Tempo

Para tratar das questões narrativas de tempo, temos que considerar dois relógios: o da realidade e o do universo ficcional. O primeiro mede o tempo objetivo e o segundo o tempo fictício.

Época e duração

Época de criação ou de emissão: é a coordenada de tempo real associada ao momento da criação do discurso pelo autor.

Época de atualização ou de recepção: é a coordenada de tempo real associada ao ato da recepção do discurso ou representação.

Época de narração: tempo ficcional associado hipoteticamente à narração.

Época de ação: é a coordenada de tempo fictício associada supostamente à ação narrada.

Duração da ação: É o lapso de tempo ficcional em que ocorre a ação narrada. Mede-se num relógio solidário ao universo ficcional

narratologia

Duração da atualização: é o lapso de tempo real em que ocorre a atualização da narrativa pelo leitor/espectador.

Narrações contraída, justa e dilatada

É justa se a duração da atualização coincidir com a duração da ação. Contraída se a duração da atualização for menor que a da ação e dilatada se ocorrer o contrário.

Para dizer se uma narrativa é justa, contraída ou dilatada é preciso supor que o tempo de atualização seja fixo e conhecido para todas as leituras, o que não ocorre. Contorna-se o problema supondo uma duração de atualização média, baseada no desempenho do leitor médio que executa uma leitura integral, vocalizada e dramatizada nos discursos diretos.

Narração em tempo real: é aquela que hipoteticamente ocorre paralela à ação. Há coincidência de época de ação com época de narração.


Veja também: Conjugador de verbos em Excel

Para provar que existe lógica em nossa língua resolvi criar um conjugador de verbos em Excel. Baixe a planilha e use no celular ou no computador. Download Assista ao vídeo, veja como a planilha funciona e entenda melhor o nosso sistema de verbos.

Narração pretérita: é a que supostamente ocorre após a consumação dos fatos narrados. O narrador a pratica livre das contingências do momento da ação, rememorando os fatos.

Autor: Radamés

Engenheiro curitibano pela UFPR, professor e produtor de conteúdos e ferramentas educacionais para a Internet.

Sua opinião me interessa