Atividade 1-C

Várias formas de calcular juros no Excel

Várias formas de calcular juros no Excel

Funcionalidades usadas nesta atividade:

  • Fórmulas matemáticas.
  • Editor de equações.
  • Gráfico de linhas.
  • Função VF.

Existem muitas formas de calcular juros no Excel. Nesta atividade vamos ver algumas.

Usando fórmulas de matemática financeira

Podemos inserir fórmulas de matemática financeira facilmente no Excel. Vejamos este exemplo de calculadora que nos devolve o montante (valor futuro) resultante da aplicação de um capital (valor presente) a juros simples e também a juros compostos.

Cálculo de juros

As fórmulas foram criadas com o editor de fórmulas matemáticas do Excel que na verdade é um editor gráfico e não realiza cálculos.

Os cálculos foram feitos com fórmulas do Excel.

Tabela para juros com taxa constante

Outra forma interessante de calcular juros no Excel é criar tabelas que nos dão a evolução do capital período por período. A tabela abaixo nos mostra a evolução do capital inicial (valor presente) a taxa constante considerando juros simples e compostos.

Comparativo juros simples x juros compostos

Você pode acrescentar períodos à tabela facilmente copiando as fórmulas para baixo.

Tabela para taxas e pagamentos variáveis

Quando a taxa varia a cada período e as parcelas (pagamento) também é melhor usar uma tabela como a mostrada a seguir. Esse exemplo ilustra situações como aplicações na caderneta de poupança que oscila mês a mês.

Cálculo de juros

Lembre que o juro nesse caso é composto e se aplica apenas ao montante do mês anterior. O depósito feito no final do período não é computado no cálculo dos juros.

Usando funções financeiras do Excel

O Excel tem um grande número de funções financeiras. Neste exemplo vamos usar a função VF (valor futuro) que calcula o montante (valor futuro) de um capital aplicado a juros compostos com taxa e pagamentos (parcelas periódicas) constantes.

Cálculo de juros

A função VF precisa de vários argumentos: VP (valor presente), taxa, Nper (número de períodos), parcelas (pagamentos) e tipo (com entrada ou sem entrada).

Lembre que a taxa e o período devem estar sempre na mesma base. Se a taxa é mensal o período deve ser de um mês, por exemplo.

Autor: Radamés

Engenheiro curitibano pela UFPR, professor e produtor de conteúdos e ferramentas educacionais para a Internet.

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