A evolução da Informática

Univac

O computador que conhecemos hoje é uma máquina programável que processa informações. O caminho percorrido para chegar até o estágio de desenvolvimento em que estamos começou com a criação das primeiras máquinas de calcular. Vamos ver alguns fatos marcantes na história da Informática.

500 AC Ábaco: O ábaco é um instrumento simples, composto por um quadro com varetas e contas coloridas. Utilizado desde a antiguidade, inicialmente por mercadores babilônicos, o ábaco permite fazer rapidamente cálculos aritméticos.

Ábaco

614 Logaritmos e régua de cálculo: O matemático escocês John Napier cria a teoria dos logaritmos e as tabelas de logaritmos. Estas tabelas servem de base para que Wiliam Oughtred crie a régua de cálculo.
1642 Calculadora de Pascal: O matemático francês Blaise Pascal começa a construir sua máquina de calcular. Ela é composta por rodas dentadas. O usuário disca os números nas rodas dentadas para realizar os cálculos.

Calculadora de Pascal

1672 Calculadora de Leibniz: 1672. O matemático alemão Gottfried Leibniz aperfeiçoa a calculadora de Pascal facilitando as operações de multiplicação e divisão.

Calculadora de Leinitz

1822 Máquinas de Babbage: Século XIX. O matemático britânico Charles Babbage, considerado o pai da Informática, começa a trabalhar no projeto de uma máquina diferencial e de uma máquina analítica.Por razões diversas suas máquinas não chegam a ser construídas. Os projetos, todavia, servem de base a pesquisadores que vem depois para o desenvolvimento dos computadores modernos.

Babbage

1848 Álgebra booleana: Uma das maiores contribuições para a História da Informática não é uma máquina, mas uma teoria matemática. O matemático inglês George Boole desenvolve a chamada álgebra booleana que cria a base teórica para todo o desenvolvimento posterior da Informática.
1890 Computador mecânico de cartões: 1890. Hermann Hollerith desenvolve o primeiro computador mecânico para acelerar os trabalhos do censo americano de 1890. A máquina de Hollerith lê os cartões perfurados usados no recenseamento. A empresa de Hollerith em 1924 se torna a IBM (Internacional Business Machines).

Hermann Hollerith

1938 Teoria da Informação: 1938. O matemático americano Shannon publica uma tese que mais tarde será conhecida como Teoria da Informação. A partir da Teoria da Informação ficou demonstrado que a melhor maneira de processar dados é utilizando o sistema binário de contagem.
1943 Mark I: O Mark I é desenvolvido em projeto conjunto da Marinha Americana com a IBM, chefiado pelo americano Howard Aiken. O Mark I é considerado o primeiro computador moderno. Trabalha com cartões perfurados e relês elétricos. Em um dia faz cálculos que antes levavam seis meses.

Your ads will be inserted here by

Easy Plugin for AdSense.

Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.

Aiken e o Mark I

1945 ENIAC: O exército americano quer uma máquina que faça complexos cálculos balísticos. John Mauchly e J. Presper Eckert apresentam o projeto de uma máquina com válvulas eletrônicas. Em 1945 começa a funcionar o ENIAC (Eletronical Numerical Integrator and Computer). O ENIAC mede 5,5m de altura por 25m de comprimento e pesa 30 toneladas.

ENIAC

1947 Transistor: A equipe da empresa Bell Labs, chefiada pelo americano Willian Shockley desenvolve o primeiro transistor. A invenção do transistor substitui as válvulas, servindo de base para a criação dos circuitos integrados e mais tarde, dos modernos processadores.
1951 UNIVAC: Os desenvolvedores do Mark I, Mauchly e Eckert lançam o primeiro computador comercial. O UNIVAC (Universal Automatic Computer) era eletrônico e armazenava dados em fitas magnéticas. Este computador foi produzido pela empresa Remington Rand. O primeiro comprador foi o Departamento Americano do Censo de 1951.

UNIVAC

1957 FORTRAN: O americano John Backus apresenta a primeira linguagem de alto nível para computadores, o FORTRAN. Depois dela surgem o COBOL, ALGOL, LISP e Pascal.
1959 Circuito integrado: É proposto originalmente pelo inglês G.W. Dummer em 1952. É patenteado em 1959 por Jack St Clair Kilby da Texas Intruments. O circuito integrado utiliza transistores alojados em pequenas cápsulas de material semicondutor. Circuitos eletrônicos imensos passam a ser compactados em pequenos chips.
1964 IBM 360: A IBM, líder na fabricação de computadores comerciais, lança a família de computadores 360. A família 360 é chamada de terceira geração e torna-se um marco da indústria. Utiliza o conceito de multitarefa, emulação de outros computadores e de compatibilidade.

IBM 360

1969 ARPANET: Quatro universidades americanas interligam seus computadores em rede A partir desta rede chamada ARPANET nasce a Internet.
1971 Chip programável: O americano Ted Hoff, da empresa Intel, desenvolve o primeiro chip programável, o 4004. Este chip abre o caminho para os processadores atuais.
1975 Altair: O americano Edward Roberts lança o primeiro computador popular, o Altair. O kit para montagem do Altair custa cerca de 500 dólares e utiliza o processador 80080 da Intel.

