Categories: Conteúdo digital

Dicas gerais para produtores de conteúdo

Algumas dicas que acumulei ao longo do tempo e que constam no manual de boas práticas da maioria dos gurus no assunto.

Ideias para ganhar mais visualizações, engajamento e renda

  • Otimize o conteúdo para compartilhamento em redes sociais. Controle como seu conteúdo vai aparecer nas principais redes sociais fornecendo uma imagem nas dimensões adequadas, um título chamativo e uma descrição adequada. Dessa forma, o compartilhamento do seu conteúdo será eficiente.
  • Temas menos concorridos. Valorize temas menos concorridos se você está começando, assim você terá melhores chances de entrar no circuito.
  • Usuários cobiçados. Valorize temas que atraem usuários cobiçados pelos anunciantes. Se você quer altos rendimentos melhor atrair mulheres jovens da classe alta para seu conteúdo, pois elas são as queridinhas dos anunciantes.
  • Conteúdo não explorado. Produzir conteúdo específico ainda não explorado por concorrentes pode ser uma forma de entrar no jogo.
  • Entregue o melhor no começo. Infelizmente, a Internet é muito ansiosa e não dá para fazer suspense. Entregue o melhor já no começo antes que seja tarde.
  • Diga o objetivo no começo. Explique bem rápido o que o conteúdo vai entregar para fixar a atenção do usuário e para não decepcioná-lo.
  • Imagens otimizadas. Carregue imagens já otimizadas em dimensões, tamanho e compressão. Não confie que as ferramentas de publicação farão o serviço de otimização por você.
  • Abrangência. O Google e os usuários gostam de conteúdo abrangente que responde às perguntas deles. Procure cobrir o assunto com abrangência (como verbetes de Wikipedia).
  • Multimídia. Inclua imagens, vídeo, áudio, tabelas, infográficos etc. no seu conteúdo. Não tudo em uma única página, claro, mas a multimídia agrada os usuários.
  • Tabela como tabela. Informação tabelada deve entrar como tabela e não como imagem. Isso facilita a extração de dados pelo Google

Conteúdo vem primeiro

Imagine a situação: você entra no site e começam a estourar pop ups na sua cara:

  • Aceite nossos cookies.
  • Receba notificações no seu navegador.
  • Assine nossa newsletter.
  • Assista esse vídeo de propaganda.
  • Propaganda desaba da parte de cima.
  • Propaganda sobe da parte de baixo.
  • Propaganda abre em popup.
  • Vídeo desliza do lado direito.
  • Responda a uma pesquisa rápida.
  • Cadastre-se em nosso site.
  • Já vai embora? Fique mais um pouco.

Quantos cliques o usuário precisa dar até limpar a interface e chegar no conteúdo? Content first sempre. As intromissões invasivas só irritam e podem levar o usuário embora. Entregar o conteúdo é a missão. Depois disso, você pode pedir alguma coisa ao usuário. Por isso:

  • O conteúdo deve ser o primeiro a carregar.
  • A interatividade não pode demorar a acontecer.
  • Nunca cubra o conteúdo com informação secundária.
  • O conteúdo deve ficar na área nobre ocupando a maior parte da área útil da página.
  • Mantenha a interface limpa, com poucas distrações e penduricalhos.
  • Propagandas devem ser discretas e em quantidade moderada.
  • Chamadas para inscrição, apoio e notificações não devem ser invasivas.

Performance vale muito

O usuário deve ser bem atendido em todos os sentidos. Isso inclui boa performance técnica do site. Para dar resposta rápida ao usuário é preciso várias iniciativas como:

  • Elimine tudo que é supérfluo na página.
  • Mantenha a tecnologia do site atualizada.
  • Analise a performance com ferramentas como o Google Speed Insights.
  • Otimize o tamanho das imagens para o mínimo.
  • Modere o uso de imagens, vídeos e recursos que consomem banda.
  • Remova plugins que não sejam estritamente necessários.
  • Use um tema enxuto e rápido.
  • Selecione plugins otimizados para performance.
  • Use protocolo seguro e melhores práticas em segurança.
  • Instale um plugin de cacheamento.
  • Instale um plugin de AMP (acelerated mobile pages).
  • Faça limpeza/otimização frequente no banco de dados.
  • Use CDN (rede distribuída de entrega de dados).
  • Use plugin de lazy loading (carrega conteúdo só quando necessário).
  • Contrate um serviço de hospedagem ágil.
  • Compacte tudo que for possível (css, js, html, mídia).
  • Revise código que atrasa a renderização.
  • Reduza o código ao essencial.

Organização e legibilidade

A forma como o conteúdo é apresentado é tão importante como a mensagem que ele passa. Seu conteúdo deve ser organizado e legível. Isso inclui ações como:

  • Layout estável que não dá coices enquanto carrega a página.
  • Títulos e subtítulos que organizam o conteúdo, facilitam a leitura e a compreensão.
  • Títulos diretos e esclarecedores.
  • Blocos curtos, parágrafos curtos, frases curtas.
  • Linguagem simples considerando a proficiência do leitor potencial.
  • Links para conteúdo correlato, realmente correlato e útil.
  • Design otimizado para leitura, com fontes fáceis de ler, sem camuflagens e poluição visual.

Postagem TOTAL

Uma postagem total seria aquela que utiliza todas as possibilidades disponíveis em termos de multimídia e interatividade. Uma postagem assim ficaria muito pesada, claro, mas colocar alguns itens citados abaixo na sua postagem certamente vai enriquecê-la e pode atrair mais usuários.

  • Texto segmentado com títulos objetivos e contundentes.
  • Texto segmentado em parágrafos de tamanho médio.
  • Duas imagens no mínimo, sendo a primeira otimizada para compartilhamento em redes sociais.
  • Vídeo.
  • Podcast.
  • Arquivos para download: pdfs, planilhas, apresentações etc.
  • Infográficos.
  • Tabelas.
  • Boxes de aprofundamento.
  • Animações.
  • Interatividade: enquetes, simuladores etc.

Diretrizes para sites consolidados

As regras para sites estabelecidos e que estão no ar há bastante tempo são diferentes das que servem para sites novos. Considere estas dicas para sites maduros:

  • Melhore posts bem-sucedidos em vez de lançar mais posts.
  • Relance posts zumbi (sem visitação) atualizados e melhorados.
  • Atualize as informações do post sempre que necessário.
  • Agrupe posts correlatos e menores em post maior e mais completo.
  • Faça limpa periódica nas postagens zumbi sem tráfego.
  • Omita data de publicação e edição, exceto se recente.
  • Elimine conteúdo duplicado.

Qual é o gênero do seu conteúdo on-line?

Tenha uma ideia clara sobre quais são as características de seu conteúdo para melhor explorar as possibilidades de cada gênero. Veja alguns casos:

Segundo a estruturação e recursos usados:

  • Conteúdo estruturado como em livros, manuais e cursos.
  • Blog (postagens cronológicas independentes).
  • Threads (Conteúdo seriado sequencial).
  • Conteúdo interativo como o usado em revistas para aplicativo.
  • Conteúdo multimídia: texto + imagens + vídeos + infográficos + planilhas + simuladores.

Segundo o conteúdo:

  • Crônicas cotidianas: Falar sobre assuntos de interesse geral, mas não associados a atualidades.
  • Análise de atualidades.
  • Variedades de nicho. Matérias que interessam aos fãs de temas como carros, viagens, jogos etc.
  • Drops de rede social (memes, aforismos etc)
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Radamés

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