Catedral de Brasília

A catedral de Brasília foi um dos primeiros prédios projetados por Oscar Niemeyer a ser inaugurado em Brasília. Com essa e outras obras criadas por Niemeyer, Brasília passou a ser reconhecida como ícone do modernismo arquitetônico brasileiro. A catedral tem elementos típicos da arquitetura de Niemeyer: concreto armado aparente, simplicidade, curvas harmoniosas, ousadia estrutural e formas arrojadas.

Catedral de Brasília
Continue lendo Catedral de Brasília

Taj Mahal

O Taj Mahal foi declarado patrimônio da humanidade pela Unesco e eleito como uma das novas sete maravilhas do mundo moderno. A obra está associada à história de amor entre o imperador Shah Jahan e sua esposa favorita Aryumand Banu Begam. O monumental mausoléu foi erigido para guardar os restos mortais da esposa do imperador que após sua morte também foi sepultado no Taj Mahal.

Taj Mahal - Índia
Continue lendo Taj Mahal

Casa da cascata

A Casa da cascata é um das mais belas obras da arquitetura orgânica, escola defendida por Frank Lloyd Wright e que tem como proposta a integração entre a obra e o entorno. Olhando a casa aninhada no meio da floresta pensamos nela como um mirante construído para contemplar a beleza da natureza local.

Frank Loyd Right não inventou a arquitetura orgânica, ela existe desde sempre em muitas construções, famosas ou não, espalhadas pelo mundo. O que Lloyd conseguiu foi criar um ícone dessa filosofia arquitetônica ao mesmo tempo em que fundava o modernismo arquitetônico.

Casa da cascata - Falling Water House
Continue lendo Casa da cascata

Crítica | A culpa é do Fidel

Educação prafrentex

La Faute à Fidel
Direção de Julie Gavras
França : 2006 : 99 min
Com Nina Kervel-Bay (Anna),
Julie Depardieu (Marie) e
Stefano Acccorsi (Fernando)

Embora o filme mostre vários “comunistas barbudos comedores de criancinhas” e alguns “ricaços porcos imperialistas” prefiro vê-lo como uma obra sobre educação e não sobre política. Exemplos sobre o que não fazer ao educar os filhos são abundantes no filme e acredito que devia ser exibido em todos os cursos de pedagogia como case de dificuldades educacionais. Além disso, o filme traça um perfil divertido de esquerdistas e direitistas que se assemelham entre si em muitos aspectos e competem no quesito fundamentalismo tacanho.

Continue lendo Crítica | A culpa é do Fidel

Crítica | O segredo de seus olhos

O amor, como a justiça, tarda mas não falha

El secreto de sus ojos
Direção de Juan José Campanella
2009 : Argentina : 127 min
Com Ricardo Darin (Esposito) e
Soledad Villamil (Irene)

Esposito é um investigador aposentado da justiça argentina que resolve passar a sua vida a limpo escrevendo um romance policial. O livro trata de um crime ocorrido em 1974 investigado pelo próprio Esposito e que gerou desdobramentos profundos na sua vida. Seria um balanço autobiográfico? Mais que isso: durante a pesquisa para a escrita do romance novos fatos vem à tona e se incorporam à história.

O romance e a realidade se fundem, um influenciando a outra. Na verdade, Esposito não tem pretensões literárias. A escrita do romance funciona como uma tentativa da auto preservação, como uma forma de evitar que o passado lentamente se perca na memória, deixando que injustiças se dissolvam impunes e que a amargura substitua os sonhos não realizados.

Continue lendo Crítica | O segredo de seus olhos