Comportamento

O pioramento genético do pit bull

Muitas pessoas reagem de forma brusca quando se deparam com animais potencialmente perigosos ao ser humano como aranhas, escorpiões e cobras. Com frequência, o humano liquida a criatura perigosa sem pestanejar e essa fúria exterminadora se estende também a animais que não oferecem risco como sapos, morcegos e lagartixas. Esse comportamento instintivo e tosco de auto defesa não é registrado, porém, diante de cães pit bull. Que eu saiba, ninguém abate pit bulls a pauladas ou tiros quando cruza com um na rua embora esses cães tenham um triste histórico de agressividade contra o ser humano.

A relação dos humanos com os cães pit bull mostra a ambiguidade do nosso comportamento. Cuidamos bem dos animais domésticos e exterminamos os perigosos, certo? Pit bulls podem ser considerados animais domésticos? O que é um animal doméstico? Um animal que convive bem com humanos sem apresentar riscos para nós, dirão. Um cão de pequeno porte e de temperamento dócil se enquadra nessa definição. Um tigre asiático decididamente não é um animal doméstico.

O pitbull parece estar no meio da escala. Se for submetido a treinamento e criado em condições favoráveis, esse cão pode ficar parecido com seus primos dóceis que fazem a alegria das crianças. Mas quem consegue criar um cão em condições favoráveis submetendo-o a rigoroso treinamento? Depois desta pergunta vamos a outra mais complexa: os admiradores da raça pitbull estão à procura de docilidade? Ouso dizer, que as características mais apreciadas dos pit bulls são justamente seu potencial agressivo, sua resistência a dor e sua tenacidade.

Muitos criadores propositalmente submetem esses animais a um condicionamento perverso que potencializa a agressividade. A história do desenvolvimento da raça nos mostra que esses animais eram criados para participar de rinhas na velha Inglaterra. Assim como no século XIX, os cães pit bulls de hoje são criados para ser o que o dono quer. E, com raras exceções, ele quer cães violentos para que o animal seja uma projeção do ego do seu dono.

Não é de hoje que o homem faz melhoramento de espécies. Entenda-se melhoramento como o trabalho de tornar uma espécie mais útil ao interesse humano. O melhoramento genético produz frangos que crescem mais rápido e porcos com menos gordura. Também produz cães mais violentos. Neste caso, seria mais correto falar de pioramento genético. O pioramento feito com os pit bulls os afastou do perfil esperado para um animal doméstico. Some a essa carga genética uma criação confinada e estressante e teremos um animal selvagem dentro de casa.

Qual é a solução para os pit bulls? Castrá-los para que percam a agressividade? Os donos não querem um cão dócil. Proibir a procriação da espécie até levá-los à extinção? Os donos vão desenvolver outras raças agressivas, talvez lançando mão da engenharia genética. O problema não é o pit bull, pobre criatura que apenas segue seus instintos. O problema é o dono.

Comportamento

Veja também: Trace o seu perfil ideológico

View Comments

  • Nem acabei de ler esta IDIOTÍCE que vc escreveu, so o primeiro paragrafo já foi suficiente para ver sua ignorância a respeito de cães. Sigo seu blog a um bom tempo e este é o primeiro texto q não consegui acabar de ler, infelizmente. Os cães sempre foram o melhor amigo do homem por um ÚNICO motivo, eles têm uma sintonia tão grando com o dono que acabam assimilando comportamentos deles. Realmente o Pit Bull é um cão de guarda super eficiente, mas isso não o tomar um animal q se tenha REPUGNÂNCIA e vontade de matar pelo simples fato dele existir. Como criador e bom conhecedor de cães lhe digo com absoluta certeza q o PINSCHER é muito agressivo q o Pit Bull, apenas não tem tamanho nem força para ser considerado 'perigoso'. Reveja seus conceitos sobre cães, conheça a raça e criadores sérios antes de julgar q uma raça merece deixar de existir pelo simples fato de vc não ter conhecido um criador q mereça criar um cão de qualquer raça q seja.

    • Desejo que um dia você aprenda a escrever em português e também que um pitbull morda a sua bunda.

      • Um bosta desses acha que pode ter controle sobre o instinto de outro animal. Controla nem a própria agressividade. Pára de usar anabolizantes Jorge.

    • Por isso que você está falando essas idiotices, cheio de perna de quem é especialista. Leu só o primeiro parágrafo e não percebeu que o autor da matéria concluiu que o animal não é agressivo, mas o problema é o dono que o condiciona dessa forma! Comeu cru!!!

  • That pitbull is scary looking hah. It just the eyes really...and the rippling mucles LAWL.

  • Essa lei é um abisurdo, onde se viu, acabar com a raça desses animais, quem fez essa lei não entende nada de genética. Acabei de crer que estamos numa ditadura pior doque as do regime militar antiga. Onde está a liberdade e o direito de criar animais domesticos? Nesse pais, só sabem proibir, proibir, e proibir. Paresse que perderam o raciocinio, estão piores que os animais!

    • O mal nessa história todas é que existem pessoas malditas que deixam o pitbull solto na rua e qualque pit bull solto ataca quem achar pela frente. raça criada em laboratório Maldita seja e quem não gostou vá tomar no aro.

  • Que burrice!
    Que palavras chulas!
    Falou o super-profissional, né! O conhecedor inquestionável de genética animal. Renomado, pesquisador!!! Não! Falou o sensionalista.
    Por favor, pare com a leitura de gibis, cadernos de culinária, bem como, de assistir notícias televisivas da estirpe desta matéria.
    De passagem, minha redação está impecável, salva a minha modéstia.

