Bombril é ecológico?

No passado, eu vi na TV uma campanha publicitária em que faziam uma comparação ambiental entre a esponja de aço Bombril e as esponjas sintéticas. O milenar garoto propaganda Carlos Moreno alertava que o Bombril é ecológico, ao contrário das esponjas sintéticas que, além de não serem biodegradáveis, acumulam bactérias. A propaganda foi retirada do ar por decisão do CONAR que acatou as queixas de alguns fabricantes de esponjas sintéticas.

Não existe produto absolutamente ecológico. O adjetivo ecológico é sempre relativo e só podemos dizer que um produto é mais ecológico que outro. Imagine dois carros da mesma marca e modelo: um abastecido com etanol e outro com gasolina. O carro que roda com etanol é o mais ecológico e pronto, mas ambos perdem de longe para uma bicicleta quando o assunto é impacto ambiental.

Bombril prós e contras

Estamos entrando em uma era ecológica e quando sai às compras o consumidor deve se questionar diante da gôndola do supermercado: levo este ou aquele? Qual é o mais ecológico? Considerando esses pontos de vista é aceitável que o fabricante do Bombril divulgue seu produto como mais ecológico do que o produto similar que disputa o mercado com ele.

Antes de sairmos em disparada ao supermercado para comprar Bombril Eco, porém, vamos pôr uns pingos nos is. O Bombril é feito de aço; sua fabricação consome energia e recursos naturais e sua embalagem é de plástico. Na propaganda do Bombril Eco é mostrada de um lado uma embalagem do produto e do outro uma pilha de esponjas sintéticas velhas sugerindo que as quantidades se equivalem. É bem provável que uma esponja plástica dure mais que um pacote de Bombril.

Além disso, quando o assunto é esponja, nossas possibilidades de escolha não se resumem à disputa milionária entre a esponja de aço e a sintética. A velha esponja de bucha vegetal usada pelas nossas avós está de volta; é eficiente, durável, renovável, higiênica e biodegradável.

Eco-consumo

Minimalismo raiz x minimalismo Nutella

2 pensou em “Bombril é ecológico?

Sua opinião me interessa