Atividade 4-B

Edição de retratos.

Edição de retratos

Funcionalidades usadas nesta atividade:

  • Pincel de ajustes.
  • Claridade.
  • Nitidez.
  • Saturação.

O Lightroom tem recursos para fazer a edição completa de um retrato. São poucos os casos em que será preciso contar com o Photoshop para concluir a edição. Vamos fazer o tratamento passo a passo.

Ajustes iniciais

Faça correções de lente, calibração de câmera e demais ajustes que são necessários a todas as fotos independente do tipo.

Nivelamento e aspecto

Nivele a foto e escolha um aspecto para a melhor composição. Uma dica sempre válida é posicionar os pontos focais na regra dos terços.

Retrato

Equilíbrio de branco

Ajuste o equilíbrio de branco para o padrão de temperatura desejado. Em muitos casos, aquecer um pouco a temperatura de cor dá bons resultados nos tons de pele a não ser que você deseje enfatizar peles claras.

retrato

Exposição

Ajuste a exposição geral e faça ajustes locais para deixar cada área do retrato com a exposição ideal. Uma regra que sempre funciona é iluminar mais o rosto em relação ao seu entorno para focar a atenção sobre a face. A região dos olhos costuma pedir ajuste local da exposição.

retrato

Em alguns casos, é preciso reduzir um pouco a exposição de regiões como o queixo para delinear melhor os contornos do retrato. Faça isso com pincel de ajuste.

Presença

Adicione presença à foto para dar mais vida às cores cuidando para não cair no exagero.

retrato

Curva de tons

Use a curva de tons para gerar contrastes de luminosidade. Você pode usar uma curva de contraste padrão do Lightroom ou criar sua própria curva.

Cores

Use os controles de cores do Lightroom para ajustar os tons de pele. O vermelho atua sobre os tons de pele rosados. Amarelo e laranja definem as cores de peles bronzeadas. Trabalhe a saturação para ajustar tons de pele escuros.

Nitidez

Se for necessário, aumente a nitidez com auxílio do Lightroom lembrando que esse recurso não vai resolver todos os problemas.

Remoção de manchas

Pequenas imperfeições de pele podem ser removidas com a ferramenta de remoção de manchas do Lightroom. É um recurso que funciona bem para esconder espinhas, marcas de expressão, pintas, etc. O uso deve ser moderado para não ficar artificial.

Suavização de pele

É possível suavizar a pele do retratado aplicando o pincel de ajuste próprio do Lightroom. O que esse pincel faz é reduzir a claridade e melhorar a nitidez. Aplique o pincel e analise o resultado. Você pode ajustar claridade e nitidez para melhor resultado. Brilhos na pele podem ser atenuados removendo claridade. Valores muito baixos de claridade, porém, deixam a pele plastificada.

Valorização dos olhos

Aplique o pincel aprimoramento da íris do Lightroom para chamar atenção sobre os olhos do retratado. Basicamente esse pincel aumenta a exposição e a presença da área retocada. Controle essas variáveis para obter um efeito agradável e não artificial.

Ainda nos olhos você pode aplicar um pincel sobre as áreas brancas e reduzir a saturação para atenuar eventuais tons avermelhados.

Valorização dos lábios

Com o pincel de retoque você pode ajustar nitidez, saturação e claridade dos lábios.

Clareamento de dentes

O pincel de clareamento de dentes do Lightroom aumenta a exposição e reduz a saturação dos dentes. Controle os valores para deixar o efeito natural.

retrato

A edição de um retrato envolve também trabalhar o entorno. Uma boa ideía é tirar a ênfase em objetos que podem causar distração. Uma cor viva no fundo da cena pode incomodar e, para evitar isso, basta reduzir a saturação do objeto com filtros.

Retratos menos convencionais

Você também pode editar retratos sem seguir os padrões mais comuns de atenuação das imperfeições. Para alguns retratos é possível produzir um bom efeito acentuando texturas, claros e escuros como na edição abaixo em preto e branco.

retrato

retrato

Autor: Radamés

Engenheiro curitibano pela UFPR, professor e produtor de conteúdos e ferramentas educacionais para a Internet.

Sua opinião me interessa