Vamos considerar colecionismo moderno aqueles que se estabeleceram a partir do Século XX.
As miniaturas de carros, motocicletas e demais veículos motorizados são colecionáveis muito apreciados em várias escalas de tamanho. Ecossistema bem estabelecido com fabricantes, lojas físicas e mercado on-line.
As miniaturas de personagens de ação fazem sucesso entre o público nerd que coleciona itens ligados a cultura pop dos filmes, jogos e quadrinhos.
Embora o consumo de música e filmes aconteça por soluções on-line atualmente ainda existe um colecionismo vigoroso de mídias físicas como LPs, CDs, DVDs e bluray. Os apreciadores garantem que a qualidade é superior e a experiência é melhor que as opções on-line. Os colecionadores buscam raridades e também peças novas, já que ainda há produção desses itens.
Os quadrinhos impressos foram muito populares durante o Século XX e ainda contam com fã clube que se interessa por raridades e por itens novos recém lançados.
Esta modalidade de cartofilia popular entre os viajantes, a do cartão postal ainda é apreciada. Os cartões antigos podem remeter a memórias saudosas pelas mensagens escritas no verso. Melhor se o cartão viajou pelo mundo até chegar ao destinatário.
As garrafinhas de bebidas disponíveis em hotéis são itens colecionáveis populares entre os viajantes.
Os games são muito populares e obviamente haveria colecionadores de mídias físicas desse entretenimento.
Muito populares entre o público infantil no passado, os álbuns ainda são editados, em especial, para eventos como Copa do Mundo de Futebol.
Com a popularização das embalagens de alumínio surgiu o colecionismo de latinhas.
Carros, motos e demais veículos motorizados antigos são um colecionismo para poucos, tendo em vista o alto investimento envolvido. Em muitos casos, o colecionador é também o restaurador do colecionável.
Colecionar e resolver os quebra-cabeças, esta é a meta do colecionador de puzzles. Com especializações como os cubos mágicos.
Brinquedos vintage trazem memórias afetivas para os aficionados.
Lembranças de viagem na forma de ímãs de geladeira, camisetas ou outros objetos que fazem referência a um local visitado. Combina o colecionismo de objetos com o de experiências.
Muitas vezes combinado com o colecionismo de experiências de viagens, as canecas estão a venda em toda parte para quem quiser lembranças dos locais por onde passou.
Embora as pessoas estejam escrevendo pouco à mão nos dias de hoje, o colecionismo de canetas é bem estabelecido e com opções de preços para todos os bolsos.
Existem opções digitais para se ver a hora hoje em dia, mas os relógios continuam a ser apreciados como acessório. O colecionismo pode ser de peças vintage ou novas. Os preços podem atingir a estratosfera.
Aqui temos alguns exemplos de coleções menos comuns, que tem fã-clubes mais restritos e nem…
Vamos considerar que o colecionismo é tradicional se praticado desde o século XIX. Aqui temos…
As coleções de itens únicos são tradicionais e se destacam as compostas por peças de…
O colecionismo vai além do hobby. O que são os museus, bibliotecas, midiatecas, galerias senão…
Apresento algumas ideias que políticos poderiam adotar aqui no Brasil. Infelizmente, são ideias ainda fora…
No mundo atualmente há 164 padrões monetários em circulação. Alguns são adotados como padrão principal…