Mitos ambientais: morar na chácara é ecológico

Morar na chácara é o sonho de muita gente. Uma propriedade ampla com muito verde longe da agitação urbana; uma casa rústica, mas confortável; animais circulando pelo pátio e hábitos saudáveis de vida. Estamos falando de uma propriedade nos limites do perímetro urbano com área ampla usada principalmente como moradia. A chácara é muito boa para quem mora nela, mas e para o meio ambiente? Não está claro para a maioria que o morador de chácara pode ter um impacto ambiental bem mais alto do que o habitante de apartamento no centro da metrópole.


Veja também: Simulador de consumo de energia em Excel

Baixe a planilha e faça um cálculo preciso do consumo de energia elétrica em sua casa. Download Assista ao vídeo e veja como usar a planilha.

Vamos explicar: imagine que o morador do apartamento vai a pé para o trabalho e resolve todas as suas necessidades nas imediações do apartamento em que mora enquanto que o chacareiro faz longos deslocamentos diários de carro para chegar ao serviço e resolver seus compromissos. Talvez no condomínio de apartamentos haja coleta seletiva avançada do lixo, enquanto que na chácara sequer haja coleta da prefeitura. Quem sabe o chacareiro não tenha muita consciência ecológica e faça coisas como derrubar árvores nativas enquanto que o morador de apartamento fica bem longe delas. Analisando friamente, morar na chácara tem a ver com qualidade de vida e pouco com preservação do ambiente. Tudo depende da postura de quem mora nela. Um predador ambiental é mais perigoso morando na chácara do que no apartamento.

Autor: Radamés

Engenheiro curitibano pela UFPR, professor e produtor de conteúdos e ferramentas educacionais para a Internet.

5 pensamentos em “Mitos ambientais: morar na chácara é ecológico”

  1. Tudo depende da postura de quem mora nela.Esse é o detalhe.Prá quem pretende morar em uma zona rural tem que considerar tudo que foi dito por você,mas á exceções,como eu,pretendo mudar-me para uma chácara,já sou aposentado,não vou precisar me locomover todos os dias do local,lixo é questão de consciencia,todo material organico pode ser transformado em adubo,materias reciclaveis pode ser armazenado e enviado para quem trabalha com reciclaveis,não é tão caro pagar um frete para leva-lo até seu destino,sedo que será poucas vezes ao mês,pelo menos prá mim,que será só eu e minha esposa,dependendo do local que eu comprar pode haver até a necessidade de reflorestar,e plantamdo arvores frutiferas alimentará varias espécies de animais que já estão quase em extinção,essa é minha opinião,a grande maioria das pessoas que criticam morar no campo são pessoas que não tem condições de tal previlégio,precisam estudar,trabalhar,enfim,se estabelecer na vida,ou então porque não gostam de muito sossego,,abraçossssss,

    1. Marcos,

      Você sintetizou bem a questão. O cidadão que quer morar na chácara tem que ter uma consciência ambiental bem mais desenvolvida do que quem mora na cidade.

  2. é exatamente o contrário, tudo o que usado ou consumido pelos moradores da cidade é transportado por veículos. se vai comprar um tomate ou comer um frango, tanto o tomate quanto o frango vieram através de motores poluentes até chegar na boca do cidadão. Suponhamos que mesmo que o chacareiro queime o lixo nao organico, o lixo de quem mora na cidade, às toneladas, podem até ser reaproveitadas, mas antes disso o caminhao que os coleta passou a noite inteira emitindo co2 até chegar no depósito.

    1. Na verdade independente de onde se more, o que interessa é a consciencia do morador. A verdade é que quem está na chácara tem maior controle sobre as coisas, enquanto quem mora em apartamento depende mais de situações como as citadas acima.

  3. Boa noite!

    Com todo o respeito, mas tudo que você falou não tem nenhum sentido, pois o morador do apartamento é tão preguiçoso que se ti pudesse ele entrava dentro da padaria de carro.

    O homem do campo não é mais o mesmo, e a televisão, a internet entre outras mídias, já o alcançaram, e estão muito mais consciente do que nós que ainda precisamos de pagar multa porque jogamos o lixo ao lado da lata, ao invés de jogar dentro da lata de lixo.
    Algumas cidades fazem a reciclagem, mas o caminhão de lixo recolhe tudo sem separar, ou seja perdemos um tempo danado e eles misturam lixo orgânico com outros tipos de lixo, ou seja ainda temos que caminhar muito para criticar o homem do campo.

Sua opinião me interessa