Grafologia

Vírgula – sinal ortográfico

A função típica da vírgula é representar a correspondente pausa do discurso oral. As pausas que a vírgula representa podem ter valor sintático ou entoativo. No primeiro caso, a vírgula é importante para definir a estrutura sintática do período. O segundo uso tem função retórica e orienta a colocação de pausas não sintáticas durante a elocução.

Como regra geral, para garantir a correta interpretação do enunciado, a vírgula não deve interromper o sintagma, exceto nas enumerações que são um caso a parte. Agimos, nesse caso, da mesma forma que se procede no discurso oral, em que não usamos pausas que segmentem o sintagma. As pausas que a vírgula representa são as internas ao período. As pausas situadas nos limites do período são representadas pelos pontos simples, de exclamação e de interrogação. Vejamos diversas situações em que se usa vírgula.

Delimitar frases do período

As frases de um período são separadas por vírgulas tanto para representar o morfema pausa como também antes de conjunções. Só não se usa vírgula diante das conjunções eou. Exemplos:

  • Arrumou as roupas na mala, juntou os documentos e partiu em viagem.
  • Estava muito cansado, mas concluiu o trabalho em tempo.

Quando a conjunção não está em sua posição típica, ficando intercalada na frase seguinte, é costume isolá-la entre vírgulas. Exemplo:

  • Fez uma boa apresentação. Não recebeu, porém, muitos aplausos.

Delimitar sintagmas deslocados

O uso de algumas ordens menos usuais, pode trazer dúvidas quanto à função sintática de cada segmento. Um dos recursos usados para dar maior clareza ao enunciado, nesse caso, é o uso de vírgulas para delimitar os sintagmas que estão em posição menos usual. Veja um exemplo:

  • A temperatura baixou bastante nessa madrugada em Curitiba.
  • Em Curitiba, a temperatura baixou bastante nessa madrugada.

O sintagma adverbial em Curitiba, quando colocado no início do período está delimitado por vírgula, pois essa ordem não é considerada a usual. Como é mais comum esse tipo de sintagma ficar no final do período, usa-se a vírgula para enfatizar a posição não usual.

Esse procedimento apenas imita o uso de pausas no discurso falado. No discurso oral recorremos à delimitação dos sintagmas deslocados através de pausa para deixar mais clara a função sintática desses.

Essa regra é subjetiva, pois cabe ao redator decidir se a ordem sintática precisa ser enfatizada.

Separar itens de uma enumeração

Para dar clareza à delimitação dos itens que compõem uma enumeração usamos vírgulas. Exemplo:

  • Já chegaram à concentração os jogadores Ronaldinho Gaúcho, Roberto Carlos e Ronaldo.

Delimitar aposições

Um dos itens da aposição pode vir delimitado por vírgulas. Por exemplo:

  • Drummond, o grande poeta modernista, destacou-se também na crônica.

Delimitar intercalações

Intercalações podem ser delimitadas por vírgulas. Veja o exemplo:

  • Ele acordou cedo, como era seu costume, e foi ao parque fazer sua caminhada.

Estão incluídas nesse caso expressões que intercalamos no período e que funcionam como balizas do discurso, geralmente com função metalinguística, como: isto éou sejaquer dizer, a saber, etc. Também se encaixam nesse caso os vocativos.

Indicar elipse

Indicamos, em alguns casos, a elisão de um item da estrutura sintática pondo vírgula na posição onde estaria o item se não fosse a elipse. Veja um caso:

  • Um optou pela Engenharia, outro, pela Medicina.

Nem toda elipse é indicada com vírgula. Geralmente, se usa a vírgula quando houve elipse do sintagma verbal.

Isolar item complementar

Quando o redator quiser deixar claro que um trecho do enunciado tem caráter complementar, explicativo, acessório à estrutura do período, pode isolá-lo pela vírgula. O uso da vírgula nesse sentido é subjetivo, pois sintaticamente, não é possível definir um grupo de sintagmas como complementar. Veja um caso de exemplo:

  • O preço dos produtos importados está muito atraente nesse final de ano, por conta da baixa no preço do dólar.

Orientar a entoação

A vírgula pode ser empregada para indicar pausas não sintáticas à leitura do texto. Nesse caso, a vírgula tem função retórica. Trata-se de um uso livre, indicado apenas aos redatores experientes.

Usos especializados

A vírgula é empregada em alguns casos específicos como:

Na notação de datas.

  • Curitiba, 28 de fevereiro de 2006.

Na notação de endereços:

  • R. Marechal Floriano Peixoto, 500, apto. 31, bloco 3.

Depois das palavras simnão quando estas palavras não determinam o item seguinte.

  • Sim, senhor.
  • Não, ele não veio.

Vírgula e clareza

A principal função da vírgula é representar o equivalente morfema pausa do discurso oral. As pausas ajudam-nos a delimitar os componentes da estrutura sintática. Em muitos casos, a ordem dos itens e o contexto semântico são suficientes para o ouvinte interpretar corretamente o enunciado. Mas há situações em que a vírgula é fundamental à compreensão da mensagem. Isso ocorre principalmente nas enumerações e nas intercalações.

Quando usamos ordens sintáticas pouco usuais, a vírgula também pode ser de grande utilidade para clarear o enunciado. O redator pode usar algumas vírgulas a mais do que pedem as regras ortográficas sempre que isso fizer bem à clareza. Também pode lançar mão dela para orientar de forma mais precisa a elocução do enunciado.

Sintagma adjetivo intercalado

Vemos no exemplo seguinte um caso típico em que a vírgula é decisiva para a correta interpretação do enunciado.

  • Os deputados que usam recursos ilegais em campanha serão cassados.
  • Os deputados, que usam recursos ilegais em campanha, serão cassados.

