Conheça os carros mais econômicos comercializados no Brasil segundo o Inmetro em vários anos. Estamos falando de economia de energia. Como há vários tipos de combustível (diesel, etanol, eletricidade, gasolina) o Inmetro tem adotado mais recentemente a medida MJ/km (Mega Joule por quilômetro) que permite fazer comparações entre combustíveis diferentes.
Carros mais econômicos em 2020
A tabela Inmetro 2020 veio com 1034 modelos comercializados no Brasil. Pelo método do consumo em MJ/km os carros elétricos são maioria. Na tabela abaixo temos os modelos com consumo energético inferior a 1,0 MJ/km.
Marca | Modelo | Motor e versão | Categoria | MJ/km |
Renault | Twizy | Elétrico Intense | Subcompacto | 0,39 |
BMW | i3 | 0. 647 8V 120 REX | Médio | 0,41 |
Caoa Chery | Arrizo 5 | Elétrico | Grande | 0,55 |
Jac | IEV 40 | Elétrico | Utilitário esp. compacto | 0,56 |
Nissan | Leaf | Elétrico TEKNA | Grande | 0,58 |
Renault | Zoe LR | Elétrico Intense | Médio | 0,65 |
Renault | Zoe LR | Elétrico Life | Médio | 0,65 |
Renault | Zoe LR | Elétrico ULT LR | Médio | 0,65 |
Renault | Zoe NR | Elétrico Intense | Médio | 0,65 |
Renault | Zoe LR | Elétrico Life | Médio | 0,65 |
Jaguar | I-Pace | Elétrico E400 SE | Extra grande | 0,72 |
Jaguar | I-Pace | Elétrico E400 HSE | Extra grande | 0,72 |
Jaguar | I-Pace | Elétrico E400 SE | Extra grande | 0,72 |
Jaguar | I-Pace | Elétrico E400 FIRSTED | Extra grande | 0,72 |
BMW | i8 | 1.512V Roadster | Esportivo | 0,78 |
BMW | 530e | 2.016V IPerformance | Extra grande | 0,85 |
Volvo | XC40 | 1.512V T5H RDesign | Utilitário esp. gr. | 0,85 |
Volvo | XC40 | 1.512V T5H Momentum | Utilitário esp, gr. | 0,85 |
Volvo | XC40 | 1.512V T5H Inscription | Utilitário esp, gr. | 0,85 |
Volvo | S90 | 2.016V Turbo T8 Inscription | Extra grande | 0,88 |
Volvo | S90 | 2.016V Turbo T8 RDesign | Extra grande | 0,88 |
BMW | 745Le | 3.024V | Esportivo | 0,88 |
Mini | Countryman | 1.5 12V ALL4 SE | Médio | 0,88 |
Volvo | S60 | 2.016V T8 Inscript | Extra grande | 0,91 |
Volvo | S60 | 2.016V T8 Polestar | Extra grande | 0,91 |
Volvo | S60 | 2.016V T8 RDesign | Extra grande | 0,91 |
BMW | X5 | 3.0 24V xDrive 45e | Utilitário esp. gr. 4×4 | 0,98 |
Baixe a planilha 2020 completa grátis
Veja todos os 1.034 modelos e versões divulgados na tabela do Inmetro 2020 baixando a planilha em Excel.
Análise em vídeo:
Veja também os posts da mesma série:
Carros mais econômicos em 2016
Segundo o Inmetro estes eram os dez carros mais econômicos comercializados no Brasil em 2016:
1. Toyota Prius
Categoria médio, híbrido, classificação A/A.
Consumo: 1,15 MJ/km.
2. Ford Fusion hybrid 2017
Categoria extra-grande, híbrido, classificação A/A.
Consumo: 1,31 MJ/km.
3. Peugeot 208
Categoria compacto, três cilindros, classificação A/A.
Consumo: 1,32 MJ/km.
4. Citroen C3
Categoria compacto, três cilindros, classificação A/A.
Consumo: 1,35 MJ/km.
5. Volvo XC90
Categoria utilitário esportivo grande, classificação A/A.
Consumo: 1,36 MJ/km.
6. Lexus CT200H
Categoria médio, híbrido, classificação A/A.
Consumo: 1,41 MJ/km.
7. Vokswagen UP! TSI
Categoria sub-compacto, motor 1.0 de três cilindros, classificação A/A.
