Meu minimalismo: sistema FIFO

Tenho visto vídeos de evangelistas do minimalismo dizendo que é preciso se desvencilhar das coisas que não usa há mais de um ano. Beleza. É isso aí. Mas a minha sugestão é outra: use o sistema FIFO. Quem é da área de logística conhece bem a regra: FIFO first in, first out ou PEPS primeiro que entra, primeiro que sai.

Se você tem muitas camisetas no guarda-roupas faça uma pilha e use sempre a que está no topo. As camisetas lavadas devem voltar à pilha pela parte de baixo. Com essa regra simples você vai girar todas as suas camisetas por igual. Nenhuma vai ficar mofando no guarda-roupas. Agora se na hora de usar a camiseta que está no topo você hesitar, talvez seja o caso de vende-la no brechó ou doá-la.

Flor saudade

É incrível como algumas pessoas seguem as boas práticas quando estão trabalhando, mas as ignoram quando estão em casa. O sistema FIFO é uma técnica clássica de gestão de estoques. Por que não usá-la na vida privada?

Eu dei risada quando um amigo me contou há tempos que usava o sistema PEPS no seu guarda-roupa, mas depois de matutar um pouco concluí que é uma ótima maneira de girar meus bens pessoais. Vale para roupas, comida, cosméticos, louça, mas também para mídias. Faça uma rotação de acesso aos sites de notícias, por exemplo. Você não ficará condicionado a um único ponto de vista.

Outra vantagem do sistema FIFO é que você percebe se o seu estoque está alto. Um minimalista não estoca mais do que precisa. Talvez, você não precise de tantas camisetas e chegue à conclusão que basta a quantidade suficiente para enfrentar uma semana chuvosa em que a roupa lavada não seca.

Veja também: Todos os países do mundo no Excel

Nesta planilha você encontra dados de todos os países do mundo, além de territórios autônomos e áreas em disputa. Com ela é possível fazer boas análises que interessam a quem gosta de Geografia, para quem viaja e a estudantes fazendo pesquisas. Faça o download grátis.

Assista ao vídeo com a análise dos dados da planilha.

Sua opinião me interessa