Meu minimalismo: multifuncionalidade

Lembra daquele tempo em que havia só uma mesa na casa? Nela todos faziam as refeições, as crianças faziam a lição da escola e os adultos se reuniam para jogar canastra. Tempos minimalistas que não voltam mais. Um objeto, várias funções. Isso é multifuncionalidade.

Um minimalista preza a multifuncionalidade, mas o mercado detesta e tenta nos empurrar soluções hiper especializadas como espaço gourmet, sala íntima, sala de mídias, etc. Não, você não precisa de dez tipos de facas, seis tipos de copos nem três tipos de parafusadeiras. Provavelmente, não precisa de parafusadeira.

Pinheiro

Felizmente o pessoal da Informática pensa multi. Se você pesquisar por multifuncional na Internet vem aquele aparelho que escaneia, fotocopia e imprime. Três em um. Que aparelho mais multifuncional do que o smartphone? Ele vem com relógio, despertador, agenda, mapas, música, vídeo, etc. Eu já tive vários relógios de pulso na vida, mas faz anos que os deixei de lado. Uma coisa a menos para vestir, consertar ou roubarem.

Se você é candidato a minimalista deve fazer perguntas como: essa solução resolve quantos problemas meus? Dá para fazer com alguma coisa que já tenho? Não fique contente com aparelhos com menos funções do que um canivete suíço. Ah, e seja você em pessoa um ser multifuncional.

Veja também: Todos os países do mundo no Excel

Nesta planilha você encontra dados de todos os países do mundo, além de territórios autônomos e áreas em disputa. Com ela é possível fazer boas análises que interessam a quem gosta de Geografia, para quem viaja e a estudantes fazendo pesquisas. Faça o download grátis.

Assista ao vídeo com a análise dos dados da planilha.

Sua opinião me interessa