Voltar para: Excel avançado
Cenários de consumo de energia elétrica
Funcionalidades usadas nesta atividade:
- Função PROCH.
- Função LIN.
- Validação de dados.
A planilha abaixo permite simular o gasto de energia elétrica em uma residência a partir dos aparelhos presentes. Em alguns casos queremos analisar vários cenários de consumo. Quanto seria o consumo de uma casa que tivesse apenas os utensílios essenciais? Quanto consumiria uma residência que usasse a maioria dos equipamentos disponíveis no mercado?
Vamos gerar uma planilha que permite analisar cenários rapidamente, apenas mudando uma informação. Os cenários serão: baixo, médio, alto consumo e consumo personalizado.
- Crie quatro colunas novas e nomeie como baixo, médio, alto e personalizado.
- Povoe as colunas com as quantidades que considera aceitáveis para cada caso.
- No topo da planilha crie uma célula com validação por lista.
- Nos itens que compõem a lista selecione os nomes das quatro colunas novas.
- Na primeira célula da coluna Quantidade insira uma função PROCH.
O que queremos com essa função é povoar a coluna das quantidades automaticamente apenas definindo de qual cenário devem vir os valores. A função PROCH requer vários argumentos.
- Valor procurado. Será obtido na célula validada por lista. Ali é que vamos definir qual cenário vamos calcular: baixo, médio, alto ou personalizado.
- Matriz tabela. A tabela em que vamos procurar os dados será formada pelas quatro colunas de quantidades: baixo, médio alto e personalizado. Na seleção devemos incluir os cabeçalhos das colunas.
- Número índice da linha. Valor que indica qual linha tem a informação buscada. No nosso caso será o número da linha em que a função está sendo digitada. Para isso, vamos inserir a função LIN() no argumento. Ela nos dá o número da linha da célula atual. Lembre que a contagem de linhas começa pelo topo da tabela, então temos que descontar as linhas que ficam acima da tabela.
- Procurar intervalo. Esse argumento informa se as colunas da tabela estão em ordem crescente ou não. No nosso caso o parâmetro é FALSO.
A função aplicada à primeira célula fica assim: =PROCH($K$1;G$3:J$126;LIN()-2;FALSO). Atenção à referência absoluta.
Copie a função para as demais células da coluna Quantidades.
De agora em diante será possível calcular o consumo de energia em vários cenários mudando apenas o valor da célula K1.