A evolução da Informática

O computador que conhecemos hoje é uma máquina programável que processa informações. O caminho percorrido para chegar até o estágio de desenvolvimento em que estamos começou com a criação das primeiras máquinas de calcular. Vamos ver alguns fatos marcantes na história da Informática.

500 a.C.Ábaco: O ábaco é um instrumento simples, composto por um quadro com varetas e contas coloridas. Utilizado desde a antiguidade, inicialmente por mercadores babilônicos, o ábaco permite fazer rapidamente cálculos aritméticos.
1614Logaritmos e régua de cálculo: O matemático escocês John Napier cria a teoria dos logaritmos e as tabelas de logaritmos. Estas tabelas servem de base para que Wiliam Oughtred crie a régua de cálculo.
1642Calculadora de Pascal: O matemático francês Blaise Pascal começa a construir sua máquina de calcular. Ela é composta por rodas dentadas. O usuário disca os números nas rodas dentadas para realizar os cálculos.
1672Calculadora de Leibniz: 1672. O matemático alemão Gottfried Leibniz aperfeiçoa a calculadora de Pascal facilitando as operações de multiplicação e divisão.
1822Máquinas de Babbage: Século XIX. O matemático britânico Charles Babbage, considerado o pai da Informática, começa a trabalhar no projeto de uma máquina diferencial e de uma máquina analítica. Por razões diversas suas máquinas não chegam a ser construídas. Os projetos, todavia, servem de base a pesquisadores que vem depois para o desenvolvimento dos computadores modernos.

Babbage

1848Álgebra booleana: Uma das maiores contribuições para a História da Informática não é uma máquina, mas uma teoria matemática. O matemático inglês George Boole desenvolve a chamada álgebra booleana que cria a base teórica para todo o desenvolvimento posterior da Informática.
1890Computador mecânico de cartões: 1890. Hermann Hollerith desenvolve o primeiro computador mecânico para acelerar os trabalhos do censo americano de 1890. A máquina de Hollerith lê os cartões perfurados usados no recenseamento. A empresa de Hollerith em 1924 se torna a IBM (Internacional Business Machines).

Hermann Hollerith

1938Teoria da Informação: 1938. O matemático americano Shannon publica uma tese que mais tarde será conhecida como Teoria da Informação. A partir da Teoria da Informação ficou demonstrado que a melhor maneira de processar dados é utilizando o sistema binário de contagem.
1943Mark I: O Mark I é desenvolvido em projeto conjunto da Marinha Americana com a IBM, chefiado pelo americano Howard Aiken. O Mark I é considerado o primeiro computador moderno. Trabalha com cartões perfurados e relês elétricos. Em um dia faz cálculos que antes levavam seis meses.

Aiken e o Mark I

1945ENIAC: O exército americano quer uma máquina que faça complexos cálculos balísticos. John Mauchly e J. Presper Eckert apresentam o projeto de uma máquina com válvulas eletrônicas. Em 1945 começa a funcionar o ENIAC (Eletronical Numerical Integrator and Computer). O ENIAC mede 5,5m de altura por 25m de comprimento e pesa 30 toneladas.

ENIAC

1947Transistor: A equipe da empresa Bell Labs, chefiada pelo americano Willian Shockley desenvolve o primeiro transistor. A invenção do transistor substitui as válvulas, servindo de base para a criação dos circuitos integrados e mais tarde, dos modernos processadores.
1951UNIVAC: Os desenvolvedores do Mark I, Mauchly e Eckert lançam o primeiro computador comercial. O UNIVAC (Universal Automatic Computer) era eletrônico e armazenava dados em fitas magnéticas. Este computador foi produzido pela empresa Remington Rand. O primeiro comprador foi o Departamento Americano do Censo de 1951.

UNIVAC

1957FORTRAN: O americano John Backus apresenta a primeira linguagem de alto nível para computadores, o FORTRAN. Depois dela surgem o COBOL, ALGOL, LISP e Pascal.
1959Circuito integrado: É proposto originalmente pelo inglês G.W. Dummer em 1952. É patenteado em 1959 por Jack St Clair Kilby da Texas Intruments. O circuito integrado utiliza transistores alojados em pequenas cápsulas de material semicondutor. Circuitos eletrônicos imensos passam a ser compactados em pequenos chips.
1964IBM 360: A IBM, líder na fabricação de computadores comerciais, lança a família de computadores 360. A família 360 é chamada de terceira geração e torna-se um marco da indústria. Utiliza o conceito de multitarefa, emulação de outros computadores e de compatibilidade.

IBM 360

1969ARPANET: Quatro universidades americanas interligam seus computadores em rede A partir desta rede chamada ARPANET nasce a Internet.
1971Chip programável: O americano Ted Hoff, da empresa Intel, desenvolve o primeiro chip programável, o 4004. Este chip abre o caminho para os processadores atuais.
1975Altair: O americano Edward Roberts lança o primeiro computador popular, o Altair. O kit para montagem do Altair custa cerca de 500 dólares e utiliza o processador 80080 da Intel.

Altair 8800

1976Basic: Os americanos Paul Allen e Bill Gates desenvolvem a linguagem Basic, para facilitar a utilização do Altair. O Basic existia desde 1965.
1976Apple: Os americanos Steven Jobs e Stephen Wozniac criam a empresa Apple, que nos anos seguintes populariza os micro computadores.

