Teoricamente, tudo é reciclável. Na prática não é bem assim. Para muitos materiais a reciclagem é uma realidade economicamente viável. Papel, plástico, vidro e metal são exemplos de materiais cuja reciclagem ocorre sem a necessidade de incentivos ou legislação. São reciclados porque dá lucro e a tendência é que as taxas de reciclagem desses materiais aumentem cada vez mais.
A viabilidade econômica é um dos fatores mais importantes na reciclagem. Para um material ser reciclado é preciso que o produto gerado tenha valor comercial, que haja uma técnica viável de reciclagem, que o custo não seja proibitivo, que haja interesse do consumidor em usá-lo, etc.
Alguns detalhes que são decisivos para a reciclagem funcionar:
Quando dizemos que um material não é reciclável, estamos afirmando que não é reciclável na realidade atual. Com o tempo, podem surgir leis, técnicas e ideias que viabilizem seu reaproveitamento. A sociedade pode passar a valorizar mais o produto reciclado e os custos podem ficar atraentes. Enfim, a possibilidade de reciclar materiais é dinâmica e há uma forte tendência para ampliar cada vez mais a lista dos materiais recicláveis. O que é inviável hoje, pode ser muito interessante amanhã.
O importante é que a reciclagem se fortaleça continuamente até chegarmos a uma economia sustentável que não corre o risco do esgotamento dos recursos naturais. Se a sociedade optar decididamente pela economia sustentável, haverá inclusive um abandono gradativo dos materiais difíceis de reciclar.
Veja na tabela a seguir, como identificar os materiais recicláveis mais comuns no cotidiano.
Material | É reciclável | Não é reciclável |
Metal | Arame Chapa de aço Embalagem de aço Embalagem de alumínio Fio de cobre Panela sem cabo | Esponja de aço Lata de aerossol Lata de tinta Lata de verniz |
Papel | Caderno Caixa de papelão Embalagem Jornal Papel de fax Papel de impressora Papel sulfite Revista | Etiqueta adesiva Fita crepe Papel carbono Papel engordurado Papel metalizado Papel parafinado Papel plastificado |
Plástico | Cano Copo Embalagem Garrafa PET Pote Sacola | Acrílico Adesivo Cabo de panela Celofane Embalagem metalizada Espuma |
Vidro | Copo Embalagem Garrafa Vidro de carro | Espelho Louça Porcelana Tubo de TV Vidro temperado |
O televisor é um item de peso no consumo de energia elétrica da casa. Em…
Segue algumas ideias simples que podem ser postas em prática com pouco esforço e que…
Consciência ambiental é importante, mas é preciso cuidado para não cair em visões distorcidas sobre…
Algumas ideias ecológicas poderosas. Ter poucos filhos Você pode adquirir hábitos sustentáveis como ir ao…
O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia) tem um programa de etiquetagem específico para máquinas de…
Existem lavadoras de roupa para todos os gostos e bolsos à venda no Brasil. Quem…
View Comments
O que trava o processo de reciclagem de muitos materiais é a sede por margens de lucro sempre muito compensadoras. O ambiente natural não tem qualquer valor na lógica capitalista.
joia
Muito bom o site, parabéns!! Só tenho uma dúvida... barbante é reciclável??
munto bom o site ME AJUDOU NO TRABALHO DA ECALA OBRIGADO
eu adorei facilitou muito o meu trabalho de ed.fisica obrigado gente kkkkkkkkkkkkkk
barbante é reciclavel
luva de nitrila é reciclavel? qual sua classificação? em que saco de lixo devo descartar?
Gostaria de saber o motivo maior pelo qual o vidro temperado não pode ser reciclado?
o vidro em geral pode ser reciclado, ou seja, volta ao forno e com menor quantidade de matéria prima virgem, retorna à linha de produção normalmente.
É o meu questionamento, porque com o vidro temperado, não?
obrigado
o site é muito bom
eu gostaria de saber tbm os recicláveis e não recicláveis das outras categorias, eu não acho em canto nenhum