Otimização para youtubers

Algumas coisas que aprendi produzindo conteúdo para o YouTube.

Dicas sinceras para youtubers

  • Vitrine. A vitrine do seu vídeo são o título, a capa e a descrição. Capriche nelas para ganhar visibilidade.
  • Público errado. Não faça marketing para o público errado. O público errado não permanece no canal e vai derrubar seu score.
  • Capa para o público-alvo. A capa do vídeo não precisa ser chamativa como um pinheirinho de Natal. Ela deve agradar o seu público potencial. Se o canal é sobre minimalismo, capa minimalista. Se o seu vídeo é para empresários, capa sóbria.
  • Segundos iniciais. Os primeiros cinco segundos são cruciais? Ninguém faz nada em cinco segundos. As pessoas que saem nos primeiros segundos são almas penadas que erraram a porta e você não conseguiria segurá-los de qualquer forma. Sim, seja contundente no início do vídeo, mas entenda início como o primeiro minuto, talvez os primeiros minutos.
  • Duração ideal. O tempo ideal do vídeo seria o tempo médio de permanência do público? Seu vídeo tem 10 minutos, mas a retenção de público é de 5 minutos, então o vídeo deveria ter 5 minutos? Essa teoria é idiota. As pessoas abandonam o vídeo em momentos variados por motivos variados. Se a curva de retenção do vídeo é uma rampa suave descendente é o normal. Agora se tem umas quedas bruscas na curva de retenção aí é melhor analisar o que acontece no vídeo que provoca a queda brusca.
  • Legendas. O YouTube gera legendas automáticas do seu vídeo. Assim, ele consegue ler o que você está dizendo, ou seja, ele entende o que está sendo dito no vídeo.
  • Exponencial. A dinâmica do YT é exponencial e não linear. Para crescer é preciso ter viralizações frequentes. Também é preciso manter uma rampa ascendente de desempenho, ou seja, os vídeos novos têm que desempenhar melhor que os anteriores na média. Cuidado para não cair numa rampa descendente de desempenho.
  • Regularidade e quantidade. É preciso regularidade na publicação de vídeos, algo como dois ou mais vídeos semanais.
  • Limite natural. Canais tem um limite natural de crescimento que depende do tamanho do seu público potencial, da concorrência e outros fatores difíceis de controlar.
  • Vídeos longos. Vídeos 10m+ se tiverem taxa de retenção boa esses vídeos são melhores, pois geram mais horas de exibição para o canal.
  • Tema aberto. Canais com temática aberta são problema. O algoritmo gosta que você foque em um nicho bem específico. Se você varia os temas dilui sua relevância e autoridade para o algoritmo.
  • Sofisticação. Canais sofisticados são problema por uma razão simples: há poucas pessoas sofisticadas. Então pense bem antes de usar linguagem mais complexa, tratar de temas mais difíceis etc.
  • Antissistema. Canais antissistema são problema. O YouTube não gosta de canais que vão contra o consenso esquerdista progressista globalista.

Tipos de canal YT

Tenha uma ideia clara sobre o tipo de canal que você quer produzir. Cada tipo de canal requer uma estratégia diferente. Veja algumas possibilidades.

  • Conteúdo buscado. Conteúdo de referência, educacional, dicas atemporais, como fazer etc. Nesse caso, a audiência virá com o tempo, à medida que o canal é exibido nos resultados de busca.
  • Comunidade. A maioria dos espectadores são inscritos engajados. Nesse caso, à audiência está ligada à conexão entre você e o público, sem depender de buscas, de temas do momento ou de foco em um nicho estreito.
  • Atualidades. A maioria dos acessos virá dos conteúdos recentes. Explorar os assuntos do momento é vital e os vídeos perdem quase toda a audiência depois do boom inicial.
  • Variedades de nicho. A ideia é produzir para as fãs de determinado tema explorando-o exaustivamente.

Números importantes de um canal YouTube

A ideia é manter todos os números a seguir altos.

  • Tempo de exibição geral do canal.
  • Duração média da visualização por vídeo em minutos.
  • Duração média de visualização por vídeo em %.
  • Duração da sessão. Quanto tempo um mesmo usuário permanece no canal.
  • Comentários.
  • Compartilhamentos.
  • Likes e dislikes. Dizem que o dislike conta como engajamento e beneficia o canal.
  • Visualizações.
  • Inscritos.
  • Notificações ativadas.
  • Impressões. Quantas vezes as capas dos vídeos são mostradas para o público.
  • Taxa de cliques em impressões.
  • Visitantes únicos.
  • Visualizações por visitante. Quantos vídeos do canal o usuário assiste.

Quanto de influência você exerce no YT?

Embora o número de inscritos não seja um bom indicador da influência de um canal, de modo geral, é o número mais chamativo e divulgado quando se fala em alcance do youtuber. Então, considere essas faixas como parâmetro:

  • Nano influenciador:1.000 até 10.000 inscritos.
  • Influenciador bronze: 10.000 a 100.000 inscritos.
  • Influenciador prata: 100.000 a 1.000.000 de inscritos.
  • Influenciador ouro: mais de 1.000.000 de inscritos.

Como medir a saúde do canal

Alguns indicadores da saúde de um canal:

  • Viralizações frequentes.
  • Taxa de cliques: 10%+ entre usuários engajados, 3 a 4% em público amplo.
  • Retenção de público: 50%+ entre usuários engajados, 40 a 50% em público amplo.
  • Captação de inscritos por vídeo: 1 a 3%+.
  • Taxa de likes: 20%+ entre usuários engajados, 10%+ em público amplo.
  • Taxa de comentários: 2%+ entre usuários engajados, 1%+ em público amplo.
  • Relação inscritos/não inscritos: um pouco acima de um.
  • Relação novos/recorrentes. Um pouco acima de um.
  • Horas exibidas: o indicador mais importante.
  • Permanência no canal na sessão. Ideal que o usuário veja 3+ vídeos do canal na sessão.
  • Relação visualizações/usuários únicos: 2+ usuários veem mais de um vídeo do canal.
  • Espectadores únicos/recorrentes. Valor baixo em torno de 2 indica público fiel.

Passo a passo para criar um canal de YouTube

Antes de criar

  1. Defina os objetivos do canal.
  2. Crie uma pauta para no mínimo 6 meses.
  3. Crie o vídeo de apresentação.
  4. Grave três vídeos iniciais para formar uma reserva.
  5. Crie arte do canal.
  6. Crie ícone do canal.
  7. Crie marca d’água do canal.
  8. Crie o canal.
  9. Configure o canal no YT Studio. (tags, categoria, Sobre, etc)

Estrutura técnica a ser pensada antes de iniciar o canal

  1. Captação de áudio.
  2. Captação de vídeo.
  3. Locação.
  4. Iluminação.
  5. Software de edição de vídeo.
  6. Software de edição de imagens.

Para criar um vídeo

  1. Defina o tema e proposta.
  2. Pesquise informações.
  3. Reúna materiais de apoio (imagens, dados, mídias etc).
  4. Escreva o roteiro.
  5. Faça ensaios.
  6. Prepare a locação do vídeo.
  7. Grave.
  8. Edite o vídeo.
  9. Defina título e descrição.
  10. Prepare a capa.
  11. Suba o vídeo.
  12. Ajuste legendas.
  13. Acompanhe o desempenho inicial do vídeo e edite título, descrição e capa se necessário.
  14. Divulgue em redes sociais, sites, etc.
  15. Responda comentários.

Sua opinião me interessa