Voltar para: Excel para área financeira
Fluxo de caixa
Funcionalidades usadas nesta atividade:
- Fórmulas matemáticas.
- Função SOMASES.
- Gráfico de barras.
- Gráfico de linhas.
- Função NÚMSEMANA.
Vamos desenvolver uma planilha de fluxo de caixa para controlar as entradas e saídas de uma família típica. Basicamente, no fluxo de caixa registramos as entradas e as saídas de recursos a cada período de tempo. Podemos trabalhar inclusive com projeções para o futuro e dessa forma evitamos surpresas desagradáveis como faltar dinheiro em um dia específico para pagar uma conta importante.
Não vamos partir do zero. A planilha inicial que usaremos traz uma série de lançamentos comuns para uma família de classe média. Veja a planilha de lançamentos de entradas e saídas:
Para criar o fluxo de caixa automaticamente nos interessam as coluna Entrada, Saída, Grupo e Semana. Os dados da coluna Semana são gerados com a função NÚMSEMANA do Excel que fornece o número da semana da data do lançamento.
Fluxo de caixa
Na planilha de fluxo de caixa vamos registrar as entradas e saídas de cada grupo semana a semana. O layout da planilha fica assim:
Para totalizar os valores de um grupo em determinado período usaremos a função SOMASES do Excel. Vamos definir duas condições para o valor ser somado:
- Valores que serão somados: Coluna das Entradas ou das Saídas conforme o caso.
- Intervalo do primeiro critério: Coluna Grupo.
- Condição a ser verificada: o nome do grupo deve coincidir com o nome do grupo na linha do fluxo de caixa.
- Intervalo do segundo critério: Coluna Semana.
- Condição a ser verificada: o número da semana deve coincidir com a semana da coluna do fluxo de caixa.
Depois de totalizar todos os grupos de Entradas e Saídas podemos definir os saldos a cada semana tirando a diferença entre entradas e saídas.
Saldo negativo em uma semana específica não é motivo para desespero, afinal é comum em uma família as receitas se concentrarem no começo e as despesas serem distribuídas ao longo do mês. Nas empresas o saldo negativo por período também deve ser analisado com cuidado, tudo depende da dinâmica de funcionamento da empresa.
Saldos acumulados negativos são preocupantes e indicam que é preciso planejar melhor o fluxo de caixa.
Gráficos
Para melhor análise crie dois gráficos: um de barras para os saldos semanais e outro de linhas para os saldos acumulados.
Use o recurso inverter se negativo para dar cor diferenciada às barras que indicam saldos negativos.