O grafema é a unidade formal mínima da escrita. Mínimo porque não pode ser desmembrado em dois ou mais sinais que também possam ser tratados como grafema. Formal porque é abstrato, não pode ser visto. O que vemos são as atualizações, indeterminadas em número, do grafema. Vamos entender o que queremos dizer com isso observando as imagens a seguir:

Essas imagens, que podemos chamar de letras, são algumas das ocorrências possíveis do grafema. Embora apresentem diferentes formas e estilos, as letras do quadro possuem em comum um conjunto de características formais que podemos expressar de forma aproximada.

O grafema é uma abstração inferida pela delimitação de características formais das imagens do discurso escrito.

Tipos de grafema

Na criação de um sistema de escrita talvez a decisão crucial seja a definição da correspondência entre grafema e unidades formais linguísticas. Na escrita romana, basicamente, o grafema representa fonemas. Em alguns sistemas de escrita como o cuneiforme, o grafema representa sílabas.

Em outros sistemas, como o hieroglífico, o grafema representa itens de discurso de nível morfossintático, ou seja, portadores de significado, tais como morfemas, palavras e locuções. A relação do grafema com as unidades formais linguísticas estabelece a classificação mais relevante para grafemas, como veremos a seguir.

Ideogrâmicos: O grafema é ideogrâmico quando representa itens de discurso do nível morfossintático. Em outras palavras: o grafema ideogrâmico porta significado. O caso mais típico dessa classe é o dos grafemas que representam morfemas, palavras ou locuções.

Em nossa escrita, usamos alguns grafemas ideogrâmicos. O caso mais notável é a nossa representação dos números. 0 lê-se zero1 lê-seum2 lê-se dois e assim por diante. Observe que com apenas um sinal gráfico representamos uma palavra inteira que representa uma idéia completa.

As abreviaturas de nossa ortografia também podem ser consideradas grafemas ideogrâmicos.

  • a.C. lê-se antes de Cristo.
  • V.Sa. lê-se Vossa Senhoria.
  • Adv. lê-se advogado.

Veja que a abreviatura pode representar uma palavra ou uma locução. Nesse caso, o somatório de letras da abreviatura é que compõe o grafema ideogrâmico.

Silábicos: Grafemas que representam sílabas encontramos em alguns sistemas de escrita como o cuneiforme dos sumérios, o sistema mais antigo de todos, ou silabários da escrita japonesa. Na ortografia do português, não temos grafemas silábicos.

Fonológicos: O sistema de escrita da língua portuguesa se baseia em grafemas que representam fonemas, ou seja, é um sistema fonológico. Temos grafemas para representar vogais e consoantes. Para quem está acostumado com a escrita romana essa afirmação pode parecer estranha, mas é preciso lembrar que alguns sistemas de escrita, como o hebraico e o árabe, representam palavras grafando apenas as consoantes. Veja como isso é possível lendo o exemplo a seguir:

  • Pd prcr strnh ms sstm d scrt q n rgstr  vgs cm n hbrc, pr xmpl, tm sd sds pr scls.

Diacríticos

Observe os grafemas a seguir:

A   À   Á      Ã

Todos são formados por uma mesma base gráfica (A) e diferem pela presença ou não de um sinal distintivo colocado na parte superior do grafema. Em português, usamos essa série para representar as vogais baixas do nosso idioma.

É comum em vários sistemas de escrita, inclusive o nosso, a utilização de uma mesma base gráfica para representar um conjunto de itens linguísticos semelhantes. A distinção de cada item é feita pelo acréscimo de um sinal complementar à base. Esses sinais distintivos chamamos diacríticos.

Em português, temos seis diacríticos:

  • acento agudo
  • acento circunflexo
  • crase
  • cedilha
  • til
  • trema

Unidades formais mínimas da Linguística

Grafologia

E se a linguagem neutra virar um negócio?

Baixe a planilha grátis que conjuga todos os verbos do português.

Radamés

Engenheiro curitibano pela UFPR, professor e produtor de conteúdos e ferramentas educacionais para a Internet.

View Comments

  • Atividades concernentes aos grafemas tendem explorar a pronúncia e a escrita correta das palavras; enfatizando a sonoridade delas no contexto em que estão inseridas. Exemplo: matagal, cacau, humilde, unha,... e assim sucessivamente.

Recent Posts

Locativos

A classe dos locativos é fechada e compostas por palavras invariantes, não flexionadas. Comportam-se como…

54 anos ago

Artigo – classe morfológica

A classe dos artigos é fechada e formada, a rigor, por um único lexema que…

54 anos ago

Possessivos – classe morfológica

A classe dos possessivos é limítrofe. Poderia ser considerada como um caso especial da classe…

54 anos ago

Sintagmas da língua portuguesa

Os sintagmas são as unidades formais mínimas da sintaxe, ou seja, são as unidades que…

54 anos ago

Essa língua portuguesa!

A língua portuguesa não é para fracos. São tantos detalhes e exceções que resolvi fazer…

54 anos ago

Essa reforma ortográfica!

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa entrou em vigor no Brasil em 1º de janeiro…

54 anos ago