Imagine uma casa que não gera efluente líquido, o popular esgoto. Em vez de efluente, o único líquido que sai da casa é água com um nível de pureza que não traz riscos para o ambiente nem para a saúde das pessoas. Para realizar essa façanha em uma casa comum é preciso fazer uma série de adaptações e mudanças. Vejamos quais.
A quantidade de esgoto que sai de uma casa é proporcional à água que entra. Se a casa consome 20 m3 de água tratada por mês, vai gerar aproximadamente 20 m3 de esgoto. A primeira providência, portanto para zerar o esgoto é reduzir o consumo de água. Isso se consegue com boas práticas de consumo e pelo reuso. Usar torneiras econômicas, reduzir o tempo de banho, não usar água potável para lavar pisos são exemplos de ações que reduzem o consumo de água.
Um exemplo simples de reuso seria utilizar a água descartada pela lavadora de roupas para lavar pisos, calçadas e carros. Também é possível usar a água do enxágue da máquina de lavar no ciclo de lavagem da carga de roupas seguinte. Em uma casa mais equipada seria possível usar a água da lavadora para acionar a descarga do banheiro. A redução do consumo combinado com o reuso da água podem baixar pela metade a produção de esgoto na casa.
Para avançar na redução do esgoto é preciso separá-lo em dois circuitos. O circuito de água cinza recebe água do banho, da pia do banheiro, do tanque e da lavadora. São fontes de água pouco suja que pode ser reusada diretamente ou após um tratamento básico. O circuito negro recebe água contaminada com grande quantidade de material orgânico como a que sai da pia de cozinha e do vaso sanitário. A água do circuito negro apresenta risco sanitário e não deve ser reusada antes de um tratamento completo.
Tratamento de água cinza. O tratamento da água cinza é simples, graças à pouca quantidade de impurezas. Quem dispõe de área de terreno pode construir uma lagoa de clarificação com plantas aquáticas que absorvem as impurezas da água. Além de prática, a solução é ornamental. Quem mora na cidade pode recorrer a um sistema de tratamento enterrado. Depois de tratada, a água cinza pode ser usada em irrigação de jardim, lavagem de carros, na descarga do banheiro, etc. Só não dá para bebe-la, pois não tem grau potável.
Tratamento de água negra. A água negra apresenta alta quantidade de matéria orgânica. Normalmente, a remoção desse material é feita pela ação de microrganismos decompositores. O tratamento pode ser do tipo aeróbico que gera gás CO2 ou anaeróbico que gera gás metano. Existem vários tipos de estações de tratamento automatizadas no mercado que purificam a água negra a ponto de deixá-la boa para ser descartada sem causar danos ambientais e sanitários.
Se a casa conta com rede de coleta e fica em uma cidade com estação de tratamento de efluentes a preocupação do cidadão é menor. Basta adotar boas práticas de redução do esgoto doméstico. Infelizmente, essa não é a realidade de boa parte das residências brasileiras. Em locais onde não há coleta nem tratamento o quadro muda.
Cuidar do próprio esgoto é uma questão de consciência, mas talvez não seja viável tratá-lo por conta própria em casas com terreno pequeno. A ideia se torna viável, entretanto, para condomínios comerciais, residenciais e para empresas. Em muitas cidades brasileiras, o tratamento próprio é obrigatório para pessoas jurídicas.
Ecologista que se preza presta atenção nas suas águas, na que entra e na que sai da casa. O ideal é receber água limpa e devolve-la limpa para o ambiente. Uma troca justa.
O televisor é um item de peso no consumo de energia elétrica da casa. Em…
Segue algumas ideias simples que podem ser postas em prática com pouco esforço e que…
Consciência ambiental é importante, mas é preciso cuidado para não cair em visões distorcidas sobre…
Algumas ideias ecológicas poderosas. Ter poucos filhos Você pode adquirir hábitos sustentáveis como ir ao…
No início de 2013 os curitibanos foram surpreendidos com uma obra pública para lá de…
View Comments
Prezados,
Estou implantando um projeto de reuso das águas cinzas e ainda não encontrei a solução de diversos problemas que venho encontrando durante as obras. Seria possível responder-me algumas perguntas?
Temos referência se o tratamento de esgotos cinzas gera muito gás?
Para se eliminar totalmente os patógenos, qual o tempo de detenção ideal?
Temos como retirar o sal e o sabão dos esgotos cinzas?
Caso tenham alguma informação a respeito, gentileza informar-me.
José Cláudio Ramos
Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA.
A copasa existe um lay out, para passar para que eu possa fazer reúso da água que utilizo na cosinha?