Atividade 4-A

Panoramas e perspectivas arquitetônicas.

Panoramas e perspectivas arquitetônicas

Funcionalidades usadas nesta atividade:

  • Panoramas.
  • Ferramentas de transformação.

O Lightroom tem uma ferramenta de criação de panoramas para juntar várias fotos sequenciais em uma única foto maior mesclada. Também tem ferramentas de transformação que alteram o aspecto da foto modificando suas linhas de perspectiva. O potencial desses dois recursos é visto plenamente em fotos de arquitetura. É o que vamos constatar nesta atividade.

Panoramas

Para produzir bons panoramas é preciso começar pela captura correta das imagens. Veja algumas dicas para tirar fotos para panoramas.

  • Orientação retrato. Para panoramas horizontais, tire as fotos em posição retrato. Para panoramas verticais a dica é inversa: fotografe em modo paisagem.
  • Folga para corte. Na criação do panorama é normal perder partes das bordas da foto e, por isso, deixe folgas em torno do objeto principal.
  • Sobreposição. Faça uma sobreposição de 30 a 40% para facilitar a geração do panorama.
  • Área de sobreposição estática. Evite enquadrar na área de sobreposição objetos sujeitos a movimento como árvores ao vento. O ideal é enquadrar itens imóveis como construções, rochas, etc.
  • Área de sobreposição simples. Evite enquadrar na área de sobreposição itens complexos ou que tenham diferenças de perspectiva grandes de uma foto para outra.
  • Rotação da câmera. Uma forma de fazer panorâmica é girar a câmera no tripé. Isso ajuda a manter o nivelamento das fotos.
  • Translação da câmera. Panorâmicas com translação da câmera devem ser feitas movimentando a câmera por uma linha que mantenha a distância correta do objeto. Um mural longo, por exemplo, pode ser fotografado movimentando a câmera da esquerda para a direita e mantendo a distância entre a câmera e o painel e o ângulo vertical da câmera em relação ao painel.

Você deve criar panoramas a partir das fotos recebidas do professor. Escolha o tipo de panorama que apresenta melhor resultado. Seguem as dicas:

  • Cilíndrico. Indicado quando as fotos são tiradas no centro da construção e as extremidades parecem menores em função do afastamento.
  • Esférico. Indicado quando os objetos envolvem a câmera.
  • Perspectiva. Funciona melhor quando o objeto está a uma distância considerável da câmera que permite planificar o conjunto sem distorções. Também se aplica a sequências feitas com translação da câmera.

A geração de panoramas consome recursos do computador e pode levar tempo. Programe-se antes de começar. Veja os resultados esperados:

Duas fotos – Perspectiva

Panorama Palácio Iguaçu direita Panorama Palácio Iguacu esquerda

Panorama Palácio Iguaçú

Quatro fotos – Cilíndrico

nd7_2698 nd7_2699 nd7_2700 nd7_2701

Panorama cilíndrico

Transformações

Na guia Transformações do Lightroom temos o recurso upright, que é usado para atenuar o as linhas inclinadas verticais que costumam aparecer em fotos de arquitetura com elementos verticais altos. O upright literalmente coloca as linhas em pé.  Use a ferramenta de upright para amenizar as linhas inclinadas das fotos enviadas pelo professor. Veja as diferenças.

upright

upright

upright

upright

upright

Autor: Radamés

Engenheiro curitibano pela UFPR, professor e produtor de conteúdos e ferramentas educacionais para a Internet.

Sua opinião me interessa