Consumo: 1,44 MJ/km.
8. Volkswagen UP!
Categoria sub-compacto, motor 1.0 de três cilindros, classificação A/A.
Consumo: 1,46 MJ/km.
9. Ford KA 2017
Categoria compacto, motor 1.0 de três cilindros, classificação A/A.
Consumo: 1,49 MJ/km.
10. Ford KA + 2017
Categoria médio, motor 1.0 de três cilindros, classificação A/A.
Consumo: 1,51 MJ/km.
Baixe a planilha 2016 completa grátis
Veja todos os 1.102 modelos e versões divulgados na tabela do Inmetro 2016 baixando a planilha em Excel.
Carros mais econômicos em 2013
Após alguns anos na liderança o veterano Fiat Uno Mille foi desbancado pelo Renault Clio, outro velho conhecido produzido no Brasil. A tabela do Inmetro em 2013 veio com boas novidades. Aumentou bastante o número de veículos etiquetados; de 103 modelos em 2012 para 352 em 2013. Houve uma melhora do desempenho dos veículos; só para exemplificar: o carro mais econômico de 2013 faz 10,1 km/l de etanol contra 9,8 km/ do carro mais econômico de 2012. Outra novidade bacana é que o Inmetro criou uma classificação geral onde os carros não estão divididos em categorias. Dessa forma, é possível comparar carros de portes diferentes. A lista nos mostra que tamanho não é documento. Há carros grandes ganhando de carrinhos pequenos em economia de combustível. Isso prova que a tecnologia pode ter mais influência na economia do carro que a cilindrada do motor. Vamos aos melhores resultados:
Consumo combinado com Etanol
- Renault Clio Authentique/Expression 1.0
10,10 km/l
Sub-compacto
Classificação na categoria: A
Classificação geral: A - Fiat Uno Mille Fire Economy1.0
9,80 km/l
Sub-compacto
Classificação na categoria: A
Classificação geral: A - Nissan March 1.0
9,65 km/l
Sub-compacto
Classificação na categoria: A
Classificação geral: A - Fiat Novo Uno Economy Evo 1.4
9,55 km/l
Sub-compacto
Classificação na categoria: A
Classificação geral: A - Renault Clio Authentique/Expression 1.0 com Ar condicionado
9,35 km/l
Sub-compacto
Classificação na categoria: A
Classificação geral: A - Fiat Mille Way Economy 1.0
9,15 km/l
Sub-compacto
Classificação na categoria: B
Classificação geral: A - VW Gol Ecomotion 1.0
9,10 km/l
Classificação na categoria: B
Classificação geral: A - Nissan March 1.0 com ar condicionado
9,05 km/l
Sub-compacto
Classificação na categoria: B
Classificação geral: A
VW Novo Gol 1.0 Bluemotion technology
9,05 km/l
Compacto
Classificação na categoria: A
Classificação geral: B
VW Novo Voyage 1.0 Bluemotion technology
9,05 km/l
Médio
Classificação na categoria: A
Classificação geral: B - Kia Picanto 1.0
9,00 km/l
Sub-compacto
Classificação na categoria: C
Classificação geral: B
Ford Fiesta Hatch 1.6
9,00 km/l
Compacto
Classificação na categoria: A
Classificação geral: B - VW Polo Bluemotion
8,95 km/l
Compacto
Classificação na categoria: A
Classificação geral: B
Consumo combinado com gasolina
- Ford Fusion Hybrid 2.0
16,85 km/l
Grande
Classificação na categoria: A
Classificação geral: A - Renault Clio Authentique/Expression 1.0
15,05 km/l
Sub-compacto
Classificação na categoria: A
Classificação geral: A - Toyota Prius 1.8
15,00 km/l
Médio
Classificação na categoria: A
Classificação geral: A - Fiat Uno Mille Fire Economy1.0
14,15 km/l
Sub-compacto
Classificação na categoria: A
Classificação geral: A - Fiat Novo Uno Economy Evo 1.4
13,85 km/l
Sub-compacto
Classificação na categoria: A
Classificação geral: A - Nissan March 1.0
13,80 km/l
Sub-compacto
Classificação na categoria: A
Classificação geral: A
