Como reaproveitar a água da lavadora sem levar banho

A água que sai da máquina de lavar pode ser usada para lavar pisos, calçadas, carro e outras coisas laváveis com água de segunda mão. A ideia é ecológica, mas quem já tentou colocá-la em prática sabe que dá trabalho porque a maioria das máquinas de lavar não foi pensada para os novos tempos ecológicos. O cidadão consciente tem que ficar de plantão do lado da máquina esperando chegar o momento exato do ciclo de lavagem em que ela começa a drenar água.

Para resolver essa parada, a Electrolux inovou em sua linha Turbo ECOnomia de lavadoras com uma ideia simples: colocou no painel das máquinas o botão ECONOMIA. Funciona assim: se você quiser reaproveitar a água, aperta o botão ECONOMIA no início da lavagem e um led acende. Quando a máquina chega na etapa de drenagem, o ciclo é interrompido automaticamente e o led começa a piscar avisando que a água já pode ser recolhida. Dessa forma, é possível se organizar para recolher a água sem levar banho ou inundar a lavanderia. Apertando o botão ECONOMIA nessa etapa, inicia-se a drenagem.

O botão ECONOMIA fica bem à vista no painel e isso, provavelmente, vai incentivar as pessoas a usá-lo com frequência. Taí uma ideia simples de custo mínimo que ajuda a economizar o mais precioso dos líquidos.

Ao comprar uma máquina de lavar verifique se o fabricante também fornece esse recurso.

Armazenando a água que sai da lavadora

Existem também soluções para armazenar a água que sai da lavadora para aproveitamento posterior. Pesquise na Internet que você encontra produtos nessa linha. Basicamente, são reservatórios que recebem a água da lavadora e tem como ser drenados aos poucos para um reaproveitamento completo da água. Na imagem temos um exemplo:

Cisterna 150 l e-coisas

Reuso na própria lavadora

Para quem quer ir além existe a possibilidade de usar duas cisternas. A primeira para a água de lavagem que será usada na lavagem de pisos, automóveis, etc. A segunda cisterna recebe água de enxágue que pode ser usada para fazer a lavagem da próxima carga de roupa. Dessa forma, a água tratada passa duas vezes pela máquina de lavar. Na primeira vez ela é usada para enxágue e na segunda para lavagem.

Lembrando que essa opção provavelmente vai requerer uma bomba para levar a água de volta à lavadora. E tendo uma bomba a água pode ser aproveitada para dar descarga nos vasos sanitários.

Mais ideias ambientais na hora de lavar roupa

  • Carregue a lavadora na carga máxima, assim você executa menos ciclos de lavagem.
  • Evite os ciclos com duplo enxágue.
  • Prefira lavar com água fria caso a máquina permita aquecimento da água.
  • Prefira a secagem natural ao vento em vez de usar a função secagem da máquina.

Não faça

  • Não armazene a água de lavagem por muito tempo. Pode exalar mau cheiro.
  • Não utilize água da lavadora para regar plantas.
  • Não utilize a água da lavadora para consumo humano como tomar banho ou lavar louças.
  • O ideal é que a água usada para lavar calçadas e carros seja coletada nos ralos de esgoto e não lançada na rede de águas pluviais.

Veja também: Ambientalistas que se culpam por nascer

10 pensou em “Como reaproveitar a água da lavadora sem levar banho

  1. kkkkkkk… pensei que esse botão servisse para reaproveitar a água para lavar a roupa novamente com a msm água

    1. Exatamente como eu pensei quando comprei a minha… Além dessa decepção ela ainda não lava muito bem as roupas…

  2. Nao seria nada mal eles pensar na idéia de recolher a água usada para reaproveitar em outra roupa, eu pensando que minha máquina estava com problema, esperando ela “sugar” a água kkkkkk ja que é essa finalidade o tal ECONOMIA nao serviu muito porq quando vou usar a água deixo a mangueira no tanquinho para escoar, quero uma que suga a água rsrsrs

  3. kkkkkkk, gente eu pensando igual vcss queria reutilizar pra lavar a roupa…. kkkk seria uma otima ideia.. economia verdadeira de agua, nem sempre a gente tem tempo de ficar drenando a agua da maquina pra usar em outras partes da casa, afinal hoje em dia trabalhamos muito

  4. Eu pensei a mesma coisa enchia um balde enorme colocava a mangueira da mqn dentro do balde e apertava o botao da economia e ficava esperando a maquina sugar a agua tonta que sou kkkkk

  5. Eu fazia igual todos vocês. Qual a diferença dessa drenagem com simplesmente colocar a mangueira de centrifugação dentro de um tanque por exemplo? Tinha q puxar a água. Serviço inútil da Electrolux. E aquela trava na porta q leva uma eternidade depois q terminou de bater pra abrir. Um saco!

Sua opinião me interessa