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Convivendo com o Google ao produzir conteúdo

O Google é responsável por despejar uma grande quantidade de usuários em seu site. Ele é o maior buscador do mercado e tem suas regras. Ouvir o Google, na maioria dos casos é dar atenção ao usuário, pois quando você agrada ao Google está agradando ao usuário.

Algumas dicas sobre esse buscador.

  • EEAT. Sigla que o Google usa para expertise, experiência, autoridade e confiança (trust). Não é fácil entender o que o Google quer dizer com essas palavras, mas resumidamente eles valorizam o conteúdo confiável produzido por pessoas que conhecem o assunto e tem autoridade para aborda-lo, especialmente em temas sensíveis como saúde e finanças, por exemplo.
  • Conteúdo genuíno. O Google não gosta e penaliza conteúdo que não agrega valor para os usuários ou que reutiliza de forma desonesta conteúdo de terceiros. Opte pelo conteúdo original, genuíno e de valor.
  • Intenção de busca. Google tem inteligência para captar a intenção de busca do usuário. Além disso, ele tem inteligência para deduzir qual é a intenção da sua postagem. Isso quer dizer que ele sabe que existem palavras-chave que se equivalem e sabe se a sua postagem tem potencial para resolver o problema do usuário. Então não se preocupe muito com palavras-chave. Apenas pense em prover uma boa experiência ao usuário.
  • Retenção de público. Google gosta de retenção de público. Se você segura o usuário no seu conteúdo, o Google aplaude.
  • Taxa de cliques por impressões. É a porcentagem de cliques que o seu conteúdo recebe quando o Google o recomenda para o usuário. Essa taxa informa se você produz conteúdo que interessa aos usuários e se consegue atrair a atenção deles.
  • Dedicação ao tema. O Google pode lhe conferir autoridade no tema se você trata do tema regularmente, com quantidade, abrangência e foco.
  • Atualização. Google gosta de site dinâmico e atualizado.
  • Performance. Google gosta de site rápido e moderno especialmente em celulares.
  • Segurança. O site deve seguir as práticas de segurança mais atuais e avançadas.
  • Respeito às diretrizes. Tirando certas polêmicas as diretrizes do Google são razoáveis. Você deve respeitar direitos autorais, ter autoridade para falar sobre certos assuntos, etc.
  • Google é bem inteligente. Não adianta dar uma de espertinho porque o Google consegue peneirar as malandragens manjadas (técnicas black hat) para se destacar nas buscas.
  • Backlinks orgânicos. Links externos que apontam para seu conteúdo tem que vir naturalmente. Tem que ser genuínos e se forem forçados o Google vai penalizar você.
  • Palavras-chave. Não se preocupe com densidade de palavras-chave. As palavras-chave têm que aparecer naturalmente na postagem, sem forçar.
  • Legibilidade. Google gosta de conteúdo fácil de ler, de linguagem simples, de organização e clareza.
  • URLs fáceis. Use URLs legíveis, ou seja, que o usuário olha e entende o que está na postagem. Melhor se a URL for curta.
  • Tabelas. Use tabelas quando tiver dados tabeláveis. São boas para snippets do Google.
  • Foco nos snippets do Google que são aquelas informações diretas no topo dos resultados. Eles estão na posição zero.
  • Meta descrição.. Não se preocupe com meta descrição. O primeiro parágrafo do post pode ser a sua meta descrição.
  • Títulos espertos. Use título buffet. Exemplo: gramática: o que é, tipos e usos.
  • Quantidade. Não publique posts muito curtos (300- palavras) nem muito longos (3000+ palavras). Divida os longos em várias postagens para carregar mais rápido.
  • Concisão. O tamanho da postagem deve ser suficiente para satisfazer a necessidade do usuário sem enrolação, lembrando que um assunto muito complexo deve ser segmentado em várias postagens.
  • Fontes. Cite fontes com credibilidade nas postagens, pois a sua credibilidade vai aumentar.
  • Adequação ao público. A legibilidade da postagem deve ser alta. Isso não quer dizer que o post deve ser escrito em português de letra de funk, mas que deve estar ao alcance do seu público potencial.
  • Links internos são importantes. E os externos também, em especial os que apontam para sites de alta credibilidade.
  • Bem escrito. A qualidade do texto, ortografia e gramática, são importantes para o Google e para os usuários.
  • Multimídia. Use infográficos e toda sorte de soluções que sintetizam a informação e facilitam a assimilação do conteúdo.
  • Segmentação. Segmente a postagem com títulos e subtítulos pois, o Google passou a indexar trechos de postagens.
  • Ferramentas Google. Use as ferramentas que o Google disponibiliza para conferir se o seu site desempenha bem.Use Google Analytics, Google Search Console, Google Speed Insights etc.

Como ajudar o Google a faturar mais

Embora isso não esteja escrito em nenhum documento oficial é de bom senso pensar em como ajudar o Google a ganhar dinheiro em parceria com você. Pense em coisas como:

  • Seu site exibe anúncios do Google?
  • Post longo permite ao Google inserir várias propagandas ao longo do texto.
  • Seu post atrai internautas que interessam aos anunciantes?
  • Seu post pode gerar um featured snippet no Google Search?
  • Seu post satisfaz o internauta a ponto de ele encerrar a busca?
  • Seu conteúdo resolve o problema de muitos usuários?
  • Os internautas buscam o seu conteúdo?

Formatos difíceis no Google

Existem muitas formatos de divulgação de conteúdo na Internet como por exemplo:

  • Conteúdo estruturado como em livros.
  • Blog com postagens cronológicas.
  • Crônicas cotidianas.
  • Comentário de atualidades.
  • Drops de rede social.
  • Conteúdo seriado sequencial.
  • Conteúdo interativo como em revistas para aplicativo.
  • Conteúdo interativo integrado: texto + imagens + vídeos + infográficos + planilhas + simuladores.

Você deve optar pelo formato que lhe convém, mas alguns formatos não circulam facilmente em meio digital como:

  • Crônica. Esse gênero fala sobre temas variados, é uma contação de causos que raramente é encontrável em pesquisas. Depende de formar uma plateia de inscritos.
  • Gêneros literários. Romance, conto, poesia são pouco lidos desde tempos imemoriais. Na Internet então …
  • Galerias de imagens.  Vida de fotógrafo não é fácil no Google.
  • Textos curtos. Para quem quer fazer um microblog com inserções curtas diárias melhor pensar em redes sociais que são mais adequadas.

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