Categories: Recursos

O título como recurso retórico

Um título é um segmento isolado do discurso que cumpre uma ou mais destas funções:

  • Nome para o discurso.
  • Recurso de atratividade que funciona como ponto de entrada no discurso, a parte do discurso que se lê primeiramente.
  • Recurso de acessibilidade que presta um esclarecimento temático sobre a natureza do discurso que nomeia.
  • Parte ativa do discurso: ocorre algumas vezes em discursos cujo título não pode ser excluído sob pena de alterar ou impedir a inteligibilidade do discurso como um todo.

Título x atratividade

Nos discursos em que o contato e a sintonia do receptor precisam ser conquistados, o título tem um papel de destaque, pois é a primeira parte do discurso que o leitor busca. Neste papel de ponto de entrada para o texto, o título tem a responsabilidade de fixar a atenção do receptor. No discurso escrito, diversos recursos de edição são criados para facilitar o acesso do receptor ao título.

O título, via de regra, está na primeira página de um livro, no cabeçalho da página, no cabeçalho do texto, sempre com corpo tipográfico maior ou outro recurso de destaque como negrito, itálico, sublinhado, linhas em branco antes e depois, etc.

Ser curto. Esta é uma exigência moderna para títulos que tem a ver com a atratividade. De preferência, curto o suficiente para ser lido numa só acomodação visual da retina. Isto melhora a atratividade porque possibilita uma leitura automática, independente de decisão consciente e atenção concentrada. O título curto é melhor para memorizar.

Título x acessibilidade

Para um discurso ser o mais acessível possível, deve ser segmentado ao máximo  e cada segmento facilmente identificado quanto à sua natureza. O título pode esclarecer a natureza do discurso que nomeia.

Há várias formas de esclarecimento temático:

  • Genérico: típica do ensaio. Por exemplo: Arte PoéticaArte Retórica.
  • Metonímico: se refere a algo contíguo ao tema. Exemplos: livro cujo título é o nome do protagonista.
  • Alegórico: O título é uma alegoria ao tema. Exemplo: A Metamorfose ou O Processo.

Títulos de notícias são um caso especial de títulos temáticos. Podem ser considerados metonímicos, pois são a revelação do foco da notícia. O título noticioso é o núcleo da notícia, sua parte de maior importância, impacto, atratividade.

Olho

Olho é um segmento relativamente bem menor que o segmento principal e se refere a este  esclarecendo a natureza do referente. No jornalismo, o olho tem a função de esclarecer o tema do texto. O título atrai e o olho esclarece. Olho é um texto um pouco mais longo que o título e é informativo e objetivo.

Figuras de linguagem (Recursos retóricos)

No meu canal no YouTube

Baixe a planilha grátis que conjuga todos os verbos do português.

Radamés

Engenheiro curitibano pela UFPR, professor e produtor de conteúdos e ferramentas educacionais para a Internet.

Share
Published by
Radamés

Recent Posts

Locativos

A classe dos locativos é fechada e compostas por palavras invariantes, não flexionadas. Comportam-se como…

55 anos ago

Artigo – classe morfológica

A classe dos artigos é fechada e formada, a rigor, por um único lexema que…

55 anos ago

Possessivos – classe morfológica

A classe dos possessivos é limítrofe. Poderia ser considerada como um caso especial da classe…

55 anos ago

Sintagmas da língua portuguesa

Os sintagmas são as unidades formais mínimas da sintaxe, ou seja, são as unidades que…

55 anos ago

Essa língua portuguesa!

A língua portuguesa não é para fracos. São tantos detalhes e exceções que resolvi fazer…

55 anos ago

Essa reforma ortográfica!

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa entrou em vigor no Brasil em 1º de janeiro…

55 anos ago