O sintagma adjetivo que usam recursos ilegais tem abrangência semântica diferente em cada uma das frases. Na primeira frase, seguindo a estrutura sintática da língua portuguesa, o sintagma adjetivo determina o substantivo de forma restritiva, ou seja, delimita alguns elementos do conjunto referido pelo substantivo. Na primeira frase, entende-se que serão cassados apenas os deputados que usam recursos ilegais em campanha, pois o sintagma adjetivo restringiu a significação do substantivo.

Na segunda frase, entende-se que todos os deputados usam recursos ilegais em campanha. A colocação das vírgulas leva-nos a interpretar o sintagma adverbial como uma intercalação e isso nos faz considerar que o atributo se aplica a todos os elementos do conjunto referido pelo substantivo deputados. O uso das vírgulas aqui modificou a maneira como interpretamos a determinação do sintagma adjetivo. Veja outro exemplo que mostra a diferença entre determinação restritiva e ampla.

  • O homem livre por natureza tem direitos inalienáveis.
  • O homem, livre por natureza, tem direitos inalienáveis.

Na primeira frase, supõe-se que apenas alguns homens, os livres por natureza, tem direitos inalienáveis. Na segunda frase, supõe-se que todos os homens são livres por natureza.

Necessidade da vírgula

As regras ortográficas que tratam do uso da vírgula são numerosas e parte delas, bastante específicas. Nota-se, porém, que não são exaustivas. As convenções foram criadas a partir de alguns casos selecionados em que o uso da vírgula supostamente contribuiria para a clareza do texto e foram deixadas de lado outras situações estruturalmente similares.

Um exemplo é o fato de não marcarmos com vírgula todas as posições onde supostamente ocorre elipse. Da mesma forma, não delimitamos por vírgulas todos os sintagmas colocados em posição pouco usual. A pergunta que surge é se não poderíamos fazer uma simplificação considerável nesse rol de convenções. Antes de responder, vamos classificar os casos de uso da vírgula em três grupos distintos.

O primeiro grupo é o das regras supérfluas. Sem dúvida, vários usos da vírgula poderiam ser eliminados sem prejuízo à compreensão do discurso. Por exemplo: se eliminássemos as vírgulas na notação de endereços, o carteiro continuaria entregando as cartas sem problemas. Fica entendido que são regras supérfluas do ponto de vista lógico, mas que devem ser seguidas se quisermos escrever em conformidade com a variante culta.

Temos que lembrar também que em vários desses casos, a vírgula é usada porque no discurso oral se pratica uma correspondente pausa não sintática, típica nos enunciados com tal estrutura.

O segundo grupo é o dos usos em que a vírgula representa o morfema pausa. Nesse caso, a vírgula tem valor sintático e é necessária à correta interpretação do enunciado. Veja o enunciado a seguir, com vírgulas e sem vírgulas.

  • Foram convocados os jogadores Carlinhos Júnior, Beto Capixaba, André Marques e Didi.
  • Foram convocados os jogadores Carlinhos Júnior Beto Capixaba André Marques e Didi.

No segundo enunciado, se o ouvinte não estiver bem informado sobre esportes não vai saber quantos foram convocados, pois não há separação dos nomes compostos.

O terceiro grupo de usos da vírgula engloba a utilização opcional, em que o redator coloca a vírgula para sinalizar melhor a estrutura sintática da frase ou para orientar a elocução. É um uso retórico em que o redator reforça a sinalização do texto.

A conclusão a que se chega é que alguns usos da vírgula são necessários à clareza do enunciado, outros poderiam ser suprimidos sem prejuízo à escrita. Quanto ao uso retórico da vírgula, esse é opcional e cabe ao redator lançar mão deles se julgar necessário.

Grafologia > Sinais ortográficos

E se a linguagem neutra virar um negócio?

Baixe a planilha grátis que conjuga todos os verbos do português.

Radamés

Engenheiro curitibano pela UFPR, professor e produtor de conteúdos e ferramentas educacionais para a Internet.

View Comments

  • ai eu gostei desse tipo de esplicasao pois naum e dificio mas e muito bom para aprender eu gosta muito obrigado

  • Caro,
    Vírgulas não servem para indicar pausas em discursos. A vírgula costuma coincidir com a pausa, mas dizer que a função da vírgula é marcar a pausa é reduzir a sua importância. A vírgula ajuda a organizar as ideias e o sentido das orações, o que na língua oral costuma ser feito com pausas.
    Dizer que a vírgula representa pausa, é dizer que sempre que precisar demonstrar uma pausa na fala, podemos por vírgula, o que justificaria a aplicação inadequada de vírgulas após sujeitos de orações e antes do verbo da ação do sujeito, por exemplo.

    • Bom dia. Dentre tantas dúvidas com relação à Língua Portuguesa, solicito, se possível, esclarecimento sobre a correta posição ou se desnecessário for, da vírgula na seguinte frase: "Avões aqui na serra não." Obrigado

Recent Posts

Locativos

A classe dos locativos é fechada e compostas por palavras invariantes, não flexionadas. Comportam-se como…

54 anos ago

Artigo – classe morfológica

A classe dos artigos é fechada e formada, a rigor, por um único lexema que…

54 anos ago

Possessivos – classe morfológica

A classe dos possessivos é limítrofe. Poderia ser considerada como um caso especial da classe…

54 anos ago

Sintagmas da língua portuguesa

Os sintagmas são as unidades formais mínimas da sintaxe, ou seja, são as unidades que…

54 anos ago

Essa língua portuguesa!

A língua portuguesa não é para fracos. São tantos detalhes e exceções que resolvi fazer…

54 anos ago

Essa reforma ortográfica!

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa entrou em vigor no Brasil em 1º de janeiro…

54 anos ago