Altair 8800

1976 Basic: Os americanos Paul Allen e Bill Gates desenvolvem a linguagem Basic, para facilitar a utilização do Altair. O Basic existia desde 1965.
1976 Apple: Os americanos Steven Jobs e Stephen Wozniac criam a empresa Apple, que nos anos seguintes populariza os micro computadores.

Apple II

1980 IBM PC: A IBM lança a sua versão de computador pessoal. O PC (personal computer) da IBM estabelece o padrão para os atuais computadores pessoais. O chip utilizado é o 80086 da Intel e o sistema operacional usado é o MS-DOS, desenvolvido pela empresa Microsoft, de Bill Gates.
1985 Windows: A Microsoft lança um sistema operacional com interface gráfica que se torna o software mais popular da História da Informática.
1989 WWW: Tim Bernes Lee apresenta um padrão de comunicação que deixa a Internet mais atraente e intuitiva. Esta forma de divulgação, conhecida como Word Wide Web, impulsiona a popularização da Internet.
1993 Mosaic: No laboratório europeu CERN é desenvolvido o software gráfico Mosaic, para navegação na Internet. O Mosaic serve de base para a criação dos navegadores Netscape Navigator e Microsoft Internet Explorer.
2000 AOL Time Warner: O maior provedor de acesso do mundo, a AOL, assume o controle da maior empresa de comunicação, a TimeWarner. É a maior operação comercial da História. Esta fusão anuncia a integração da Internet com os grandes meios de comunicação para criar o meio de comunicação do século XXI.
A evolução da Informática, 4.3 out of 5 based on 144 ratings

Autor: Radamés

Engenheiro químico curitibano pela UFPR, produtor de conteúdos e ferramentas educacionais para a Internet.

34 pensamentos em “A evolução da Informática”

    1. Muito bom trabalho, apesar de como eu ser um grande nerd isto é como barrar manteiga no pão.(do qual tu não sabes nada.) Esta bom, mas podia estar melhor!!! kiss kiss

      VA:F [1.9.22_1171]
      Rating: -3 (from 9 votes)
      1. ow nerd aew, ;D … Como sabes entao melhor do que este cara, faz aí o teu trabalho pra provar que és melhor do que este gajo 😉 !

        VA:F [1.9.22_1171]
        Rating: +1 (from 11 votes)
  1. Muito bom, pois permite que voltemos no tempo para compreendermos como chegamos na tecnologia de hoje.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: +1 (from 11 votes)
  2. Sem dúvida uma evolução tecnológica da informação sem precedentes da humanidade, principalmente nos séculos XX e XXI. Graças às essas mentes brilhantes que exixtem na humanidade. Do jeito que a tecnologia avança, imagina o que vem por ai !!!

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: -2 (from 10 votes)
  3. É interessante saber como o estágio de desenvolvimento que a informática e os meios de comunicação estão hoje surgiram de idéias simples e com o passar do tempo e de novas experiências chegou onde chegou.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: -5 (from 9 votes)
  4. É muito interessante agente conhecer a verdadeira história da computação , e preocupante a evolução da mesma , pois vc deve sempre está se reciclando para não parar no tempo.
    Pois tudo corre tão rápido (tecnologia) que chega ser sufocante a evolução globalizada,

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: -2 (from 12 votes)
  5. Muitos gênios, na área da matemática e outras fizeram de suas vidas um acréscimo muito importante e marcante na história da informática, para que hoje, nós, pudéssemos ter liberdade de navegar pelo mundo global, numa facilidade surpreendente e sempre em ascenção às tecnologias que tanto nos ajudam no nosso tempo tão corrido. A ele meu agradecimento.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: -5 (from 5 votes)
  6. Interessante averiguar que a contribuição de muitos estudiosos fizeram com que a informatica pudesse evoluir tanto até chegar aos dias atuais. E hoje tantas pesquisas são realizadas com esse proposito aperfeiçoar a maquina, tornar pratico o dia a dia do homem.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: -5 (from 5 votes)
  7. Este site é muito informativo, nos ajudou muito na prova de informática obs:(o professor deixou), e esperamos que ajude muitas pessoas também como nós.há é nóisi, pode crer: isso aí…….ah…………ah………….ah……..)

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: -3 (from 7 votes)
  8. eu amei a historia da evolução da informatica…ainda mais porque é o meu tema na feira da cultura desse ano (2011)
    e as minhas amigas amaram tbm e já até dividimos nossa fala graças a esse city valeu…minha professora disse que ta muito bem explicado ela amooo…eu e o meu grupo somos os melhores da classe graças a esse city muito bom…AMEI!

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: -3 (from 5 votes)
  9. eu adorei a historia sobre a evolucao da informatica.
    e acho que deviam de fazer mais sites deste para a gente aprender mais 😀

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: +1 (from 11 votes)
  10. Muito interessante o artigo resumido e de outro lado e didatico.
    Obrigado por ter algo para refernciar-se ao passado

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: -3 (from 7 votes)
  11. Eu gostei bastante do trabalho, mas quando você não fica preso só nesse texto você aprende mais, você me deu várias referências e eu busquei mais .. Descobri Alan Turing.
    O trabalho dele é massa!
    Continue com esses artigos! Eu realmente amei :)

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  12. Necessario analizar datas desse site por que sei que tem mais de uma erradas pois fis uma apresentaçao baseado aqui e estava duas erradas uma delas é o abaco que a data real é mais antiga que 500 A.C.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: +1 (from 1 vote)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *