Categories: planilhas

Calcule o ponto de equilíbrio de um negócio no Excel

Ponto de equilíbrio de negócio é o faturamento necessário para que um negócio se torne lucrativo. Toda empresa tem custos fixos e custos variáveis. Os custos fixos são aqueles que acontecem independente de a empresa realizar vendas. Já os variáveis são aqueles que ocorrem quando a empresa está em movimento, fechando negócios.

O ponto de equilíbrio de um negócio pode ser calculado no Excel, com auxílio de alguns cálculos e com a criação de um gráfico de linhas. Veja no vídeo a seguir como determinar o ponto de equilíbrio.

Custo total x receita

Achar o ponto de equilíbrio do negócio é determinar em que momento os custos totais são ultrapassados pela receita. É encontrar o volume de vendas que viabiliza a atividade econômica da empresa. No gráfico do ponto de equilíbrio sabemos quando o ponto de equilíbrio foi alcançado quando a linha dos custos totais cruza a linha do faturamento.

Radamés

Engenheiro curitibano pela UFPR, professor e produtor de conteúdos e ferramentas educacionais para a Internet.

View Comments

Recent Posts

Planilha do colecionador de cédulas

Organize sua coleção de cédulas com esta planilha em Excel. Ela vem com 25 famílias…

55 anos ago

Gerenciador de tarefas em Excel

Liste, organize e priorize suas tarefas, atividades e projetos no Excel. Use métodos de priorização…

55 anos ago

Gerenciamento de senhas com Excel

Armazene suas senhas em uma planilha criptografada e proteja seus dados. Faça o download grátis.…

55 anos ago

Criptografia Vigenère em Excel

Baixe a planilha grátis e criptografe mensagens usando três métodos tradicionais: RC4, Vigenère e César.…

55 anos ago

Criptografia de Cesar em Excel

Baixe a planilha grátis e criptografe mensagens usando três métodos tradicionais: RC4, Vigenère e César.…

55 anos ago

Criptografia RC4 em Excel

Baixe a planilha grátis e criptografe mensagens usando três métodos tradicionais: RC4, Vigenère e César.…

55 anos ago