Atividade 9-B

Relatório de viagem.

Relatório de viagem

Funcionalidades usadas nesta atividade:

  • Fórmulas matemáticas.
  • Tabelas.
  • Validação de dados.
  • Proteção de dados.

Imagine que você precisa criar um relatório de viagens para os funcionários do seu departamento. Basicamente, o relatório é uma tabela que indica gastos de viagem e totaliza o valor. Para receber os relatórios com mais uniformidade no preenchimento vamos fazer a validação dos dados e proteger a planilha.

Crie uma planilha com a estrutura do exemplo abaixo:

relatório de viagem

Validação de datas

  1. Selecione a célula da data de ida.
  2. Na guia Dados, clique em Validar dados.
  3. Defina o formato data para a célula e que a menor data deve ser 01-01-2016.
  4. Selecione a célula da data de volta e defina o formato que a data digitada deve ser maior ou igual à data de ida (selecione a célula da data de ida).
  5. Selecione as células de data na tabela do relatório e faça a validação para o formato data. Além disso defina que as datas digitadas estejam entre a data de ida e a data de volta.
  6. Formate todas as células de data para exibir o valor no formato 12/12/2016.

Validação de texto

As células em que serão digitados nome do funcionário, destino da viagem e descrição devem ser validadas para aceitar apenas texto.  Defina também um número máximo de caracteres para essas células (sugestão: 100 caracteres).

Células com valor em moeda

Nas células dos valores em R$ faça uma validação definindo o formato de número decimal. Estabeleça o valor mínimo de zero para evitar números negativos. Estabeleça também um limite máximo de valor de gasto unitário.

Células com lista

Nas células do motivo da viagem e do tipo da despesa faremos uma validação por lista. Isso quer dizer que o usuário não vai digitar texto nelas, mas apenas escolher em um menu suspenso a opção cabível.

Comece criando uma lista de motivos de viagem e outra de tipos de despesa. Faça isso na planilha 2 para que esses textos auxiliares fiquem em local discreto.

Depois disso, faça a validação das células selecionando a opção lista. No intervalo de lista selecione os itens da lista criada anteriormente.

Tabela de dados

Selecione a tabela onde serão digitados os gastos e converta ela em uma tabela do Excel. Essa operação traz algumas vantagens como:

  • Formatação automática da tabela.
  • Possibilidade de o usuário expandir a tabela rapidamente. Basta clicar na célula do canto inferior direito e teclar TAB.

Proteção dos dados

Evite que os usuários alterem indevidamente a planilha fazendo a proteção de dados.

  1. Selecione todas as células da planilha.
  2. Na guia Página inicial selecione Formatar e clique em Bloquear células. Essa operação só terá efeito quando a planilha for protegida.
  3. Selecione as células que devem ficar liberadas para o usuário digitar. Pressione CTRL para fazer seleção descontínua.
  4. Na guia página inicial/Formatar selecione Formatar células. Na guia Proteção desbloqueie as células selecionadas.
  5. Na guia revisão ative a proteção da planilha.
  6. Digite uma senha para desproteger.

 

Autor: Radamés

Engenheiro curitibano pela UFPR, professor e produtor de conteúdos e ferramentas educacionais para a Internet.

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