Rima

Genericamente, rima é toda semelhança fonológica entre as partes do discurso, é repetição fonológica. Alguns exemplos de rimas entre palavras:

  • Posteriores: rimalimaprima.
  • Anteriores: copocópulacópia.
  • Difusas: tártaroextratotratadotântalo.
  • Igualdade de métrica.
  • Igualdade quanto à colocação de acentos de intensidade.

Rima clássica é aquela que se verifica na parte posterior da palavra, quando temos a mesma seqüência de fonemas a partir da vogal mais intensa.

Aliteração é a repetição difusa de fonemas e também pode ser considerada rima.

Sendo repetição, para surtir efeito a rima tem de ser percebida. Isso depende de fatores como atratividade dos termos rimados, distanciamento entre os termos rimados, freqüência das rimas e a ênfase dada a elas.

Talvez nenhum recurso de Retórica esteja tão associado ao discurso de intenção poética quanto a rima clássica, de tal modo que é quase inevitável rotular o discurso rimado como discurso de intenção poética. Aristóteles já dizia que não é assim. Pode-se fazer rima em qualquer modalidade de discurso e que não é a presença da rima que converte o discurso em poesia. Mas a associação existe, reforçada por uma longa tradição de poesia rimada e também pela estranha regra estilística da indiferenciação fonológica na prosa. Praticamente não há manual de estilística que não prescreva o expurgo da rima na prosa.

A rima tem por característica chamar atenção sobre o significante. Praticada sistematicamente, dá ao discurso uma impressão de ordem, de unidade. Praticada de forma periódica, cria expectativa no receptor, que passa a esperá-la em posições fixas do discurso.

No discurso espontâneo, a rima só ocorre esporádica e acidentalmente. Para que ocorra sistematicamente e em posições fixas, como na poesia clássica, é preciso intenção e em certos casos até virtuosismo para transparecer naturalidade.

Veja também: Conjugador de verbos em Excel

Para provar que existe lógica em nossa língua resolvi criar um conjugador de verbos em Excel. Baixe a planilha e use no celular ou no computador.
Download

Assista ao vídeo, veja como a planilha funciona e entenda melhor o nosso sistema de verbos.

Sua opinião me interessa