Básico

A evolução da Informática

O computador que conhecemos hoje é uma máquina programável que processa informações. O caminho percorrido para chegar até o estágio de desenvolvimento em que estamos começou com a criação das primeiras máquinas de calcular. Vamos ver alguns fatos marcantes na história da Informática.

500 a.C.Ábaco: O ábaco é um instrumento simples, composto por um quadro com varetas e contas coloridas. Utilizado desde a antiguidade, inicialmente por mercadores babilônicos, o ábaco permite fazer rapidamente cálculos aritméticos.
1614Logaritmos e régua de cálculo: O matemático escocês John Napier cria a teoria dos logaritmos e as tabelas de logaritmos. Estas tabelas servem de base para que Wiliam Oughtred crie a régua de cálculo.
1642Calculadora de Pascal: O matemático francês Blaise Pascal começa a construir sua máquina de calcular. Ela é composta por rodas dentadas. O usuário disca os números nas rodas dentadas para realizar os cálculos.
1672Calculadora de Leibniz: 1672. O matemático alemão Gottfried Leibniz aperfeiçoa a calculadora de Pascal facilitando as operações de multiplicação e divisão.
1822Máquinas de Babbage: Século XIX. O matemático britânico Charles Babbage, considerado o pai da Informática, começa a trabalhar no projeto de uma máquina diferencial e de uma máquina analítica. Por razões diversas suas máquinas não chegam a ser construídas. Os projetos, todavia, servem de base a pesquisadores que vem depois para o desenvolvimento dos computadores modernos.

Babbage

1848Álgebra booleana: Uma das maiores contribuições para a História da Informática não é uma máquina, mas uma teoria matemática. O matemático inglês George Boole desenvolve a chamada álgebra booleana que cria a base teórica para todo o desenvolvimento posterior da Informática.
1890Computador mecânico de cartões: 1890. Hermann Hollerith desenvolve o primeiro computador mecânico para acelerar os trabalhos do censo americano de 1890. A máquina de Hollerith lê os cartões perfurados usados no recenseamento. A empresa de Hollerith em 1924 se torna a IBM (Internacional Business Machines).

Hermann Hollerith

1938Teoria da Informação: 1938. O matemático americano Shannon publica uma tese que mais tarde será conhecida como Teoria da Informação. A partir da Teoria da Informação ficou demonstrado que a melhor maneira de processar dados é utilizando o sistema binário de contagem.
1943Mark I: O Mark I é desenvolvido em projeto conjunto da Marinha Americana com a IBM, chefiado pelo americano Howard Aiken. O Mark I é considerado o primeiro computador moderno. Trabalha com cartões perfurados e relês elétricos. Em um dia faz cálculos que antes levavam seis meses.

Aiken e o Mark I

1945ENIAC: O exército americano quer uma máquina que faça complexos cálculos balísticos. John Mauchly e J. Presper Eckert apresentam o projeto de uma máquina com válvulas eletrônicas. Em 1945 começa a funcionar o ENIAC (Eletronical Numerical Integrator and Computer). O ENIAC mede 5,5m de altura por 25m de comprimento e pesa 30 toneladas.

ENIAC

1947Transistor: A equipe da empresa Bell Labs, chefiada pelo americano Willian Shockley desenvolve o primeiro transistor. A invenção do transistor substitui as válvulas, servindo de base para a criação dos circuitos integrados e mais tarde, dos modernos processadores.
1951UNIVAC: Os desenvolvedores do Mark I, Mauchly e Eckert lançam o primeiro computador comercial. O UNIVAC (Universal Automatic Computer) era eletrônico e armazenava dados em fitas magnéticas. Este computador foi produzido pela empresa Remington Rand. O primeiro comprador foi o Departamento Americano do Censo de 1951.

UNIVAC

1957FORTRAN: O americano John Backus apresenta a primeira linguagem de alto nível para computadores, o FORTRAN. Depois dela surgem o COBOL, ALGOL, LISP e Pascal.
1959Circuito integrado: É proposto originalmente pelo inglês G.W. Dummer em 1952. É patenteado em 1959 por Jack St Clair Kilby da Texas Intruments. O circuito integrado utiliza transistores alojados em pequenas cápsulas de material semicondutor. Circuitos eletrônicos imensos passam a ser compactados em pequenos chips.
1964IBM 360: A IBM, líder na fabricação de computadores comerciais, lança a família de computadores 360. A família 360 é chamada de terceira geração e torna-se um marco da indústria. Utiliza o conceito de multitarefa, emulação de outros computadores e de compatibilidade.

IBM 360

1969ARPANET: Quatro universidades americanas interligam seus computadores em rede A partir desta rede chamada ARPANET nasce a Internet.
1971Chip programável: O americano Ted Hoff, da empresa Intel, desenvolve o primeiro chip programável, o 4004. Este chip abre o caminho para os processadores atuais.
1975Altair: O americano Edward Roberts lança o primeiro computador popular, o Altair. O kit para montagem do Altair custa cerca de 500 dólares e utiliza o processador 80080 da Intel.

