Atividade 6-C

Informações de RH

Informações de RH

Funcionalidades usadas nesta atividade:

  • Função SE.

Imagine que você trabalha no departamento RH de uma empresa e seu gerente solicitou um relatório com as seguintes informações: quais funcionários descontam Imposto de Renda na fonte? Quais funcionários recebem gratificação por tempo de serviço? Quais vão receber bonificação por assiduidade? Os dados que você dispõe são os seguintes:

informações de RH

Sabemos que desconta IR na fonte quem ganha mais de R$ 1903,98 ao mês. Pelo critério da empresa ganha gratificação por tempo de serviço quem tiver mais de cinco anos de casa e ganha bonificação por assiduidade quem teve até duas faltas no ano. Vamos fazer com que o Excel verifique automaticamente todas essas informações usando a função SE. Começaremos verificando o desconto de IR na fonte. Crie uma coluna nova na tabela com o título IR na fonte.

  1. Clique na célula E4 e em seguida clique no botão Inserir função.
  2. Escolha a função lógica SE.
  3. Em Teste lógico digite: C4>= 1903,98.
  4. Em Valor se verdadeiro digite: “Recolhe”
  5. Em Valor se falso digite: “Isento”
  6. Clique em OK
  7. Copie a fórmula para as linhas abaixo.

Agora vamos verificar quais funcionários recebem gratificação por tempo de serviço. Crie uma coluna nova na tabela com o título Gratificação.

  1. Clique na célula F4 e em seguida clique no botão Colar função.
  2. Escolha a função lógica SE.
  3. Em Teste lógico digite: B4>=5
  4. Em Valor se verdadeiro digite: “Recebe”
  5. Em Valor se falso digite: “Não recebe”
  6. Clique em OK
  7. Copie a fórmula para as linhas abaixo.

Por último vamos verificar quem recebe gratificação por assiduidade. Crie uma coluna nova na tabela com o título Bonificação.

  1. Clique na célula G4 e em seguida clique no botão Inserir função.
  2. Escolha a função lógica SE.
  3. Em Teste lógico digite: D4<3
  4. Em Valor se verdadeiro digite: “Recebe”
  5. Em Valor se falso digite: “Não recebe”
  6. Clique em OK
  7. Copie a fórmula para as linhas abaixo.

Pronto. O Excel verificará automaticamente as perguntas do gerente. A planilha deve ficar como na figura abaixo.

informações de RH

Autor: Radamés

Engenheiro curitibano pela UFPR, professor e produtor de conteúdos e ferramentas educacionais para a Internet.

Sua opinião me interessa