A evolução da Informática

O computador que conhecemos hoje é uma máquina programável que processa informações. O caminho percorrido para chegar até o estágio de desenvolvimento em que estamos começou com a criação das primeiras máquinas de calcular. Vamos ver alguns fatos marcantes na história da Informática.

500 AC Ábaco: O ábaco é um instrumento simples, composto por um quadro com varetas e contas coloridas. Utilizado desde a antiguidade, inicialmente por mercadores babilônicos, o ábaco permite fazer rapidamente cálculos aritméticos.

Ábaco

614 Logaritmos e régua de cálculo: O matemático escocês John Napier cria a teoria dos logaritmos e as tabelas de logaritmos. Estas tabelas servem de base para que Wiliam Oughtred crie a régua de cálculo.
1642 Calculadora de Pascal: O matemático francês Blaise Pascal começa a construir sua máquina de calcular. Ela é composta por rodas dentadas. O usuário disca os números nas rodas dentadas para realizar os cálculos.

Calculadora de Pascal

1672 Calculadora de Leibniz: 1672. O matemático alemão Gottfried Leibniz aperfeiçoa a calculadora de Pascal facilitando as operações de multiplicação e divisão.

Calculadora de Leinitz

1822 Máquinas de Babbage: Século XIX. O matemático britânico Charles Babbage, considerado o pai da Informática, começa a trabalhar no projeto de uma máquina diferencial e de uma máquina analítica.Por razões diversas suas máquinas não chegam a ser construídas. Os projetos, todavia, servem de base a pesquisadores que vem depois para o desenvolvimento dos computadores modernos.

Babbage

1848 Álgebra booleana: Uma das maiores contribuições para a História da Informática não é uma máquina, mas uma teoria matemática. O matemático inglês George Boole desenvolve a chamada álgebra booleana que cria a base teórica para todo o desenvolvimento posterior da Informática.
1890 Computador mecânico de cartões: 1890. Hermann Hollerith desenvolve o primeiro computador mecânico para acelerar os trabalhos do censo americano de 1890. A máquina de Hollerith lê os cartões perfurados usados no recenseamento. A empresa de Hollerith em 1924 se torna a IBM (Internacional Business Machines).

Hermann Hollerith

1938 Teoria da Informação: 1938. O matemático americano Shannon publica uma tese que mais tarde será conhecida como Teoria da Informação. A partir da Teoria da Informação ficou demonstrado que a melhor maneira de processar dados é utilizando o sistema binário de contagem.
1943 Mark I: O Mark I é desenvolvido em projeto conjunto da Marinha Americana com a IBM, chefiado pelo americano Howard Aiken. O Mark I é considerado o primeiro computador moderno. Trabalha com cartões perfurados e relês elétricos. Em um dia faz cálculos que antes levavam seis meses.

Aiken e o Mark I

1945 ENIAC: O exército americano quer uma máquina que faça complexos cálculos balísticos. John Mauchly e J. Presper Eckert apresentam o projeto de uma máquina com válvulas eletrônicas. Em 1945 começa a funcionar o ENIAC (Eletronical Numerical Integrator and Computer). O ENIAC mede 5,5m de altura por 25m de comprimento e pesa 30 toneladas.

ENIAC

1947 Transistor: A equipe da empresa Bell Labs, chefiada pelo americano Willian Shockley desenvolve o primeiro transistor. A invenção do transistor substitui as válvulas, servindo de base para a criação dos circuitos integrados e mais tarde, dos modernos processadores.
1951 UNIVAC: Os desenvolvedores do Mark I, Mauchly e Eckert lançam o primeiro computador comercial. O UNIVAC (Universal Automatic Computer) era eletrônico e armazenava dados em fitas magnéticas. Este computador foi produzido pela empresa Remington Rand. O primeiro comprador foi o Departamento Americano do Censo de 1951.

UNIVAC

1957 FORTRAN: O americano John Backus apresenta a primeira linguagem de alto nível para computadores, o FORTRAN. Depois dela surgem o COBOL, ALGOL, LISP e Pascal.
1959 Circuito integrado: É proposto originalmente pelo inglês G.W. Dummer em 1952. É patenteado em 1959 por Jack St Clair Kilby da Texas Intruments. O circuito integrado utiliza transistores alojados em pequenas cápsulas de material semicondutor. Circuitos eletrônicos imensos passam a ser compactados em pequenos chips.
1964 IBM 360: A IBM, líder na fabricação de computadores comerciais, lança a família de computadores 360. A família 360 é chamada de terceira geração e torna-se um marco da indústria. Utiliza o conceito de multitarefa, emulação de outros computadores e de compatibilidade.

