Essas, você pode fazer sem esperar pelo governo, pela grande conscientização do povo, por leis mais severas, etc.
Impressão. Não imprima. Leia na tela do computador, ora. Não vale dizer que só consegue ler aquilo que você pega nas mãos. Isso é fetiche.
Sacolas descartáveis. Recuse aquelas sacolas que as lojas oferecem porque elas vão virar lixo assim que você chegar em casa. Põe na bolsa, no bolso, leve na mão ou traga uma sacola de pano de casa, uai.
Carro flex. Prefira um carro flex. Se o seu carro já é flex, abasteça com álcool, que não aumenta tanto o aquecimento global e costuma ser mais barato. Ah, e compre um carro suficiente para a sua necessidade. O que são aquelas caminhonetes gigantes rodando em centro de cidade e consumindo duas vezes mais combustível do que um carro urbano médio.
Refrigeração. Máquinas que refrigeram como ar condicionado e geladeira devem ser livres de gases que aumentam o buraco na camada de ozônio.
Conteúdo on-line. Assine jornais e revistas on-line e não receba mais em casa centenas de quilos de papel anualmente.
Madeira certificada. Coisas feitas de madeira têm que vir de reflorestamento onde se respeita regras ambientais ou de extração controlada e sustentável.
Coleta seletiva. Separe o lixo no capricho em seis grupos: papel, metal, vidro, plástico, orgânico e não reciclável. Se isso for feito em um condomínio, dá para levantar uma grana e ainda gera empregos.
Papel. Se você, em último caso, tiver que consumir papel, prefira o reciclado não branqueado.
Reuso. Prefira o reutilizável em vez do descartável, como era nos bons tempos dos nossos avós. Tenha uma xícara para o café no escritório em vez de detonar copinhos descartáveis. Compre bebidas em garrafas reutilizáveis. Pratinho, talher, guardanapo, tudo descartável? Que preguiça, hein?
Transporte. Vá a pé, de bicicleta, de ônibus, ou se puder, não vá. Alguns felizardos trabalham em casa. Outros fazem tudo pela Internet. Ajude sua saúde, seu bolso e o meio ambiente.
P. S. Post scriptum
Escrevi este post há mais de dez anos e o revisei em 2020. Mantenho no ar porque vem mantendo acessos ao longo dos anos. Na época a ideia era dar algumas ideias de preservação do meio ambiente que fossem possíveis de implementar no cotidiano sem grande esforço. Acho que a lista continua válida depois de uma década.
Para os mais jovens pode soar estranho essa história de informação impressa, pois eles já queimaram essa etapa. O carro flex continua sendo uma opção para a realidade brasileira, embora o ideal seria o carro mono combustível a etanol, ou talvez, um carro elétrico de pequeno porte.
Triste é ver que o fim das sacolas descartáveis está longe de acontecer. Alguns governantes tentam eliminá-las, mas elas continuam aí.
View Comments
ate que essa ideia é legal mais na minha openiao é uma atitude muito drastica eu acho que se nos comesamos aos poucos podemos mudar o mundo
Não da mais tempo para esperar, o mundo esta perdido, tambem depois do que o homem fez e faz com ele, não da mais tempo para se arrepender.