Voltar para: Excel intermediário
Relatório de viagem
Funcionalidades usadas nesta atividade:
- Fórmulas matemáticas.
- Tabelas.
- Validação de dados.
- Proteção de dados.
Imagine que você precisa criar um relatório de viagens para os funcionários do seu departamento. Basicamente, o relatório é uma tabela que indica gastos de viagem e totaliza o valor. Para receber os relatórios com mais uniformidade no preenchimento vamos fazer a validação dos dados e proteger a planilha.
Crie uma planilha com a estrutura do exemplo abaixo:
Validação de datas
- Selecione a célula da data de ida.
- Na guia Dados, clique em Validar dados.
- Defina o formato data para a célula e que a menor data deve ser 01-01-2016.
- Selecione a célula da data de volta e defina o formato que a data digitada deve ser maior ou igual à data de ida (selecione a célula da data de ida).
- Selecione as células de data na tabela do relatório e faça a validação para o formato data. Além disso defina que as datas digitadas estejam entre a data de ida e a data de volta.
- Formate todas as células de data para exibir o valor no formato 12/12/2016.
Validação de texto
As células em que serão digitados nome do funcionário, destino da viagem e descrição devem ser validadas para aceitar apenas texto. Defina também um número máximo de caracteres para essas células (sugestão: 100 caracteres).
Células com valor em moeda
Nas células dos valores em R$ faça uma validação definindo o formato de número decimal. Estabeleça o valor mínimo de zero para evitar números negativos. Estabeleça também um limite máximo de valor de gasto unitário.
Células com lista
Nas células do motivo da viagem e do tipo da despesa faremos uma validação por lista. Isso quer dizer que o usuário não vai digitar texto nelas, mas apenas escolher em um menu suspenso a opção cabível.
Comece criando uma lista de motivos de viagem e outra de tipos de despesa. Faça isso na planilha 2 para que esses textos auxiliares fiquem em local discreto.
Depois disso, faça a validação das células selecionando a opção lista. No intervalo de lista selecione os itens da lista criada anteriormente.
Tabela de dados
Selecione a tabela onde serão digitados os gastos e converta ela em uma tabela do Excel. Essa operação traz algumas vantagens como:
- Formatação automática da tabela.
- Possibilidade de o usuário expandir a tabela rapidamente. Basta clicar na célula do canto inferior direito e teclar TAB.
Proteção dos dados
Evite que os usuários alterem indevidamente a planilha fazendo a proteção de dados.
- Selecione todas as células da planilha.
- Na guia Página inicial selecione Formatar e clique em Bloquear células. Essa operação só terá efeito quando a planilha for protegida.
- Selecione as células que devem ficar liberadas para o usuário digitar. Pressione CTRL para fazer seleção descontínua.
- Na guia página inicial/Formatar selecione Formatar células. Na guia Proteção desbloqueie as células selecionadas.
- Na guia revisão ative a proteção da planilha.
- Digite uma senha para desproteger.