Smart Fortwo 1.0
13,80 km/l
Sub-compacto
Classificação na categoria: A
Classificação geral: A - Renault Clio Authentique/Expression 1.0 com Ar condicionado
13,70 km/l
Sub-compacto
Classificação na categoria: A
Classificação geral: A
Smart Fortwo 1.0 turbo
13,70 km/l
Sub-compacto
Classificação na categoria: A
Classificação geral: A - Nissan March 1.0 com ar condicionado
13,40 km/l
Sub-compacto
Classificação na categoria: B
Classificação geral: A
Fiat Novo Vivace Evo 1.4
13,40 km/l
Sub-compacto
Classificação na categoria: A
Classificação geral: A - VW Novo Gol 1.0 Bluemotion technology
13,35 km/l
Compacto
Classificação na categoria: A
Classificação geral: B
VW Novo Voyage 1.0 Bluemotion technology
13,35 km/l
Médio
Classificação na categoria: A
Classificação geral: B
Renault Sandero Authentique 1.0
13,35 km/l
Compacto
Classificação na categoria: A
Classificação geral: B
Renault Logan 1.0
13,35 km/l
Médio
Classificação na categoria: A
Classificação geral: B - Peugeot 207 HB Blue Lion 1.4
13,30 km/l
Compacto
Classificação na categoria: A
Classificação geral: B
O consumo combinado que usamos aqui é a média entre o consumo urbano e o rodoviário. Como a maioria dos carros circula em ambiente misto, ora no trânsito urbano, ora em vias expressas, acreditamos que o consumo combinado dá uma melhor ideia da economia do carro.
Carros mais econômicos em 2012
Em 2012 o Uno Mille Fire Economy levou o troféu de carro mais econômico do Brasil tanto ao rodar com etanol quanto com gasolina. O Conpet avalia o consumo de combustível dos veículos leves nacionais desde 2009. Em 2012 foram avaliados 103 modelos de veículos de sete montadoras: Fiat, Ford, Honda, Kia, Peugeot, Renault, Toyota e Volkswagen. A adesão ao programa de etiquetagem veicular era voluntária e, por isso, estar na lista já era um mérito. Veja os resultados de 2012.
Consumo com Etanol
- Fiat Uno Mille Fire Economy
9,80 km/l
Sub-compacto
Classificação A - Fiat Novo Uno Economy Evo
9,55 km/l
Sub-compacto
Classificação A - VW Gol Ecomotion
9,10 km/l
Compacto
Classificação A - Fiat Palio Fire Economy
9,05 km/l
Sub-compacto
Classificação B - Fiat Siena Fire
9,00 km/l
Compacto
Classificação A - VW Polo Bluemotion
8,95 km/l
Compacto
Classificação A
FiatUno Mille WayEconomy
8,95 km/l
Sub-compacto
Classificação C - Renault Clio Campus
8,90 km/l
Sub-compacto
Classificação C - Fiat Novo Uno Vivace Evo
8,85 km/l
Sub-compacto
Classificação B
Kia Picanto EX4/LX4 A4
8,85 km/l
Sub-compacto
Classificação C - Kia Picanto EX4/LX4 M5
8,70 km/l
Sub-compacto
Classificação C - Honda Civic LXS LXL EXS
8,65 km/l
Grande
Classificação A
Consumo com gasolina
- Fiat Uno Mille Fire Economy
14,15 km/l
Sub-compacto
Classificação A - Fiat Novo Uno Economy Evo
13,85 km/l
Sub-compacto
Classificação A - Fiat Palio Fire Economy
13,80 km/l
Sub-compacto
Classificação B - Fia Novo Uno Vivace Evo
13,40 km/l
Sub-compacto
Classificação B - VW Gol Ecomotion
13,05 km/l
Compacto
Classificação A - Renault Clio
13,00 km/l
Sub-compacto
Classificação C - VW Polo Bluemotion
Compacto
12,90 km/l
Classificação A - Fiat Uno Mille Way Economy
Sub-compacto
12,85 km/l
Classificação C - Kia Picanto EX4 e LX4
12,70 km/l
Sub-compacto
Classificação C - Honda City DX LX EX EXL
12,60 km/l
Médio
Classficação B
Montamos a lista baseados no consumo combinado que é a média entre o consumo urbano e o rodoviário. O consumo combinado é mais realista na medida em que a maioria dos carros circula tanto na cidade como na estrada.