IBM 360

1969 ARPANET: Quatro universidades americanas interligam seus computadores em rede A partir desta rede chamada ARPANET nasce a Internet.
1971 Chip programável: O americano Ted Hoff, da empresa Intel, desenvolve o primeiro chip programável, o 4004. Este chip abre o caminho para os processadores atuais.
1975 Altair: O americano Edward Roberts lança o primeiro computador popular, o Altair. O kit para montagem do Altair custa cerca de 500 dólares e utiliza o processador 80080 da Intel.

Altair 8800

1976 Basic: Os americanos Paul Allen e Bill Gates desenvolvem a linguagem Basic, para facilitar a utilização do Altair. O Basic existia desde 1965.
1976 Apple: Os americanos Steven Jobs e Stephen Wozniac criam a empresa Apple, que nos anos seguintes populariza os micro computadores.


Veja também: Calendário permanente em Excel

Este calendário vai de 1900 a 2100 e traz feriados, fases da lua, datas comemorativas, estações do ano, horário de verão e algumas coisas mais. Baixe a planilha gratuitamente no link abaixo.

Assista ao vídeo para saber como a planilha funciona.

Apple II

1980 IBM PC: A IBM lança a sua versão de computador pessoal. O PC (personal computer) da IBM estabelece o padrão para os atuais computadores pessoais. O chip utilizado é o 80086 da Intel e o sistema operacional usado é o MS-DOS, desenvolvido pela empresa Microsoft, de Bill Gates.
1985 Windows: A Microsoft lança um sistema operacional com interface gráfica que se torna o software mais popular da História da Informática.
1989 WWW: Tim Bernes Lee apresenta um padrão de comunicação que deixa a Internet mais atraente e intuitiva. Esta forma de divulgação, conhecida como Word Wide Web, impulsiona a popularização da Internet.
1993 Mosaic: No laboratório europeu CERN é desenvolvido o software gráfico Mosaic, para navegação na Internet. O Mosaic serve de base para a criação dos navegadores Netscape Navigator e Microsoft Internet Explorer.
2000 AOL Time Warner: O maior provedor de acesso do mundo, a AOL, assume o controle da maior empresa de comunicação, a TimeWarner. É a maior operação comercial da História. Esta fusão anuncia a integração da Internet com os grandes meios de comunicação para criar o meio de comunicação do século XXI.

Comente com Facebook

33 thoughts on “A evolução da Informática

  1. Tony 15/03/2012 at 04:40

    Muito interessante o artigo resumido e de outro lado e didatico.
    Obrigado por ter algo para refernciar-se ao passado

  2. micayle 22/05/2012 at 22:08

    Achei muito bom,pois pude aprender mais.

  3. ana 21/09/2012 at 12:12

    dftrt

  4. Sara e stheffani 05/10/2012 at 09:33

    irado o ábaco

  5. Alisson Hugo 04/02/2013 at 15:09

    Muito Bom!
    Eu mesmo adimiro esse tipo de Coisas.

  6. Isabella 13/08/2013 at 13:38

    Adorei saber disso rsrs
    Muita gente usa e não sabe!!
    Muito bom,parabéns!!

  7. Abel Maya 16/09/2013 at 04:33

    obrigado por me ajudares nesta área espero receber mais novidades por vossa parte

  8. Carolina 20/03/2015 at 11:01

    Eu gostei bastante do trabalho, mas quando você não fica preso só nesse texto você aprende mais, você me deu várias referências e eu busquei mais .. Descobri Alan Turing.
    O trabalho dele é massa!
    Continue com esses artigos! Eu realmente amei 🙂

  9. Neimar Lucas Biazussi 24/04/2015 at 10:40

    Necessario analizar datas desse site por que sei que tem mais de uma erradas pois fis uma apresentaçao baseado aqui e estava duas erradas uma delas é o abaco que a data real é mais antiga que 500 A.C.

  10. Neimar Lucas Biazussi 24/04/2015 at 10:41

    tem datas erradas como a do abaco mas tem mais de uma errada

Sua opinião me interessa