Apple II

1980IBM PC: A IBM lança a sua versão de computador pessoal. O PC (personal computer) da IBM estabelece o padrão para os atuais computadores pessoais. O chip utilizado é o 80086 da Intel e o sistema operacional usado é o MS-DOS, desenvolvido pela empresa Microsoft, de Bill Gates.
1985Windows: A Microsoft lança um sistema operacional com interface gráfica que se torna o software mais popular da História da Informática.
1989WWW: Tim Bernes Lee apresenta um padrão de comunicação que deixa a Internet mais atraente e intuitiva. Esta forma de divulgação, conhecida como Word Wide Web, impulsiona a popularização da Internet.
1993Mosaic: No laboratório europeu CERN é desenvolvido o software gráfico Mosaic, para navegação na Internet. O Mosaic serve de base para a criação dos navegadores Netscape Navigator e Microsoft Internet Explorer.
1994Amazon: A gigante do comércio eletrônico começou vendendo livros pela Internet. Com o tempo tornou-se a gigante do e-commerce.
1996ICQ: O serviço mensageiro israelense foi o primeiro a alcançar projeção mundial. Embora tenha sido superado por outros gigantes como Skype e Whatapp permanece como o pioneiro nessa área.
1997Netflix: Fundada ainda no século XX, a Netflix anos mais tarde se tornaria a gigante do streaming de vídeo aposentando as vide locadoras, fitas VHS, DVD, bluray e etc.
1998Google: O serviço de buscas surgiu com a ideia de indexar todo o conteúdo da Internet, o que na época nem era tão difícil. Com o tempo o Google se tornou em uma big tech com um portfolio de serviços invejável.
2001Wikipedia: A enciclopédia livre surgiu como um projeto colaborativo em que qualquer internauta pode editar seu conteúdo. Em poucos anos foram criados milhões de verbetes em mais de 100 idiomas diferentes.
2004Facebook: Não foi a primeira rede social, mas foi a rede que conseguiu maior alcance em poucos anos tornando-se influente em relação a comportamento, tendências e Política.
2005YouTube: A plataforma de compartilhamento de vídeos rapidamente se tornou uma febre mundial. É o grande repositório mundial de vídeos da atualidade, além de ser uma rede social bastante ativa.
2007iPhone: O smartphone da Apple revolucionou o mercado dos dispositivos móveis. Com ele os celulares se tornaram em computadores móveis. Sua operação por gestos mudou drasticamente a experiência de uso.
2009Whatsapp: Em pouco tempo o Whatsapp revolucionou a comunicação pelos smartphones deixando obsoletas várias tecnologias de comunicação anteriores como o SMS e até as ligações de voz tradicionais.

Autor: Radamés

Engenheiro curitibano pela UFPR, professor e produtor de conteúdos e ferramentas educacionais para a Internet.

35 comentários em “A evolução da Informática”

  1. Necessario analizar datas desse site por que sei que tem mais de uma erradas pois fis uma apresentaçao baseado aqui e estava duas erradas uma delas é o abaco que a data real é mais antiga que 500 A.C.

  2. Eu gostei bastante do trabalho, mas quando você não fica preso só nesse texto você aprende mais, você me deu várias referências e eu busquei mais .. Descobri Alan Turing.
    O trabalho dele é massa!
    Continue com esses artigos! Eu realmente amei 🙂

  3. eu amei a historia da evolução da informatica…ainda mais porque é o meu tema na feira da cultura desse ano (2011)
    e as minhas amigas amaram tbm e já até dividimos nossa fala graças a esse city valeu…minha professora disse que ta muito bem explicado ela amooo…eu e o meu grupo somos os melhores da classe graças a esse city muito bom…AMEI!

  4. Este site é muito informativo, nos ajudou muito na prova de informática obs:(o professor deixou), e esperamos que ajude muitas pessoas também como nós.há é nóisi, pode crer: isso aí…….ah…………ah………….ah……..)

  5. Interessante averiguar que a contribuição de muitos estudiosos fizeram com que a informatica pudesse evoluir tanto até chegar aos dias atuais. E hoje tantas pesquisas são realizadas com esse proposito aperfeiçoar a maquina, tornar pratico o dia a dia do homem.

  6. Muitos gênios, na área da matemática e outras fizeram de suas vidas um acréscimo muito importante e marcante na história da informática, para que hoje, nós, pudéssemos ter liberdade de navegar pelo mundo global, numa facilidade surpreendente e sempre em ascenção às tecnologias que tanto nos ajudam no nosso tempo tão corrido. A ele meu agradecimento.

  7. É muito interessante agente conhecer a verdadeira história da computação , e preocupante a evolução da mesma , pois vc deve sempre está se reciclando para não parar no tempo.
    Pois tudo corre tão rápido (tecnologia) que chega ser sufocante a evolução globalizada,

  8. Sem dúvida uma evolução tecnológica da informação sem precedentes da humanidade, principalmente nos séculos XX e XXI. Graças às essas mentes brilhantes que exixtem na humanidade. Do jeito que a tecnologia avança, imagina o que vem por ai !!!

    1. Muito bom trabalho, apesar de como eu ser um grande nerd isto é como barrar manteiga no pão.(do qual tu não sabes nada.) Esta bom, mas podia estar melhor!!! kiss kiss

Sua opinião me interessa