Baixe a planilha 2012 completa grátis
Carros mais econômicos em 2010
A tabela 2010 do INMETRO trazia 67 modelos avaliados. O número dobrou em relação ao ano anterior o que é bom porque demonstra uma maior adesão das montadoras ao programa de etiquetagem veicular. O consumidor ganha, pois pode pesquisar o consumo do carro antes de comprá-lo. Esperamos que um dia o programa se estenda a todos os carros vendidos no Brasil. Como este é um blog ambiental, vamos à lista dos 10 carros de passeio que tinham o menor consumo médio de etanol.
Consumo médio com etanol
- Fiat Mille Fire Economy
9,4 km/l
Categoria: sub compacto
Classificação: A - Fiat Mille Way Economy
9,0 km/l
Categoria: sub compacto
Classificação: B
Volkswagen Polo BlueMotion
9,0 km/l
Categoria: compacto
Classificação: A - Volkswagen Gol 1.0 L
8,5 km/l
Categoria: Compacto
Classificação: A
Volkswagen Voyage 1.0 L
8,5 km/l
Categoria: Médio
Classificação: B
Honda Civic LXS
8,5 km/l
Categoria: Grande
Classificação: A - Honda City LX/EX/EXL
8,3 km/l
Categoria: Médio
Classificação: B
Volkswagen Gol 1.6 L Power
8,3 km/l
Categoria: Compacto
Classificação: B
Volkswagen Gol i Motion
8,3 km/l
Categoria: Compacto
Classificação: B
Volkswagen Voyage 1.6 L Trend Comfortline/i Motion
8,3 km/l
Categoria: Médio
Classificação: C
Veja também os carros mais econômicos de 2010 abastecidos com gasolina.
Consumo médio com gasolina
- Kia Picanto EX3/LX3 câmbio manual
13,6 km/l - Fiat Mille Fire Economy
13,5 km/l - Kia Picanto EX3/LX3 câmbio automático
13,4 km/l - Renault Clio Campus
13,0 km/l - Fiat Mille Way Economy
12,9 km/l
Volkswagen Polo BlueMotion
12,9 km/l - Volkswagen Gol 1.0 L
12,5 km/l
Volkswagen Voyage 1.0 L
12,5 km/l
Honda City LX/EX/EXL
12,5 km/l
Renault Logaqn Authentique
12,5 km/l
Renault Sandero Authentique
12,5 km/l
O desempenho médio foi calculado pela média entre consumo urbano e rodoviário. As listas mostram alguns resultados interessantes:
- O carro mais econômico do Brasil não é um lançamento repleto de inovações tecnológicas. É o velho Fiat Mille, um modelo antigo, de design ultrapassado, barato e comprado principalmente por empresas.
- Não é preciso ter motor 1.0 para ser econômico. Temos motores maiores na lista, o que indica que a tecnologia é mais importante que a cilindrada do motor.
- Tamanho não é documento. O Honda Civic entra na categoria GRANDE do Inmetro, mas figura na lista dos dez mais econômicos.
- A classificação do Inmetro nem sempre é uma boa referência. Vários carros na lista dos 10 mais não estão na classificação A.
- O Kia Picanto, carro mais econômico do Brasil com gasolina não é flex. É uma indicação de que os motores mono combustível são mais eficientes do que os motores bi, pois são tunados para um combustível específico.
- Os resultados mudaram para pior se comparados à tabela 2009, embora os resultados de 2010 parecem mais realistas. O Inmetro mudou a metodologia de testes para uma condição mais conservadora.
Baixe a planilha 2010 completa grátis
Eco-consumo
- Os televisores mais econômicos do Brasil
- As lavadoras de roupa mais econômicas do Brasil
- A máquina de lavar para o consumidor ecológico
- Os refrigeradores mais econômicos do Brasil
- Seja ecológico, desligue seu computador
- A evolução e o retrocesso dos refrigeradores
- Bombril é ecológico?
- O notebook de bambu e o rádio de madeira
- Geladeiras grátis para reduzir o aquecimento global
- Os carros mais econômicos do Brasil
- Carro preto é ruim para o meio ambiente?
- Papel higiênico: um assunto enrolado
- Vilões do consumo de energia elétrica em casa
- Etanol – álcool combustível
- Economize com iluminação e lâmpadas
- Menos cômodo, porém ecológico, econômico e saudável
306236 315788I believe this web site has some actually excellent details for every person : D. 604953