O Google é responsável por despejar uma grande quantidade de usuários em seu site. Ele é o maior buscador do mercado e tem suas regras. Ouvir o Google, na maioria dos casos é dar atenção ao usuário, pois quando você agrada ao Google está agradando ao usuário.
Algumas dicas sobre esse buscador.
- EEAT. Sigla que o Google usa para expertise, experiência, autoridade e confiança (trust). Não é fácil entender o que o Google quer dizer com essas palavras, mas resumidamente eles valorizam o conteúdo confiável produzido por pessoas que conhecem o assunto e tem autoridade para aborda-lo, especialmente em temas sensíveis como saúde e finanças, por exemplo.
- Conteúdo genuíno. O Google não gosta e penaliza conteúdo que não agrega valor para os usuários ou que reutiliza de forma desonesta conteúdo de terceiros. Opte pelo conteúdo original, genuíno e de valor.
- Intenção de busca. Google tem inteligência para captar a intenção de busca do usuário. Além disso, ele tem inteligência para deduzir qual é a intenção da sua postagem. Isso quer dizer que ele sabe que existem palavras-chave que se equivalem e sabe se a sua postagem tem potencial para resolver o problema do usuário. Então não se preocupe muito com palavras-chave. Apenas pense em prover uma boa experiência ao usuário.
- Retenção de público. Google gosta de retenção de público. Se você segura o usuário no seu conteúdo, o Google aplaude.
- Taxa de cliques por impressões. É a porcentagem de cliques que o seu conteúdo recebe quando o Google o recomenda para o usuário. Essa taxa informa se você produz conteúdo que interessa aos usuários e se consegue atrair a atenção deles.
- Dedicação ao tema. O Google pode lhe conferir autoridade no tema se você trata do tema regularmente, com quantidade, abrangência e foco.
- Atualização. Google gosta de site dinâmico e atualizado.
- Performance. Google gosta de site rápido e moderno especialmente em celulares.
- Segurança. O site deve seguir as práticas de segurança mais atuais e avançadas.
- Respeito às diretrizes. Tirando certas polêmicas as diretrizes do Google são razoáveis. Você deve respeitar direitos autorais, ter autoridade para falar sobre certos assuntos, etc.
- Google é bem inteligente. Não adianta dar uma de espertinho porque o Google consegue peneirar as malandragens manjadas (técnicas black hat) para se destacar nas buscas.
- Backlinks orgânicos. Links externos que apontam para seu conteúdo tem que vir naturalmente. Tem que ser genuínos e se forem forçados o Google vai penalizar você.
- Palavras-chave. Não se preocupe com densidade de palavras-chave. As palavras-chave têm que aparecer naturalmente na postagem, sem forçar.
- Legibilidade. Google gosta de conteúdo fácil de ler, de linguagem simples, de organização e clareza.
- URLs fáceis. Use URLs legíveis, ou seja, que o usuário olha e entende o que está na postagem. Melhor se a URL for curta.
- Tabelas. Use tabelas quando tiver dados tabeláveis. São boas para snippets do Google.
- Foco nos snippets do Google que são aquelas informações diretas no topo dos resultados. Eles estão na posição zero.
- Meta descrição.. Não se preocupe com meta descrição. O primeiro parágrafo do post pode ser a sua meta descrição.
- Títulos espertos. Use título buffet. Exemplo: gramática: o que é, tipos e usos.
- Quantidade. Não publique posts muito curtos (300- palavras) nem muito longos (3000+ palavras). Divida os longos em várias postagens para carregar mais rápido.
- Concisão. O tamanho da postagem deve ser suficiente para satisfazer a necessidade do usuário sem enrolação, lembrando que um assunto muito complexo deve ser segmentado em várias postagens.
- Fontes. Cite fontes com credibilidade nas postagens, pois a sua credibilidade vai aumentar.
- Adequação ao público. A legibilidade da postagem deve ser alta. Isso não quer dizer que o post deve ser escrito em português de letra de funk, mas que deve estar ao alcance do seu público potencial.
- Links internos são importantes. E os externos também, em especial os que apontam para sites de alta credibilidade.
- Bem escrito. A qualidade do texto, ortografia e gramática, são importantes para o Google e para os usuários.
- Multimídia. Use infográficos e toda sorte de soluções que sintetizam a informação e facilitam a assimilação do conteúdo.
- Segmentação. Segmente a postagem com títulos e subtítulos pois, o Google passou a indexar trechos de postagens.
- Ferramentas Google. Use as ferramentas que o Google disponibiliza para conferir se o seu site desempenha bem.Use Google Analytics, Google Search Console, Google Speed Insights etc.
Como ajudar o Google a faturar mais
Embora isso não esteja escrito em nenhum documento oficial é de bom senso pensar em como ajudar o Google a ganhar dinheiro em parceria com você. Pense em coisas como:
- Seu site exibe anúncios do Google?
- Post longo permite ao Google inserir várias propagandas ao longo do texto.
- Seu post atrai internautas que interessam aos anunciantes?
- Seu post pode gerar um featured snippet no Google Search?
- Seu post satisfaz o internauta a ponto de ele encerrar a busca?
- Seu conteúdo resolve o problema de muitos usuários?
- Os internautas buscam o seu conteúdo?
Formatos difíceis no Google
Existem muitas formatos de divulgação de conteúdo na Internet como por exemplo:
- Conteúdo estruturado como em livros.
- Blog com postagens cronológicas.
- Crônicas cotidianas.
- Comentário de atualidades.
- Drops de rede social.
- Conteúdo seriado sequencial.
- Conteúdo interativo como em revistas para aplicativo.
- Conteúdo interativo integrado: texto + imagens + vídeos + infográficos + planilhas + simuladores.
Você deve optar pelo formato que lhe convém, mas alguns formatos não circulam facilmente em meio digital como:
- Crônica. Esse gênero fala sobre temas variados, é uma contação de causos que raramente é encontrável em pesquisas. Depende de formar uma plateia de inscritos.
- Gêneros literários. Romance, conto, poesia são pouco lidos desde tempos imemoriais. Na Internet então …
- Galerias de imagens. Vida de fotógrafo não é fácil no Google.
- Textos curtos. Para quem quer fazer um microblog com inserções curtas diárias melhor pensar em redes sociais que são mais adequadas.
- Dicas gerais para produtores de conteúdo digital
- Dicas sinceras para autores de conteúdo digital
- Convivendo com o Google ao produzir conteúdo
- A arte de escrever em tempos de Internet
- Otimização para youtubers
- Otimização para sites WordPress.