Gerenciamento de senhas com Excel

Armazene suas senhas em uma planilha criptografada e proteja seus dados. Faça o download grátis.

Como gerenciar suas senhas

Em nosso dia a dia as senhas vão se acumulando e chega uma hora em que a quantidade ultrapassa os limites do razoável. Eu mesmo tenho mais de 50 senhas ativas e umas dez são senhas críticas. Quando isso acontece é hora de adotar uma estratégia de gerenciamento de senhas. Siga as dez dicas a seguir para cuidar bem de seu pacote de senhas.

Separe o pessoal do profissional

Não misture a vida pessoal com a profissional. Cuide separadamente das senhas pessoais sem mistura-las com as senhas de uso profissional. Se você trabalha com informações sensíveis, principalmente, torna-se uma pessoa visada, o que é um motivo adicional para separar seu gerenciamento de senhas. Nesse post vamos focar nas senhas pessoais. Para as senhas profissionais siga as orientações da sua empresa.

Crie senhas seguras

Você deve conhecer algumas regras para criar senhas seguras. Aqui neste blog você encontra posts com dicas para a criação de senhas seguras e fortes. Quanto mais importante a senha mais forte ela deve ser.

Não repita senhas e padrões

Não adianta criar uma senha forte se você usa a mesma senha para todos os serviços. Não repita a senha nem o padrão para cria-la. Por exemplo: se você usar as senhas áries, capricórnio e sagitário, fica claro para o hacker que o seu padrão de criação se baseia nos signos do zodíaco.

Crie dois arquivos digitais para anotar suas senhas

Não confie apenas na memória. Anote suas senhas em arquivos digitais. Um para as senhas críticas e outro para as senhas corriqueiras. Por que dois? Porque o nível de segurança das senhas críticas (que envolvem valores e dados importantes) vai ser maior que o adotado para as senhas de menor importância.

Imprima as listas de senhas e guarde em local seguro

Não fique dependente apenas de soluções digitais. Lembre-se que nenhum hacker consegue hackear papel. Obviamente, é preciso guardar a lista impressa em local seguro.

Criptografe seus arquivos de senhas

Para maior segurança, guarde sua lista digital de senhas criptografada. Mesmo que alguém consiga acessa-la não vai quebrar o seu sigilo. Você pode baixar a planilha disponível neste post. Ela criptografa seus dados e só pode ser acessada com uso da chave mestra.

Assista ao vídeo para ver como funciona a planilha.

Anote sua chave mestra em local seguro não digital

Se você criptografar sua lista de senha com uma senha mestra deve anota-la em local seguro, mas não em meio digital.

Guarde a lista de senhas críticas em pasta local

O arquivo com suas senhas críticas deve ficar em uma pasta local, ou seja, longe da rede e fora da nuvem. Prefira guardar o arquivo em um pendrive ou HD externo. O backup também deve ser feito longe de redes e da nuvem.

Guarde a lista de senhas corriqueiras na nuvem

As senhas corriqueiras não exigem nível de segurança extremo e podem ficar na nuvem, desde que criptografadas. Isso traz comodidade em viagens ou para acessar em diferentes dispositivos.

Use dupla verificação e método de recuperação

Dupla verificação é usar um segundo método de acesso ao serviço além da senha principal. Bancos fazem isso como padrão. Se você acessar o internet banking no notebook, provavelmente terá que informar em seguida o código enviado para seu smartphone. Os grandes serviços de Internet oferecem dupla verificação. Sempre que disponível adote essa prática que eleva sua segurança.

O método de recuperação é uma solução para restabelecer o acesso caso você perca a senha principal. Serviços como o Facebook oferecem método de recuperação. Geralmente é um código que você recebe e guarda para usar nas emergências.

Os quatro lugares para guardar suas senhas

Para uma segurança forte guarde suas senhas em quatro dispositivos diferentes. São eles:

  • Cérebro. Memorizar as senhas é seguro, mas não muito confiável.
  • Lista impressa. Inacessível a hackers.
  • Arquivo criptografado. A forma digital de guardar senhas.
  • Backup criptografado. Para se proteger contra perda de dados.

Veja também: Controle financeiro em Excel


Controle suas finanças pessoais e familiares com esta planilha registrando suas despesas, receitas e investimentos. Crie planos de contas, agende lançamentos periódicos, analise os dados em gráficos e economize tempo. Faça o download grátis.

Sua opinião me interessa