Categories: Narratologia

Narrativas noticiosa e literária

Há dois modos notáveis de narrar que chamamos arbitrariamente de noticioso e literário. Pelos nomes não se deve concluir que a narrativa noticiosa não aparece na literatura e que a narrativa literária não é usada em jornalismo ou em outro tipo de discurso. Vejamos as características de cada uma em relação a várias categorias:

Dramatização: A narrativa noticiosa não dramatiza. Contrariamente na narrativa literária, a dramatização é freqüente.

Tempos: A narrativa noticiosa usa a narração pretérita, geralmente contraída. Nela o uso dos tempos não favorece a presentificação e o envolvimento. A narrativa literária desfruta de maior liberdade no uso dos tempos verbais. A narração pode ser contraída, justa, dilatada, conforme a necessidade do envolvimento e presentificação. Na narrativa literária pode ocorrer narração em tempo real.

Narrador: A narrativa noticiosa prefere o narrador etéreo, neutro, que não faz transferências, que não se impressiona, nem opina. Na narrativa literária, o narrador é criado com mais liberdade, podendo ser etéreo ou engajado à cena. Comumente se faz transferências, se impressiona e opina.

Metonímias narrativas: A narrativa noticiosa pouco recorre a metonímias. Geralmente prefere narrar o fato tal como é e não por seu detalhe, indício ou conseqüência. A narrativa literária comumente usa a metonímia com finalidades diversas: para atenuar, agravar, tornar o discurso conciso, etc.

Sumarização: A narrativa noticiosa procura ser o mais sumarizada possível. Na narrativa literária não existe essa preocupação; nesta é comum se preferir o detalhamento para criação de atmosferas, envolvimento, etc.

Empatia, envolvimento e presentificação: não são comuns na narrativa noticiosa, porém, a narrativa literária tem nessas categorias um dos seus objetivos centrais.

Vista: A narrativa noticiosa busca a vista neutra. A literária comumente tem vista comprometida com um personagem ou com alguma tendência do narrador.

Ordem de apresentação: A narrativa noticiosa prefere a ordenação por importância decrescente. Os dados prioritários da ação são revelados de imediato. A narrativa literária tem mais liberdade quanto à ordem. No geral evita-se a ordem por importância decrescente. Às vezes, para criar suspense, usa-se ordem de importância crescente. É comum usar ordem cronológica e favorecer a criação de clímax.

De modo geral, a narrativa noticiosa busca neutralidade, produtividade, concisão. A literária busca ludicidade, manipulação psicológica, crítica.

Narratologia

E se a linguagem neutra virar um negócio?

Baixe a planilha grátis que conjuga todos os verbos do português.

Radamés

Engenheiro curitibano pela UFPR, professor e produtor de conteúdos e ferramentas educacionais para a Internet.

Share
Published by
Radamés

Recent Posts

Locativos

A classe dos locativos é fechada e compostas por palavras invariantes, não flexionadas. Comportam-se como…

54 anos ago

Artigo – classe morfológica

A classe dos artigos é fechada e formada, a rigor, por um único lexema que…

54 anos ago

Possessivos – classe morfológica

A classe dos possessivos é limítrofe. Poderia ser considerada como um caso especial da classe…

54 anos ago

Sintagmas da língua portuguesa

Os sintagmas são as unidades formais mínimas da sintaxe, ou seja, são as unidades que…

54 anos ago

Essa língua portuguesa!

A língua portuguesa não é para fracos. São tantos detalhes e exceções que resolvi fazer…

54 anos ago

Essa reforma ortográfica!

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa entrou em vigor no Brasil em 1º de janeiro…

54 anos ago