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Dicas sinceras para autores de conteúdo digital

Já li muitos artigos, vi muitos vídeos com dicas infalíveis para autores de conteúdo digital. Em comum, essas dicas têm o objetivo de obter mais visualizações, mais inscritos, likes, comentários. Minha motivação aqui é outra: Como prestar um bom serviço ao usuário? Como ser útil a quem lê? Como fazer a diferença para quem assiste? Baseado na minha experiência pessoal de mais de vinte anos como produtor de conteúdo digital, vou ser sincero, apenas isso.

Fale sobre o que lhe move

Os gurus lhe dirão para pesquisar os temas que estão bombando, para usar ferramentas que rastream as palavras chave mais promissoras, para escrever sobre os assuntos da moda. Sorte sua se o que lhe move é o que bomba, mas não se renda às modinhas. Fale sobre o que você tem paixão, o que você entende, sobre aquilo que você tem autoridade técnica e moral para expor. Assim, o usuário vai perceber que você é a pessoa certa para entregar o que ele está procurando.

Deixe as coisas mais fáceis para o usuário

Todo marqueteiro diz que você precisa se diferenciar e fornecer algo único ao usuário. Corretíssimo, mas essa coisa única pode ser apenas o que todo mundo diz dito de uma forma fácil, didática, acessível, clara, concisa. Se você consegue substituir um palavreado longo e confuso por uma tabela simples e esclarecedora, por uma imagem que vale mil palavras, por uma analogia certeira, isso será seu diferencial.

Alcance seu público potencial

Se você escreve sobre numismática ou bonsai não espere milhões de usuários. É preciso ter clareza sobre o tamanho potencial de sua audiência. Substitua a métrica absoluta pela relativa. Quantos por cento da minha audiência provável eu atinjo? A fatia de audiência é o que interessa.

Entregue o que promete

Quantos vídeos de YouTube têm títulos pretensiosos: “Tudo sobre..”, “A solução definitiva …”, “O segredo infalível para …”. Você pode usar um título pretensioso desde que cumpra a promessa. Como isso não é fácil, melhor baixar a bola e ser bem objetivo sobre o que você está oferecendo. Deixe as promessas mirabolantes para os políticos.

Audiência qualificada é a única que interessa

“Deixe um comentário e concorra a uma injeção na testa.” Já viu esse tipo de apelo por aí, não é mesmo? De que adianta conquistar audiência desqualificada? O público que interessa é aquele que se identifica com seu conteúdo, que tem interesse verdadeiro em ouvir você. Inscritos, likes, comentários só valem algo se forem orgânicos, genuínos, qualificados. Perdidos, curiosos, bots e oportunistas nem precisa.

Diskikes, críticas e haters fazem parte do jogo

Faça um teste: procure algum vídeo maravilhoso no YouTube, tipo a Ode à alegria de Beethoven com uma excelente orquestra. Mesmo esse vídeo terá dislikes e comentários negativos. Sempre vai aparecer um erva daninha no seu gramado. Se você fala sobre temas polêmicos, então, as críticas podem aumentar bastante. Considere-se realizado quando tiver alguns haters na coleira. Eles precisam de você para viver.

Conteúdo do tamanho do assunto

Muito se fala sobre a duração ideal de um vídeo, a quantidade ideal de palavras em uma postagem, etc. A regra é simples: o conteúdo deve ter o tamanho suficiente para passar a mensagem sem enrolação. Busque a concisão fulminante que ocorre quando uma palavra a menos faz falta. Por razões comerciais os buscadores e as plataformas gostam de conteúdos que retem a atenção do usuário pelo maior tempo possível. O Google gosta de conteúdo abrangente, mas antes de agradar o Google agrade o usuário. Em muitos casos, basta dar a ele uma resposta curta e matadora que o fará encerrar sua busca.

Atualize, melhore, condense, recicle conteúdos

Você entra em uma loja e encontra só produtos fora de moda e ultrapassados. A sensação é a mesma que o usuário tem se for no seu site e encontrar matérias desatualizadas, assuntos vencidos, conteúdos espalhados e mal organizados. Atualize os conteúdos, melhore as matérias continuamente, condense dois artigos em um se forem compatíveis, tire do ar coisas que não fazem mais sentido, organize o conteúdo. O usuário vai se sentir em uma loja que vende produtos estado da arte. Sites consolidados costumam obter muito tráfego de páginas que estão no ar há bastante tempo. Mesmo quem está começando deve considerar que a presença digital envelhece muito rápido.

Você é o seu nicho

Tenho visto alguns gurus defenderem essa tese que faz sentido. Focar em um tema específico agrada os algoritmos que lhe conferem autoridade no tema. No entanto, os temas estão sempre em transformação e pode acontecer de você perder relevância porque o assunto que você aborda não está mais na moda.

Nesse sentido pode ser melhor ter uma pauta mais aberta para que você sempre tenha algo a oferecer para as pessoas. O vínculo entre você e o público não deve ser apenas um assunto específico, mas uma convergência mais ampla de interesses. É claro que isso pode prejudica-lo no ranqueamento dos algoritmos de início, mas pode criar uma fidelização onde o público passa a acompanhar você e não apenas um tema que você aborda.

Cuidado com o que é fornecido por terceiros

Reflita bem antes de incluir em seu site coisas que são fornecidas automaticamente por terceiros.

Uma dúvida cruel é sobre a inserção de publicidade no seu site. A publiciade polui, estraga a experiência do usuário, reduz a performance e na maioria dos casos rende merrecas. Considere a possibilidade de entregar o seu site livre de propagandas, pelo menos aos usuários premium.

Outras inserções devem ser analisadas. Por exemplo: conteúdos sugeridos de terceiros. Em muitos casos, esses conteúdos são caça cliques pouco relevantes, de baixa qualidade e pouco correlatos ao seu.

Call to action

Fazer pedidos para o usuário gostar, comentar, inscrever, comprar etc é uma questão polêmica. Usuários críticos não gostam de call to action e o resultado é duvidoso. Já percebeu que 99% dos vídeos de YT tem a parte de mendigar like, inscrição e comentários? Reflita bem antes de estragar a experiência do usuário com pedidos.

Black hat, grey hat

As plataformas penalizam técnicas malandras de ganhar relevância, as chamadas técnicas black hat. E creia, as plataformas são bem espertas para rastrear produtor querendo levar vantagem em tudo.

Da mesma forma temos as técnicas grey hat que não penalizadas, mas não deviam fazer parte do seu currículo.

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