Coleta seletiva avançada de resíduos

Na coleta seletiva avançada são adotadas as melhores práticas para garantir uma cadeia de reciclagem forte, que dá resultados econômicos, sociais e ambientais. A coleta avançada exige consciência do cidadão, alguns conhecimentos sobre os materiais e boa vontade.

Separação detalhada

Uma parte considerável do material reciclável não chega a ser aproveitada porque é entregue à reciclagem misturada com outros materiais. Fazer a separação na indústria não é simples, por isso as pessoas podem ajudar nessa tarefa em casa. Fazendo uma separação detalhada do seu lixo você estará garantindo que a reciclagem se dará com a maior eficiência possível.

Na coleta avançada podem ser usadas lixeiras coloridas, para deixar cada material no seu lugar. Veja as cores padronizadas:

Preparo do material

Na coleta avançada, temos que preparar os materiais antes de enviá-los para a reciclagem. Esse preparo é importante e não se trata de deixar por conta do consumidor um serviço que hoje é feito pelos recicladores. Trata-se de uma questão de eficiência. Se o consumidor passar uma água na embalagem de leite antes de colocá-la no lixo, por exemplo, a qualidade dela ficará preservada para a reciclagem. De outra forma, quando essa embalagem suja chegar à reciclagem já estará embolorada e inviável para a reciclagem. Veja alguns cuidados a tomar antes do descarte das embalagens:

  • Não envie materiais misturados para reciclagem. Por exemplo: se um frasco de vidro tem tampa metálica e rótulo em papel, coloque cada material na lixeira correta.
  • Os materiais devem ser enviados limpos para a reciclagem. Embalagens plásticas que continham produtos úmidos, por exemplo, devem ser escorridas e enxaguadas com um pouco de água.
  • Os materiais devem ser enviados secos à reciclagem. A umidade compromete a qualidade da reciclagem e favorece o aparecimento de maus cheiros, insetos e roedores.
  • Os materiais devem ser compactados para reduzir seu volume. Amasse os frascos plásticos e forme pilhas compactas de papel. Assim você economiza espaço em casa na armazenagem dos materiais e simplifica o trabalho de quem os recolhe.
  • Embalagens de vidro não devem ser quebradas, mas caso você tenha cacos para enviar à reciclagem embale-os com papel ou plástico para evitar que os trabalhadores da reciclagem se cortem.

O que é reciclável e o que não é

Na coleta avançada, devemos saber em detalhes quais materiais são recicláveis e quais não são. Vamos exemplificar: nem todo papel serve para reciclagem. Papéis engordurados não são aceitos na fábrica, pois a gordura prejudica a fabricação do papel reciclado. Da mesma forma, papéis plastificados não são aproveitáveis, porque não existe uma técnica viável para separar o plástico do papel.

Saiba mais sobre materiais recicláveis
e não recicláveis clicando aqui.

Coleta especial

Existe uma série de materiais que exigem coleta especial, como produtos perigosos, os que causam risco à saúde pública e os que são reciclados por empresas especializadas.

Saiba mais sobre coleta especial clicando aqui.


Veja também: Simulador de consumo de energia em Excel

Baixe a planilha e faça um cálculo preciso do consumo de energia elétrica em sua casa. Download Assista ao vídeo e veja como usar a planilha.

Créditos de imagens: www.dixiehigiene.com.br

Autor: Radamés

Engenheiro curitibano pela UFPR, professor e produtor de conteúdos e ferramentas educacionais para a Internet.

Sua opinião me interessa