O período (P) é formado por uma frase ou então, pela concatenação de duas ou mais frases que se relacionam duas a duas por sintagma conectivo.
P = F ( [ SCon F]n)
Notação | Lê-se: | |
P | Período | |
F | Frase | |
SCon | Sintagma conectivo |
Poderíamos definir o período como concatenação de ao menos duas frases. Para isso, bastaria eliminar os parênteses que envolvem o termo [SCon F]n, o que o deixaria obrigatório na regra. Optamos por não fazer isso pois assim, o período passa a ser a raiz da nossa árvore e a partir do período podemos gerar também uma frase isolada. Essa é uma prática comum em linguística onde, por exemplo, uma frase pode ser composta por um só sintagma, um sintagma por uma só palavra e uma palavra por um só morfema.
Veja alguns exemplos de períodos:
F | (SCon | F) | (SCon | F) |
Ele almoçou | , | arrumou as malas | e | viajou em seguida. |
Podemos fazer negócio | mas | precisamos acertar o preço. | ||
Penso | logo | existo. |
A frase (F) é formada por sujeito e sintagma verbal, opcionalmente acompanhados por sintagma adjetivo, objeto direto, objeto indireto, sintagma adverbial modificador frasal e sintagma adverbial modificador S+V.
F=(SAdvmf)Suj SV (SAdj)(OD)([OI]n)([SAdvmsv]n)
SV concorda em gênero, número e pessoa com Suj.
SAdj concorda em gênero e número com Suj.
Notação | Lê-se: | |
F | Frase | |
SAdvmf | Sintagma adverbial modificador frasal | |
Suj | Sujeito | |
SV | Sintagma verbal | |
SAdj | Sintagma adjetivo | |
OD | Objeto direto | |
OI | Objeto indireto | |
SAdvmsv | Sintagma adverbial modificador S+V |
Veja alguns exemplos de frases:
(SAdvmf) | Suj | SV | (SAdj) | (OD) | (OI) | ([SAdvmsv]n) |
| Pedro | viajou. | | | | |
| Pedro | está viajando. | | | | |
| Pedro | tem viajado. | | | | |
Felizmente, | Pedro | pode viajar. | | | | |
| Pedro | viajou | tranqüilo. | | | |
| Pedro | leu | | o livro. | | |
| Pedro | falou | | | a João. | |
| Pedro | dormiu | | | | aqui ontem. |
| Pedro | dormiu | | | | muito. |
| Pedro | foi vencido | | | por João. | |
| Pedro | estava | quieto. | | | |
| Pedro | é | | arquiteto. | | |
O encaixe é um recurso sintático poderoso que permite construir enunciados sintéticos, complexos e elegantes. O encaixe ocorre quando ao decompor um constituinte sintático de tipo X, encontramos aninhado em sua estrutura outro constituinte de tipo X. Os encaixes seguem regras sintáticas complexas, que veremos a seguir. Não é qualquer constituinte sintático que pode apresentar encaixe. Vejamos os casos mais típicos.
Ocorre quando um período está incluído em outro período. Exemplo:
F | (SCoor | F) |
Ficamos desapontados, | mas | temos a esperança de que a justiça tarda mas não falha. |
A justiça tarda | mas | não falha. |
No exemplo dado, temos um período com duas frases, em que a segunda apresenta um período nela contido. Como se vê, a repetição do constituinte não precisa acontecer no nível imediatamente inferior da análise. Nesse caso, ocorreu no segundo nível da decomposição.
Consiste em incluir uma frase como constituinte sintático de outra frase. Veja alguns exemplos a seguir. Os encaixes aparecem em negrito.
Suj | SV | (SAdj) | (OD) | (OI) |
Quem cala | consente. | |||
Escrever com esmero | era | uma característica marcante dele. | ||
Que venhas | é | urgente. | ||
Todos | estavam | ansiosos porque ele aceitasse a proposta. | ||
Pedro | quer | que você desista da viagem. | ||
Eu | ignorava | que eles estiveram aqui. | ||
Ele | sabe | que não restam muitas esperanças. | ||
Nós | temos | a esperança de que o caso chegará a bom termo. | ||
O prêmio | será concedido | a quem mostrar o melhor desempenho. | ||
Você | não esqueça | de que a viagem é amanhã cedo. | ||
Pedro | estava convencido | de que a viagem seria longa. |
Um encaixe pode conter outro encaixe. Observe o exemplo:
Suj | SV | (SAdj) | (OD) |
Eu | espero | | que você entenda que o problema é grave. |
Você | entenda | | que o problema é grave. |
O problema | é | grave. | |
No exemplo, temos encaixe no encaixe, pois a frase O problema é grave, é objeto direto da frase Você entenda que o problema é grave. Esta, por sua vez, é objeto direto da frase Eu espero ...
Os gramáticos costumam dar prioridade ao estudo das frases e períodos. No entanto, a comunicação diária está repleta de enunciados aceitáveis que não apresentam características de frase ou período e se situam em nível de análise de sintagma. Vejamos alguns exemplos:
Esses sintagmas avulsos, em alguns casos, podem ser tratados como resultado da elisão drástica de elementos de uma frase ou período. No entanto, boa parte deles não apresenta características de frase ou período. São enunciados aceitáveis e uma característica decisiva para sua aceitabilidade resulta de serem completos no nível de sintagma. Os sintagmas avulsos têm a mesma estrutura dos sintagmas que encontramos em frases.
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