Socorro, tenho um tablet

Os tablets são o sonho de consumo da vez, mas tenho visto que eles não são uma unanimidade, principalmente entre os profissionais de Informática, que teoricamente seriam entusiastas das inovações tecnológicas digitais. Já ouvi comentários do tipo: “Belo brinquedinho esse tablet, mas para trabalho prefiro meu velho PC.” A resistência dos saudosistas do PC-Windows contra os tablets seria uma rabugice de quem tem preguiça de se adaptar ou faz sentido? Quando comecei a usar tablets tropecei em várias pequenas pedras e como neste blog tento ensinar para aprender vou comentar algumas das minhas dificuldades com as tabuinhas. Não sou ingênuo a ponto de acreditar na existência de interfaces intuitivas. Em Informática tudo é uma questão de aprender novas convenções e mudar de hábitos. Não vamos nos iludir, porém que os tablets estejam maduros para substituir os PCs em todas as suas funcionalidades. Aliás, não foi para isso que foram criados. No futuro, mudaremos de dispositivo várias vezes durante o dia, escolhendo o mais adequado para cada necessidade. Vamos começar pelas funções executadas de forma diferente no novo suporte.

  • CTRL+ALT+DEL. A maioria das dificuldades de quem começa a usar tablets vem da ausência do teclado físico. Felizmente, os tablets extinguiram o CTRL+ALT+DEL, comando difícil de executar com uma só mão. Para desbloquear um tablet existem várias opções. A mais simples é deslisar o botão de desbloqueio pela tela, mas cuidado com essa comodidade insegura. Nos dispositivos móveis é padrão gravar todas as senhas para comodidade do usuário. Se um estranho tiver acesso ao tablet poderá fazer uma farra com seus dados e, por isso, é melhor configurar um desbloqueio mais seguro. Use senha, reconhecimento biométrico ou ligar pontos na tela com o dedo.
  • Menu Iniciar. As aplicações disponíveis em um tablet são exibidas na tela inicial sob forma de ícones. Lembre que a tela inicial é comprida na horizontal e basta deslizá-la para esquerda e direita. No iPad, é possível criar grupos de ícones que lembram as pastas do menu Iniciar do Windows. Faça assim: mantenha o dedo sobre um ícone até que ele comece a tremer. Em seguida, arraste-o até o outro ícone que você quer agrupar. Será criado um grupo. Depois disso, é só arrastar os demais ícones para o grupo.
  • Barra de tarefas. Para saber quais aplicações estão ativas em um iPad dê duplo clique no botão frontal do aparelho. Se preferir, deslize com quatro dedos para cima a base da tela inicial. Em tablets Android há várias possibilidades: Em alguns casos, basta manter o botão liga/desliga pressionado por instantes e selecionar Aplicações recentes no menu. Tente também, manter o botão Home pressionado por instantes. Alguns usuários de Android preferem instalar gerenciadores para controlar as aplicações ativas.
  • Botão direito do mouse. Nos tablets, algumas funções do botão direito podem ser alcançadas mantendo o dedo sobre a tela por instantes para chamar o menu de contexto.
  • Minimizar programa. Para minimizar um aplicativo no iPad faça o movimento de juntar os quatro dedos na tela. Se você pressionar o botão frontal do iPad o resuultado é o mesmo. No Android, toque o botão home.
  • Alternar entre programas. No iPad, deslize quatro dedos pela tela na horizontal. Com isso, você vai passar de uma aplicação ativa para outra.
  • Fechar programas. Em tablets não é preciso fechar aplicativos. Deixe por conta do sistema operacional fechar os aplicativos menos usados quando ele achar necessário. Assim, os aplicativos que você usa mais estarão semre carregados na memória. Mas se você é teimoso e quer fechar os aplicativos ociosos porque no Windows era bom fazer isso instale um gerenciador de aplicações e mantenha seus apps na rédea curta.
  • SHIFT e CAPS LOCK. Para digitar uma letra maiúscula, o teclado virtual tem tecla SHIFT (seta para cima). Em início de frases, o sistema se encarrega gentilmente de pressionar SHIFT por você. Para fixar as maiúsculas toque duas vezes a tecla SHIFT. Dois toques novamente desligam as maiúsculas.
  • Acentos e cedilha. Encontre vogais acentuadas e o cê cedilha no teclado virtual do tablet mantendo o dedo sobre a letra básica por alguns instantes.
  • Caracteres especiais. Os teclados virtual tem uma camada para letras, outra numérica e uma para caracteres extras.Os caracteres tradicionais do teclado físico como # $ % & estão lá. Mantendo o dedo sobre a tecla básica surgem as variações.
  • Print Screen. Para gerar uma imagem da tela do iPad pressione o botão liga/desliga e em seguida o botão frontal do aparelho.
  • Selecionar, recortar, copiar e colar. Quando estiver visualizando páginas de Internet ou documentos de texto em um tablet, toque na tela por instantes para que apareça a área de seleção. Arraste as alças da área para definir a seleção e depois toque o comando desejado.
  • Suspender, hibernar e desligar. No PC, suspender é colocar a máquina em baixo consumo de energia e hibernar é desligá-la memorizando informações para restabelecer a área de trabalho do mesmo jeito que foi deixada antes do desligamento. Nos tablets essas funcionalidades são padrão, basta um toque no botão liga-desliga para que eles entrem ou saiam do modo suspenso. O iPad conta com um charme a mais: Basta levantar a capa magnética para o aparelho voltar ao estado ativo. Alguém desliga tablets? Considerando o baixo consumo dessas engenhocas, creio que só pessoas metódicas lembram de desligá-los.

Tablets não resolvem todas as paradas. No próximo post vamos falar de tarefas que só um PC dá conta.

Veja também: Controle financeiro em Excel


Controle suas finanças pessoais e familiares com esta planilha registrando suas despesas, receitas e investimentos. Crie planos de contas, agende lançamentos periódicos, analise os dados em gráficos e economize tempo. Faça o download grátis.

2 thoughts on “Socorro, tenho um tablet

  1. Thais 26/07/2016 at 20:44

    Ola, como faço para configurar o botão esquerdo do tablet samsung? Por exemplo, quando utilizo o power point e ao clicar com o lado esquerdo não aparecem as opções “colar, copiar, recortar, etc” como é de costume no computador, e sim o retorno da pagina. Help me =/ (estou acostumada a fazer desse jeito e preciso de agilidade). Obrigada

  2. Leticia 04/01/2015 at 13:51

    Ótimo post 😀

Sua opinião me interessa