Altair 8800

1976Basic: Os americanos Paul Allen e Bill Gates desenvolvem a linguagem Basic, para facilitar a utilização do Altair. O Basic existia desde 1965.
1976Apple: Os americanos Steven Jobs e Stephen Wozniac criam a empresa Apple, que nos anos seguintes populariza os micro computadores.

Apple II

1980IBM PC: A IBM lança a sua versão de computador pessoal. O PC (personal computer) da IBM estabelece o padrão para os atuais computadores pessoais. O chip utilizado é o 80086 da Intel e o sistema operacional usado é o MS-DOS, desenvolvido pela empresa Microsoft, de Bill Gates.
1985Windows: A Microsoft lança um sistema operacional com interface gráfica que se torna o software mais popular da História da Informática.
1989WWW: Tim Bernes Lee apresenta um padrão de comunicação que deixa a Internet mais atraente e intuitiva. Esta forma de divulgação, conhecida como Word Wide Web, impulsiona a popularização da Internet.
1993Mosaic: No laboratório europeu CERN é desenvolvido o software gráfico Mosaic, para navegação na Internet. O Mosaic serve de base para a criação dos navegadores Netscape Navigator e Microsoft Internet Explorer.
1994Amazon: A gigante do comércio eletrônico começou vendendo livros pela Internet. Com o tempo tornou-se a gigante do e-commerce.
1996ICQ: O serviço mensageiro israelense foi o primeiro a alcançar projeção mundial. Embora tenha sido superado por outros gigantes como Skype e Whatapp permanece como o pioneiro nessa área.
1997Netflix: Fundada ainda no século XX, a Netflix anos mais tarde se tornaria a gigante do streaming de vídeo aposentando as vide locadoras, fitas VHS, DVD, bluray e etc.
1998Google: O serviço de buscas surgiu com a ideia de indexar todo o conteúdo da Internet, o que na época nem era tão difícil. Com o tempo o Google se tornou em uma big tech com um portfolio de serviços invejável.
2001Wikipedia: A enciclopédia livre surgiu como um projeto colaborativo em que qualquer internauta pode editar seu conteúdo. Em poucos anos foram criados milhões de verbetes em mais de 100 idiomas diferentes.
2004Facebook: Não foi a primeira rede social, mas foi a rede que conseguiu maior alcance em poucos anos tornando-se influente em relação a comportamento, tendências e Política.
2005YouTube: A plataforma de compartilhamento de vídeos rapidamente se tornou uma febre mundial. É o grande repositório mundial de vídeos da atualidade, além de ser uma rede social bastante ativa.
2007iPhone: O smartphone da Apple revolucionou o mercado dos dispositivos móveis. Com ele os celulares se tornaram em computadores móveis. Sua operação por gestos mudou drasticamente a experiência de uso.
2009Whatsapp: Em pouco tempo o Whatsapp revolucionou a comunicação pelos smartphones deixando obsoletas várias tecnologias de comunicação anteriores como o SMS e até as ligações de voz tradicionais.

Radamés

Engenheiro curitibano pela UFPR, professor e produtor de conteúdos e ferramentas educacionais para a Internet.

View Comments

  • tem datas erradas como a do abaco mas tem mais de uma errada

  • Necessario analizar datas desse site por que sei que tem mais de uma erradas pois fis uma apresentaçao baseado aqui e estava duas erradas uma delas é o abaco que a data real é mais antiga que 500 A.C.

  • Eu gostei bastante do trabalho, mas quando você não fica preso só nesse texto você aprende mais, você me deu várias referências e eu busquei mais .. Descobri Alan Turing.
    O trabalho dele é massa!
    Continue com esses artigos! Eu realmente amei :)

  • obrigado por me ajudares nesta área espero receber mais novidades por vossa parte

  • Adorei saber disso rsrs
    Muita gente usa e não sabe!!
    Muito bom,parabéns!!

Recent Posts

Planilha do Covid-19 Coronavírus

Criei esta planilha durante a quarentena do Covid-19. Com ela é possível acompanhar os principais…

54 anos ago

Planilha do colecionador de cédulas

Organize sua coleção de cédulas com esta planilha em Excel. Ela vem com 25 famílias…

54 anos ago

Gerenciador de tarefas em Excel

Liste, organize e priorize suas tarefas, atividades e projetos no Excel. Use métodos de priorização…

54 anos ago

Gerenciamento de senhas com Excel

Armazene suas senhas em uma planilha criptografada e proteja seus dados. Faça o download grátis.…

54 anos ago

Criptografia Vigenère em Excel

Baixe a planilha grátis e criptografe mensagens usando três métodos tradicionais: RC4, Vigenère e César.…

54 anos ago

Criptografia de Cesar em Excel

Baixe a planilha grátis e criptografe mensagens usando três métodos tradicionais: RC4, Vigenère e César.…

54 anos ago