Ao longo da História do relógio de pulso masculino surgiram vários modelos que pelo sucesso e prestígio alcançado tornaram-se referência, foram seguidos, homenageados e copiados. Aqui temos uma lista de relógios icônicos que estabeleceram padrões e tendências para a indústria.
O relógio art déco. O Cartier Tank nos remete à criação do relógio de pulso nos anos 1910s. Da mesma época e relojoaria temos o Cartier Santos, criado em homenagem a Santos Dumont que queria uma forma mais prática de usar relógio, visto que na sua época predominavam os relógios de bolso. O Cartier Tank nos remete à ideia de relógio antigo, mas atemporal; clássico, mas minimalista; elegante, social, discreto. O estilo art déco desse relógio é apreciado até hoje e várias relojoarias produzem modelos na mesma linha da clássica caixinha retangular.
Clássico minimalista. Lançado nos anos 1930s este modelo impressiona pela elegância minimalista. Um relógio social que contrasta com o estilo mais rebuscado dos relógios chiques do passado. Beleza atemporal com a qualidade e tradição Patek Philippe.
Clássico & complicações. Este modelo lançado nos anos 1940s segue um design tradicional e clássico ao mesmo tempo que vem com várias complicações: fases da lua, calendário anual, cronógrafo e taquímetro. Uma proeza da mecânica fina.
O relógio das grandes guerras. O IWC Big Pilot é uma homenagem aos relógios de campo usados na Primeira Grande Guerra e principalmente na Segunda. A IWC foi uma das doze empresas (dirty dozen) que forneceram relógios para o governo britânico durante a WW II. Esses relógios seguiam uma rígida especificação militar e eram usados principalmente na aviação militar. Tinham característica anti reflexo, algarismos arábicos grandes e brancos sobre fundo preto para aumentar a legibilidade, além de outros rigores de relógio tático. Um grupo de relógios com muita história para contar.
O relógio casual luxuoso. Lançado nos anos 1940s este relógio é o arquétipo do relógio casual de luxo. Interminavelmente copiado, esse relógio simboliza status por onde passa também por ser fabricado pela Rolex, a relojoaria com mais prestígio e reconhecimento popular no mundo. O Date just estabelece alguns padrões de design que se consolidaram nas décadas seguintes. É um relógio robusto para uso tanto no cotidiano como em ocasiões formais.
O relógio diver do James Bond. Lançado na década de 1950s este relógio esportivo para mergulhadores faz sucesso até hoje, além de ser copiado à exaustão. Ele marca uma transição no mercado dos relógios em direção a modelos menos formais, robustos, casuais e esportivos. Relógio com bisel para mergulho, à prova d’água até 300m e luminescente.
Casual elegante Bauhaus. Relógio de marca alemã com design de Max Bill seguindo preceitos da escola Bauhaus de design. Para quem quer uma alternativa elegante com personalidade. Visual limpo, legível, funcional, Bauhaus.
O cronógrafo que foi à lua. Lançado nos anos 1950s este cronógrafo com taquímetro está associado aos esportes de velocidade. Foi certificado pela Nasa e esteve na lua no pulso dos astronautas americanos. Veio preencher uma demanda por relógios esportivos. Tem complicações, robusto, casual, esportivo e com prestígio.
O casual elegante dos anos 1970s. O Royal oak é um relógio casual elegante que definiu um padrão apreciado até os dias atuais. Robusto, minimalista, elegante, pode ser usado no cotidiano e em ocasiões formais. A maioria dos fabricantes oferece modelos na linha do Royal oak.
Duro na queda. Quem disse que um relógio barato e popular não pode aparecer uma lista de relógios icônicos? Com mais de cem milhões de relógios vendidos esse Casio da linha G-Shock é resistente, quartz, visor de LCD, enfrenta serviço de campo e uso casual.
Clássico, mas desconstruído. Na década de 1990s a tradicional empresa alemã lançou a coleção Lange 1 com seus elevados padrões de qualidade e um design com elementos clássicos, mas com um toque desconstruído. Resultado impactante.
Kit de sobrevivência. A Casio ganha relevância no mercado com sua linha de relógios de campo. A linha GWG incorpora novos materiais, tecnologias, sensores e conectividade. Visual bold e maximalista.
Nova alta relojoaria. No século XXI algumas empresas como Hublot, Jacob & Co e Richard Mille entraram em cena com uma nova proposta para relógios super caros. Usam materiais novos e tecnológicos, design futurista, visual skeleton que mostra o mecanismo interno do relógio. Além disso, várias dessas peças tem mecanismos intrincados para produzir efeitos impactantes. Neste modelo temos um tourbillon tridimensional e mostrador digital de datas com soluções mecânicas.
Relógio e computador. Nos anos 2010s a Apple estabeleceu o padrão para relógios smart, aqueles com recursos computacionais. Esse relógio incorpora sensores, conexões e pode receber aplicativos o que amplia as suas possibilidades indefinidamente.
Aqui temos alguns exemplos de coleções menos comuns, que tem fã-clubes mais restritos e nem…
Vamos considerar colecionismo moderno aqueles que se estabeleceram a partir do Século XX. Miniaturas de…
Vamos considerar que o colecionismo é tradicional se praticado desde o século XIX. Aqui temos…
As coleções de itens únicos são tradicionais e se destacam as compostas por peças de…
O colecionismo vai além do hobby. O que são os museus, bibliotecas, midiatecas, galerias senão…
Apresento algumas ideias que políticos poderiam adotar aqui no Brasil. Infelizmente, são ideias ainda fora…