Algumas coisas que aprendi produzindo conteúdo para o YouTube.
Dicas sinceras para youtubers
- Vitrine. A vitrine do seu vídeo são o título, a capa e a descrição. Capriche nelas para ganhar visibilidade.
- Público errado. Não faça marketing para o público errado. O público errado não permanece no canal e vai derrubar seu score.
- Capa para o público-alvo. A capa do vídeo não precisa ser chamativa como um pinheirinho de Natal. Ela deve agradar o seu público potencial. Se o canal é sobre minimalismo, capa minimalista. Se o seu vídeo é para empresários, capa sóbria.
- Segundos iniciais. Os primeiros cinco segundos são cruciais? Ninguém faz nada em cinco segundos. As pessoas que saem nos primeiros segundos são almas penadas que erraram a porta e você não conseguiria segurá-los de qualquer forma. Sim, seja contundente no início do vídeo, mas entenda início como o primeiro minuto, talvez os primeiros minutos.
- Duração ideal. O tempo ideal do vídeo seria o tempo médio de permanência do público? Seu vídeo tem 10 minutos, mas a retenção de público é de 5 minutos, então o vídeo deveria ter 5 minutos? Essa teoria é idiota. As pessoas abandonam o vídeo em momentos variados por motivos variados. Se a curva de retenção do vídeo é uma rampa suave descendente é o normal. Agora se tem umas quedas bruscas na curva de retenção aí é melhor analisar o que acontece no vídeo que provoca a queda brusca.
- Legendas. O YouTube gera legendas automáticas do seu vídeo. Assim, ele consegue ler o que você está dizendo, ou seja, ele entende o que está sendo dito no vídeo.
- Exponencial. A dinâmica do YT é exponencial e não linear. Para crescer é preciso ter viralizações frequentes. Também é preciso manter uma rampa ascendente de desempenho, ou seja, os vídeos novos têm que desempenhar melhor que os anteriores na média. Cuidado para não cair numa rampa descendente de desempenho.
- Regularidade e quantidade. É preciso regularidade na publicação de vídeos, algo como dois ou mais vídeos semanais.
- Limite natural. Canais tem um limite natural de crescimento que depende do tamanho do seu público potencial, da concorrência e outros fatores difíceis de controlar.
- Vídeos longos. Vídeos 10m+ se tiverem taxa de retenção boa esses vídeos são melhores, pois geram mais horas de exibição para o canal.
- Tema aberto. Canais com temática aberta são problema. O algoritmo gosta que você foque em um nicho bem específico. Se você varia os temas dilui sua relevância e autoridade para o algoritmo.
- Sofisticação. Canais sofisticados são problema por uma razão simples: há poucas pessoas sofisticadas. Então pense bem antes de usar linguagem mais complexa, tratar de temas mais difíceis etc.
- Antissistema. Canais antissistema são problema. O YouTube não gosta de canais que vão contra o consenso esquerdista progressista globalista.
Tipos de canal YT
Tenha uma ideia clara sobre o tipo de canal que você quer produzir. Cada tipo de canal requer uma estratégia diferente. Veja algumas possibilidades.
- Conteúdo buscado. Conteúdo de referência, educacional, dicas atemporais, como fazer etc. Nesse caso, a audiência virá com o tempo, à medida que o canal é exibido nos resultados de busca.
- Comunidade. A maioria dos espectadores são inscritos engajados. Nesse caso, à audiência está ligada à conexão entre você e o público, sem depender de buscas, de temas do momento ou de foco em um nicho estreito.
- Atualidades. A maioria dos acessos virá dos conteúdos recentes. Explorar os assuntos do momento é vital e os vídeos perdem quase toda a audiência depois do boom inicial.
- Variedades de nicho. A ideia é produzir para as fãs de determinado tema explorando-o exaustivamente.
Números importantes de um canal YouTube
A ideia é manter todos os números a seguir altos.
- Tempo de exibição geral do canal.
- Duração média da visualização por vídeo em minutos.
- Duração média de visualização por vídeo em %.
- Duração da sessão. Quanto tempo um mesmo usuário permanece no canal.
- Comentários.
- Compartilhamentos.
- Likes e dislikes. Dizem que o dislike conta como engajamento e beneficia o canal.
- Visualizações.
- Inscritos.
- Notificações ativadas.
- Impressões. Quantas vezes as capas dos vídeos são mostradas para o público.
- Taxa de cliques em impressões.
- Visitantes únicos.
- Visualizações por visitante. Quantos vídeos do canal o usuário assiste.
Quanto de influência você exerce no YT?
Embora o número de inscritos não seja um bom indicador da influência de um canal, de modo geral, é o número mais chamativo e divulgado quando se fala em alcance do youtuber. Então, considere essas faixas como parâmetro:
- Nano influenciador:1.000 até 10.000 inscritos.
- Influenciador bronze: 10.000 a 100.000 inscritos.
- Influenciador prata: 100.000 a 1.000.000 de inscritos.
- Influenciador ouro: mais de 1.000.000 de inscritos.
Como medir a saúde do canal
Alguns indicadores da saúde de um canal:
- Viralizações frequentes.
- Taxa de cliques: 10%+ entre usuários engajados, 3 a 4% em público amplo.
- Retenção de público: 50%+ entre usuários engajados, 40 a 50% em público amplo.
- Captação de inscritos por vídeo: 1 a 3%+.
- Taxa de likes: 20%+ entre usuários engajados, 10%+ em público amplo.
- Taxa de comentários: 2%+ entre usuários engajados, 1%+ em público amplo.
- Relação inscritos/não inscritos: um pouco acima de um.
- Relação novos/recorrentes. Um pouco acima de um.
- Horas exibidas: o indicador mais importante.
- Permanência no canal na sessão. Ideal que o usuário veja 3+ vídeos do canal na sessão.
- Relação visualizações/usuários únicos: 2+ usuários veem mais de um vídeo do canal.
- Espectadores únicos/recorrentes. Valor baixo em torno de 2 indica público fiel.
Passo a passo para criar um canal de YouTube
Antes de criar
- Defina os objetivos do canal.
- Crie uma pauta para no mínimo 6 meses.
- Crie o vídeo de apresentação.
- Grave três vídeos iniciais para formar uma reserva.
- Crie arte do canal.
- Crie ícone do canal.
- Crie marca d’água do canal.
- Crie o canal.
- Configure o canal no YT Studio. (tags, categoria, Sobre, etc)
Estrutura técnica a ser pensada antes de iniciar o canal
- Captação de áudio.
- Captação de vídeo.
- Locação.
- Iluminação.
- Software de edição de vídeo.
- Software de edição de imagens.
Para criar um vídeo
- Defina o tema e proposta.
- Pesquise informações.
- Reúna materiais de apoio (imagens, dados, mídias etc).
- Escreva o roteiro.
- Faça ensaios.
- Prepare a locação do vídeo.
- Grave.
- Edite o vídeo.
- Defina título e descrição.
- Prepare a capa.
- Suba o vídeo.
- Ajuste legendas.
- Acompanhe o desempenho inicial do vídeo e edite título, descrição e capa se necessário.
- Divulgue em redes sociais, sites, etc.
- Responda comentários.
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- Convivendo com o Google ao produzir conteúdo
- A arte de escrever em tempos de Internet
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- Otimização para sites WordPress.