Calcule a sensação térmica no Excel

Você já deve ter visto a moça da previsão do tempo anunciar que a temperatura em um dia frio alcançou 5 graus Celsius, mas com sensação térmica de 1 grau. Em dias quentes ela pode ter falado em temperatura de 30 graus com sensação térmica de 35 graus. Afinal, por que ocorre diferença entre a temperatura ambiente e a sensação térmica?

Baixe a planilha a seguir e calcule no Excel a sensação térmica para várias condições climáticas. Ela funciona tanto para dias frios como para dias quentes.

Ou baixe a versão desbloqueada grátis na área de Downloads para usuários cadastrados.

Assista ao vídeo e veja como se calcula a sensação térmica usando o Excel.

O que é sensação térmica?

Nosso corpo troca energia térmica com o ambiente. Nos dias frios, quando perdemos energia para o ambiente temos sensação de frio. Nos dias quentes nosso organismo quer liberar energia térmica para o ambiente para se resfriar e se encontra dificuldade para fazer essa transferência de energia ficamos com sensação de calor. A transferência de energia térmica do nosso corpo para o ambiente é influenciada por vários fatores; o principal deles é a temperatura ambiente, mas temos que considerar também a velocidade do vento, a umidade relativa do ar, a insolação e algumas coisas mais. Uma realidade é caminhar ao ar livre em um dia frio sem vento, outra coisa é fazer a caminhada na mesma temperatura contra um vento forte. Com vento a sensação de frio é bem mais intensa. Por outro lado, enfrentar um dia quente com umidade relativa do ar baixa é mais tranquilo do que enfrentar a mesma temperatura sob umidade alta. A umidade do ar elevada dificulta a evaporação do suor e, por consequência, dificulta a refrigeração do nosso corpo.

Sensação térmica de frio

Feitas as considerações iniciais vamos explicar o que é a medida da sensação térmica que está bastante popularizada na mídia. Sensação térmica é uma temperatura equivalente que produz o mesmo efeito de transferência de calor em nosso organismo. Nos dias frios, o fator decisivo para a sensação térmica de frio é a velocidade do vento. Quando dizemos que a temperatura está em 5 graus, com sensação térmica de um grau, entenda-se que a sensação de frio de uma caminhada a cinco graus no vento local equivale à mesma caminhada a um grau, mas sem vento. Nos dias quentes o fator determinante para a sensação de calor é a umidade relativa do ar. Dizer que a temperatura estava em 30 graus com sensação de 35 graus significa que nosso organismo reage da mesma maneira em uma temperatura de 30 graus em ambiente úmido ou então enfrentando 35 graus com umidade ideal.

Sensação térmica de calor

Índice de resfriamento x índice de calor

Para o cálculo de sensação térmica adotamos duas fórmulas diferentes: uma para os dias frios e outra para os dias quentes. Os meteorologistas consideram que temos frio quando a temperatura fica abaixo de 10 graus Celsius. Nesse caso, calculamos o índice de resfriamento baseados na temperatura e velocidade do vento. São considerados quentes os dias em que a temperatura fica acima de 27 graus Celsius. Para os dias quentes usamos a fórmula do índice de calor que se baseia na temperatura ambiente e umidade relativa do ar.

Mas e aquelas temperaturas entre 10 e 27 graus Celsius? Estas são consideradas amenas pelos meteorologistas, que não se preocuparam em inclui-las no cálculo de sensação térmica, nem de frio, nem de calor. Em nossa planilha, porém, fizemos uma simplificação e consideramos que está frio nas temperaturas abaixo de 20 graus e quente quando acima de 20 graus Celsius. Fica o aviso para não levar a sério alguns resultados inesperados que podem acontecer nessa faixa de temperaturas amenas.

 


Veja também: Calendário permanente em Excel

Este calendário vai de 1900 a 2100 e traz feriados, fases da lua, datas comemorativas, estações do ano, horário de verão e algumas coisas mais. Baixe a planilha gratuitamente no link abaixo.

Assista ao vídeo para saber como a planilha funciona.

 

Comente com Facebook

Sua opinião me interessa