Seja ecológico, desligue seu computador

Não precisa desligar o computador agora. Pode ler este post com calma, mas pense em quanto tempo você mantém seu computador ligado diariamente. Em dias úteis, eu passo mais de dez horas por dia diante de um computador. Ele é minha ferramenta de trabalho e de lazer e o consumo de energia com esse uso intenso não pode ser ignorado. Adotando as melhores práticas dá para reduzir muito o consumo do computador; pena que poucos prestem atenção a esta questão a começar pela indústria que raramente divulga o consumo de seus aparelhos ou mostra preocupação em torná-los mais eficientes. Consultando as tabelas do Energy Star encontramos diferenças enormes de eficiência energética entre aparelhos  Um computador pode consumir o triplo do que outro de configuração similar. Os usuários também não prestam muita atenção no consumo de seus computadores como se fosse algo desprezível. Já vi gente sair de férias deixando o computador ligado no escritório. Para ser mais convincente no que estou dizendo, vamos às dicas e aos números.

Desligar ou manter ligado direto? Os técnicos não chegam a um acordo se é melhor desligar o computador no final do expediente ou deixá-lo ligado direto. Uns dizem que o liga desliga reduz a vida útil do equipamento, outros que o funcionamento contínuo também prejudica a máquina. Nosso foco neste post, entretanto, é a questão ambiental e a regra é clara: quanto menos energia o computador consumir, melhor para o meio ambiente, por isso prefira desligar o aparelho sempre que deixar de usá-lo por períodos mais longos.

Suspender, hibernar, desligar? O modo suspender, também conhecido comostand-byem espera, sleep ou dormir é uma boa maneira de economizar energia quando o computador ficar sem uso por períodos curtos. Em um computador bem projetado o modo suspenso consome menos de 10% da energia utilizada em uso normal e basta um toque para a máquina voltar ao trabalho. A hibernação é uma forma de desligar o computador que restaura a área de trabalho exatamente como foi deixada antes da hibernação. Em termos de consumo de energia, hibernar equivale a desligar. Hibernação ou desligamento são recomendados sempre que o computador ficar sem uso por períodos mais longos.

Monitor. O monitor é o periférico que consome mais energia e quanto maior a área da tela maior será o consumo. Telas pequenas como as dos netbooks e tablets são mais econômicas. A tecnologia do monitor também conta. Monitores de tubo (CRT) são os que mais consomem energia. os de LCD são econômicos e os de LED ganham disparado em economia. Desligar o monitor quando não estiver usando também é uma opção de economia.

Desktop, nobebook, netbook ou tablet? Os computadores de mesa (desktop) são vilões do consumo, podem gastar cinco vezes mais do que um aparelho pequeno como os netbooks ou tablets. É bom pensar em qual é a sua real necessidade. Talvez um aparelho pequeno resolva seu problema.

Proteção de tela, papel de parede preto? A proteção de tela não economiza energia, mas a tela preta consome menos energia do que a branca. O Google oferece uma versão black de sua página inicial para os internautas mais ecológicos.

Veja na tabela o comparativo entre vários cenários de uso do computador.

Cenário de uso Consumo mensal (KWh)
Computador desktop e 2 monitores 19” ligados 24h sem suspensão. 129
Computador desktop, 1 monitor 19” com suspensão no final do expediente. 41
Computador desktop, 1 monitor 19”, suspensão em períodos curtos e hibernação no final do expediente. 37
Notebook 14” ligado 24 horas sem suspensão. 29
Notebook 14” com suspensão no final do expediente. 14
Notebook 14” com suspensão em períodos curtos e desligamento no final do expediente. 12
Netbook 10” com suspensão em períodos curtos e desligamento no final do expediente. 6

Veja também: Simulador de consumo de energia em Excel

Baixe a planilha e faça um cálculo preciso do consumo de energia elétrica em sua casa. Download Assista ao vídeo e veja como usar a planilha.

Até aqui falamos das vantagens técnicas de desligar mais o computador, mas que tal desligá-lo para fazer uma caminhada no parque? Taí uma forma de ajudar o meio ambiente e desfrutar a natureza.

Autor: Radamés

Engenheiro curitibano pela UFPR, professor e produtor de conteúdos e ferramentas educacionais para a Internet.

Sua opinião me interessa