Casa autônoma é um sonho ecológico possível?

Viver em uma casa ecológica é o sonho de muita gente, mas o que define a casa ecológica? A condição essencial é que ela gere um impacto ambiental bem menor do que as casas “normais”. Quanto menor? É difícil dizer, pois não existe padrão para esse cálculo. Na minha escala pessoal eu diria que uma redução de pelo menos um terço seria o mínimo aceitável. Ecologistas mais aguerridos, porém, sonham mais alto e acreditam que uma casa pode alcançar níveis muito baixos de impacto ambiental chegando em alguns quesitos ao impacto zero. Uma das formas de reduzir o dano ambiental de uma moradia é torna-la autônoma em vários aspectos como veremos a seguir:

Água. Captar água da chuva para substituir parte do consumo de água da rede pública é uma prática que está se popularizando. O passo além seria dispensar totalmente a água da concessionária. Viver apenas com água de chuva é possível desde que haja algumas condições favoráveis como uma boa área de telhado para coletar a água e a ajuda de São Pedro para fornecer chuvas bem distribuídas. A água de chuva pode se tornar potável se passar por um tratamento básico para purificá-la e desinfetá-la. Um dos gargalos desse modelo é a cisterna para armazenar a água pluvial. Se for muito grande, o custo fica inviável, se for muito pequena, não dá conta dos períodos mais secos

Energia elétrica. Gerar energia elétrica a partir da luz solar com células fotovoltaicas ainda é uma prática pouco comum. O que dizer então de gerar toda a energia elétrica da casa tendo o sol como única fonte? A casa precisaria de muitas adaptações para esse desafio. Primeiro, seria preciso reduzir o consumo. Água quente, por exemplo, pode ser obtida por aquecimento solar e não com uso de resistências elétricas; aparelhos elétricos devem ser os mais econômicos e os hábitos devem mudar para economizar esse tipo de energia.

Energia para veículos Ecologista que se preza usa transporte coletivo, mas existem opções de transporte pessoal menos prejudiciais ao meio ambiente. Se a casa produz sua energia elétrica porque não poderia abastecer veículos elétricos? A motocicleta elétrica tem consumo baixo e carregar suas baterias com células fotovoltaicas pode ser viável na casa ecológica.

Efluente. A casa ecológica gera menos efluente (água usada) do que uma casa normal graças ao reuso e às boas práticas dos moradores. Se essa casa não está interligada uma rede pública com tratamento é possível tratar o efluente nos limites da residência. O efluente tratado pode ser usado na própria casa para fins como irrigação.

Resíduo sólido orgânico. A compostagem é uma solução simples que gera adubo e pode ser feita mesmo em casas com área reduzida de terreno.

Resíduo sólido reciclável. Plástico, metal, vidro e papel, além de outros tipos de resíduo reciclável podem ser encaminhados para a reciclagem na casa ecológica. Basta um pouco de boa vontade dos moradores para separar e preparar o resíduo.

Resíduo sólido não reciclável. Mesmo em uma casa onde os moradores seguem boas práticas ecológica é difícil zerar o resíduo não reciclável, mas é possível reduzi-lo a um mínimo desde que sejam adotadas algumas medidas nem sempre simples e cômodas.

Energia para queima. O gás de cozinha é um item de consumo difícil de eliminar na casa moderna. Podemos reduzir seu uso substituindo o aquecedor de água a gás pelo aquecimento solar ou trocando o forno a gás pelo micro-ondas, mas nas tarefas diárias da cozinha não é todo mundo que pode adotar o fogão a lenha.

Nos próximos posts vou detalhar melhor a ideia da casa autônoma. Que bom se pudesse postar os textos no blog usando energia elétrica feita em casa.

Veja também: Simulador de consumo de energia em Excel

Cadastre os aparelhos e deixe o Excel calcular o consumo previsto de energia para sua casa, escritório, loja, condomínio, empresa, etc. Você pode criar várias unidades de consumo, cada uma com vários cenários. Assim, você verifica se o seu consumo está dentro do previsto, pode testar o impacto de uma reforma ou troca de aparelhos ou até estimar o gasto de uma unidade que ainda vai ser construída. Faça o download da versão grátis.

Assista ao vídeo para conhecer o funcionamento da planilha.

1 pensou em “Casa autônoma é um sonho ecológico possível?

Sua opinião me interessa