Imagens vetoriais e bitmaps

No computador, as imagens são gravadas em arquivos que guardam as informações através de processos sofisticados e engenhosos. De forma simplificada, podemos dizer que toda imagem, dentro do computador, é reduzida a números. Há diversas maneiras de armazenar uma imagem, mas para quem trabalha com computação gráfica, é importante distinguir os dois grandes grupos de arquivos de imagem da informática: os arquivos vetoriais e os bitmaps.

Imagens vetoriais: nos arquivos vetoriais, as imagens são armazenadas como um conjunto de instruções matemáticas. Vamos entender melhor através de uma comparação: se quiséssemos explicar como se desenha a bandeira do Brasil, poderíamos dizer o seguinte: desenhe um retângulo verde. Dentro do retângulo, coloque um losango amarelo, e dentro, deste, um círculo azul. Desenhe 27 estrelas dentro do círculo e uma faixa branca arqueada onde se lê ‘Ordem e Progresso’ em azul, etc. Observe que descrevemos a bandeira passo a passo, desmontando-a em vários objetos geométricos simples. O armazenamento de imagens em formato vetorial imita a descrição que fizemos há pouco. O computador guarda um conjunto de instruções que permite a reconstrução da imagem na tela sempre que for necessário. Os arquivos do CorelDraw, por exemplo, usam a técnica vetorial. Quando você abre um arquivo do CorelDraw, observa que a imagem mais complexa é formada por um conjunto de objetos geométricos mais simples que são montados na tela passo a passo.

Exemplo de imagem vetorial

Bitmaps: também chamados de mapas de bits ou imagens de raster, os bitmaps utilizam um método de armazenagem bem diferente do sistema vetorial. Para entender o princípio básico dos bitmaps podemos fazer uma comparação com os mosaicos. Nos mosaicos, a imagem é criada com pequenas pedras coloridas colocadas lado a lado. O conjunto das peças, visto à distância, forma a imagem desejada. Os bitmaps armazenam a imagem como um conjunto de pontos coloridos. Percebemos isso claramente quando ampliamos um bitmap na tela do computador.

Mosaico

Exemplo de imagem bitmap – Grace Kelly

Detalhe de imagem bitmap ampliada

Veja no quadro comparativo algumas características de imagens vetoriais e bitmaps.

Imagem vetorial Bitmap
Ideal para imagens que podem ser desenhadas a partir de formas geométricas simples. Ideal para imagens que têm variações de tom e detalhes que não podem ser desenhados a partir de formas geométricas simples, como fotografias.
Pode ser ampliada ou reduzida à vontade, sem alteração da qualidade. Ao ser ampliado, perde qualidade, pois começam a ficar visíveis os pontos que formam a imagem.
Em geral, ocupa pouco espaço em disco, se comparada com bitmaps similares. Em geral, ocupa bastante espaço em disco.

Veja também: Árvore genealógica em Excel


Cadastre as informações de seus familiares e deixe por conta do Excel a montagem da árvore genealógica da família. Baixe a versão grátis agora.

Árvore genealógica em Excel.

One thought on “Imagens vetoriais e bitmaps

  1. Raissa Stefanie aparecida da cruz 13/08/2013 at 09:46

    Que legaaaaaaaaaaaaaal meeeeeeeeeeeesmo

Sua opinião me interessa