O Google é responsável por despejar uma grande quantidade de usuários em seu site. Ele é o maior buscador do mercado e tem suas regras. Ouvir o Google, na maioria dos casos é dar atenção ao usuário, pois quando você agrada ao Google está agradando ao usuário.
Algumas dicas sobre esse buscador.
EEAT. Sigla que o Google usa para expertise, experiência, autoridade e confiança (trust). Não é fácil entender o que o Google quer dizer com essas palavras, mas resumidamente eles valorizam o conteúdo confiável produzido por pessoas que conhecem o assunto e tem autoridade para aborda-lo, especialmente em temas sensíveis como saúde e finanças, por exemplo.
Conteúdo genuíno. O Google não gosta e penaliza conteúdo que não agrega valor para os usuários ou que reutiliza de forma desonesta conteúdo de terceiros. Opte pelo conteúdo original, genuíno e de valor.
Intenção de busca. Google tem inteligência para captar a intenção de busca do usuário. Além disso, ele tem inteligência para deduzir qual é a intenção da sua postagem. Isso quer dizer que ele sabe que existem palavras-chave que se equivalem e sabe se a sua postagem tem potencial para resolver o problema do usuário. Então não se preocupe muito com palavras-chave. Apenas pense em prover uma boa experiência ao usuário.
Retenção de público. Google gosta de retenção de público. Se você segura o usuário no seu conteúdo, o Google aplaude.
Taxa de cliques por impressões. É a porcentagem de cliques que o seu conteúdo recebe quando o Google o recomenda para o usuário. Essa taxa informa se você produz conteúdo que interessa aos usuários e se consegue atrair a atenção deles.
Dedicação ao tema. O Google pode lhe conferir autoridade no tema se você trata do tema regularmente, com quantidade, abrangência e foco.
Atualização. Google gosta de site dinâmico e atualizado.
Performance. Google gosta de site rápido e moderno especialmente em celulares.
Segurança. O site deve seguir as práticas de segurança mais atuais e avançadas.
Respeito às diretrizes. Tirando certas polêmicas as diretrizes do Google são razoáveis. Você deve respeitar direitos autorais, ter autoridade para falar sobre certos assuntos, etc.
Google é bem inteligente. Não adianta dar uma de espertinho porque o Google consegue peneirar as malandragens manjadas (técnicas black hat) para se destacar nas buscas.
Backlinks orgânicos. Links externos que apontam para seu conteúdo tem que vir naturalmente. Tem que ser genuínos e se forem forçados o Google vai penalizar você.
Palavras-chave. Não se preocupe com densidade de palavras-chave. As palavras-chave têm que aparecer naturalmente na postagem, sem forçar.
Legibilidade. Google gosta de conteúdo fácil de ler, de linguagem simples, de organização e clareza.
URLs fáceis. Use URLs legíveis, ou seja, que o usuário olha e entende o que está na postagem. Melhor se a URL for curta.
Tabelas. Use tabelas quando tiver dados tabeláveis. São boas para snippets do Google.
Foco nos snippets do Google que são aquelas informações diretas no topo dos resultados. Eles estão na posição zero.
Meta descrição.. Não se preocupe com meta descrição. O primeiro parágrafo do post pode ser a sua meta descrição.
Títulos espertos. Use título buffet. Exemplo: gramática: o que é, tipos e usos.
Quantidade. Não publique posts muito curtos (300- palavras) nem muito longos (3000+ palavras). Divida os longos em várias postagens para carregar mais rápido.
Concisão. O tamanho da postagem deve ser suficiente para satisfazer a necessidade do usuário sem enrolação, lembrando que um assunto muito complexo deve ser segmentado em várias postagens.
Fontes. Cite fontes com credibilidade nas postagens, pois a sua credibilidade vai aumentar.
Adequação ao público. A legibilidade da postagem deve ser alta. Isso não quer dizer que o post deve ser escrito em português de letra de funk, mas que deve estar ao alcance do seu público potencial.
Links internos são importantes. E os externos também, em especial os que apontam para sites de alta credibilidade.
Bem escrito. A qualidade do texto, ortografia e gramática, são importantes para o Google e para os usuários.
Multimídia. Use infográficos e toda sorte de soluções que sintetizam a informação e facilitam a assimilação do conteúdo.
Segmentação. Segmente a postagem com títulos e subtítulos pois, o Google passou a indexar trechos de postagens.
Ferramentas Google. Use as ferramentas que o Google disponibiliza para conferir se o seu site desempenha bem.Use Google Analytics, Google Search Console, Google Speed Insights etc.
Como ajudar o Google a faturar mais
Embora isso não esteja escrito em nenhum documento oficial é de bom senso pensar em como ajudar o Google a ganhar dinheiro em parceria com você. Pense em coisas como:
Seu site exibe anúncios do Google?
Post longo permite ao Google inserir várias propagandas ao longo do texto.
Seu post atrai internautas que interessam aos anunciantes?
Seu post pode gerar um featured snippet no Google Search?
Seu post satisfaz o internauta a ponto de ele encerrar a busca?
Seu conteúdo resolve o problema de muitos usuários?
Os internautas buscam o seu conteúdo?
Formatos difíceis no Google
Existem muitas formatos de divulgação de conteúdo na Internet como por exemplo:
Conteúdo estruturado como em livros.
Blog com postagens cronológicas.
Crônicas cotidianas.
Comentário de atualidades.
Drops de rede social.
Conteúdo seriado sequencial.
Conteúdo interativo como em revistas para aplicativo.
Você deve optar pelo formato que lhe convém, mas alguns formatos não circulam facilmente em meio digital como:
Crônica. Esse gênero fala sobre temas variados, é uma contação de causos que raramente é encontrável em pesquisas. Depende de formar uma plateia de inscritos.
Gêneros literários. Romance, conto, poesia são pouco lidos desde tempos imemoriais. Na Internet então …
Galerias de imagens. Vida de fotógrafo não é fácil no Google.
Textos curtos. Para quem quer fazer um microblog com inserções curtas diárias melhor pensar em redes sociais que são mais adequadas.