Vamos começar tratando de três formas narrativas que admitem uma abordagem em conjunto: o conto, a novela e o romance. Um modo produtivo de tratar do conto, da novela e do romance como formas narrativas é por comparação. A diferença mais visível entre elas é a extensão física. Pode-se dizer que um conto longo pode ser confundido com uma novela curta, e que uma novela longa passa por romance curto.
Os limites são fluidos e subjetivos, mas os problemas de definição só aparecem nas zonas de interface. Ninguém chama um discurso narrativo com menos de dez mil palavras de romance, nem tampouco outro com cem mil palavras de conto. Pela extensão, conto é uma narrativa curta, novela é a narrativa de extensão média e o romance a de longa extensão. Esta característica de extensão condiciona outras características de cada tipo de narrativa. Por ser curto o conto tende a ser mais sintético, já o romance, mais analítico.
Por ser curto o conto costuma ter um núcleo de ação restrito enquanto o romance admite vários núcleos com raio de ação mais vasto, ou seja, o conto é mais versátil para temáticas que admitem um tratamento menos extenso, enquanto o romance é mais versátil para a abordagem de temas que exigem maior extensão no tratamento.
O conto, por ser mais curto, normalmente pode ser lido de uma só vez, com facilidade. Já o romance, para ser lido integralmente, sem interrupção, apresenta dificuldade para o leitor médio. Essas características tornam o conto diferenciado do romance na questão do envolvimento do leitor. No romance o contato do leitor com a narrativa é maior, mas truncado por intervalos. No conto, geralmente, a interação é mais curta, porém é realizada sem interrupção.
Existe uma dificuldade considerável em certos casos para se ter unanimidade sobre o que é um núcleo narrativo num dado romance. Noutros casos o problema é mais simples. O romance Cem Anos de Solidão, de Gabriel Garcia Marquez, por exemplo, é um caso típico de romance plurinuclear. Nesse romance os núcleos se desenvolvem em função dos personagens. Ao longo do livro o autor dedica atenção ora a um ora a outro personagem e, no final, tem-se várias biografias interligadas pelos laços familiares dos personagens.
A característica marcante da crônica moderna é o fato de ela ser redigida para publicação em jornal. Isto a condiciona em muitas de suas propriedades, tais como:
O seriado é um conjunto de narrativas ou representações com as seguintes características:
A classe dos locativos é fechada e compostas por palavras invariantes, não flexionadas. Comportam-se como…
A classe dos artigos é fechada e formada, a rigor, por um único lexema que…
A classe dos possessivos é limítrofe. Poderia ser considerada como um caso especial da classe…
Os sintagmas são as unidades formais mínimas da sintaxe, ou seja, são as unidades que…
A língua portuguesa não é para fracos. São tantos detalhes e exceções que resolvi fazer…
O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa entrou em vigor no Brasil em 1º de janeiro…