caso, os enunciados geralmente apresentam-se sintaticamente incompletos. Veja exemplos.
Os casos típicos em que se emprega as reticências dessa forma são aqueles em que a continuação omitida do discurso é subentendida e não vai ser dita para atenuar o impacto do enunciado.
Encaixa-se nesse caso, a colocação de reticências ao final de uma enumeração para indicar que ela não foi exaustiva.
Nas citações, as reticências são empregadas para indicar trechos omitidos desnecessários ao contexto. Trata-se de um emprego pragmático que equivale à pausa no discurso oral. Por exemplo:
A classe dos locativos é fechada e compostas por palavras invariantes, não flexionadas. Comportam-se como…
A classe dos artigos é fechada e formada, a rigor, por um único lexema que…
A classe dos possessivos é limítrofe. Poderia ser considerada como um caso especial da classe…
Os sintagmas são as unidades formais mínimas da sintaxe, ou seja, são as unidades que…
A língua portuguesa não é para fracos. São tantos detalhes e exceções que resolvi fazer…
O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa entrou em vigor no Brasil em 1º de janeiro…
View Comments
Gostaria de entender o que pode estar por trás quando se usa a reticência depois de citar um nome próprio Ex. Silvana Lacerda ...