  • É lastimável esse tipo de coisa, cara tenho um Pit bull, vive na rua brincando com as crianças nunca atacou ninguém, + o incrível é q ninguém + entra na minha casa só por causa do meu Pit, monstruoso e tigrado......

    Porra essa mídia acabou com a reputação da raça, hoje o pitbull é vendido e misturado com outras raças... Há e vendido a preço de banana.....

    E outra, o animal é lindo fala a verdade, e todos os pits q vcs verem por ai mordendo os outros são tudo Pit Sem pedigree, tudo misturado, ai esta o mal!!! Misturar a raça, com uma outra qualquer isso é errado e quem paga são os Pits com Pedigree...

  • @Bruno, não acho q a mistura de raças produza uma raça mais agressiva. Isso pra mim é criação, se o dono criar um Labrador pra ser agressivo ele vai ser agressivo por mais q a raça seja considerada dócil. E boa parte da agressividade do cachorro vem do dono, é comum entre os criadores de cães se ouvir falar nisso, o cão pega a indole do dono. Se o dono é carente e manhoso o cão vai ser assim (vide Poodles). O problema do Pit Bull com certeza são os donos q em geral são pessoas mais agressivas por natureza já q o cão foi considerado muito tempo como ícone dos chamado "Pitboys", encrenqueiros conhecidos pelo Brasil a fora ...

  • Marcelo, acho que tu tem q pensar mais no que fala.
    Os pit bulls são sim muito agressivos. Quanto aos pinchers, bom, são agressivos sim, e nâo são considerados perigosos pelo tamanho, é bem verdade. Mas se pinchers aparecessem por aí atacando pessoas como alguns pit bulls já fizeram, acredito que seria uma boa idéia dar um jeito nisso.

    Acho muita pretensão sua chegar aqui dizendo-se o dono da verdade só por ser criador, chamando de idiotice o texto do post, que me pareceu bem sensato. Pit bulls são cães lindos, com um porte muito bonito e tudo o mais.Mas eles foram selecionados e cruzados para serem agressivos, violentos.

    Se essa raça é potencialmente perigosa, e o é, acredito que não devesse ser comercializado sem algum tipo de controle. Assim como não se pode comprar leopardos e leões no pet shop da esquina, acredito que não deveria ser possível comprar pit bulls.

  • @AlexandrePC realmente os Pitbulls nasceram de cruzamento genético para a melhoria da raça sim, como o Dobermann e várias outras raças. Mas não na intenção de se ter uma raça mais agressiva e violenta, e sim na intenção de um aprimoramento físico para uma determinada tarefa, como o Dobermann, ser um cão de guarda. Posso te garantir que muitos criadores descentes de Pitbulls pelo mundo inteiro tem com seus uma afinadade que nenhuma 'dondoca' tem com seu poodle, entre elas poder tirar a comida do cão de dentro da boca do mesmo sem ser, SEQUER ameaçado por ele, tamanho o respeito que o cão tem com o dono (pqno exemplo, um Rottweiller, uma das raças comparadas ao Pitbull em termos de 'agressividade' e 'violência' http://www.youtube.com/watch?v=JJqoTN5LkDs). Já os poodles .. hehehehe .. pede pra DONA tirar a comida da boca dele e me conta a reação .. tudo é criação, acredito q os poodles tbm possam ter o mesmo comportamento que um pitbull sim tudo vem da criação. O problema dos Pitbulls foi a onde maus criadores que deram fama a uma raça que não é nem de longe a mais perigosa. E acho um absurdo obrigar animais, chamados perigosos, a usar fucinheira na rua, quanto ao castramento sou radicalmente contra.
    E pra matar a curiosidade de quem estiver lendo: já fui mordido por um cão na rua sim, um poodle que estava no colo da dona enquanto conversa com as amigas e eu passei muito proximo a elas para não descer da calçada. Aí vem a pergunta quem está errado EU ou CACHORRO??? EU, CLARO, passei muito próximo a uma desconhecida sem ao menos prestar atenção ao cachorro em seu colo, o cachorro estava apenas defendendo a dona.

  • O pIt Bull é o Reflexo do dono, tenho um pit bull, que convive com mais cachorroe com meu filho e 4 gatos....Nuncaaaaaa ouve nenhum problema, ao contrario, quem fala ou é por que não tem, ou por que não soube criar, ele precisa de espaço e carinho é um cão maravilhoso.Sei o que falo por que não é o primeiro que tenho e com certeza não será o último.

  • olha eu amo pit bull nao tenho medo,os pit bull so atacam porque a gente tb agride ele por isso tem gente que tem medo de pit bull...ai si eu tivesse um filhote trataria bem dele com amor,carinho,paixao e com uniao..Xauu

Recent Posts

Colecionáveis tradicionais de série

Vamos considerar que o colecionismo é tradicional se praticado desde o século XIX. Aqui temos…

54 anos ago

Colecionáveis únicos e de séries limitadas

As coleções de itens únicos são tradicionais e se destacam as compostas por peças de…

54 anos ago

Princípios de colecionismo

O colecionismo vai além do hobby. O que são os museus, bibliotecas, midiatecas, galerias senão…

54 anos ago

Propostas impensáveis para o Brasil

Apresento algumas ideias que políticos poderiam adotar aqui no Brasil. Infelizmente, são ideias ainda fora…

54 anos ago

Moedas circulantes no mundo

No mundo atualmente há 164 padrões monetários em circulação. Alguns são adotados como padrão principal…

54 anos ago

Cem relógios de respeito

Uma seleção de relógios de pulso masculinos que valem a pena ser citados. Atenção: a…

54 anos ago