Alien
Direção de Ridley Scott
1979 : EUA : 116 min
Com Tom Skerrett (Dallas)
Sigourney Weaver (Ripley),
Ian Holm (Ash) e
John Hurt(Kane)
Site oficial: www.alien-movies.com
Há milhares de anos, os contadores de histórias reuniam os membros da tribo à noite em volta da fogueira e falavam sobre aventuras mágicas onde o homem se defrontava com feras terríveis, civilizações exóticas, situações de perigo extremo e medo absoluto diante do mundo desconhecido. O que Ridley Scott fez com maestria em Alien, foi transpor esse ancestral fascínio pelo perigo desconhecido para um ambiente futurista.
Alien mistura na dose certa ficção, terror e suspense. O medo é o motor do filme e Ridley Scott é da boa escola dos diretores maniqueístas, portanto quando um alienígena é mau, ele é absolutamente mau. Prepare-se para uma luta de sobrevivência na selva galáctica, pois o inimigo é astuto e obcecado pela ideia de exterminar seus adversários, no caso, os humanos.
Alien é um filme de pouca conversa. Há cenas inteiras sem uma palavra. E quando falam entre si, os personagens estão em permanente conflito. Mais um ingrediente para aumentar a tensão. O grupo não é coeso. Cada um para seu lado e a hierarquia é transgredida o tempo todo. Somente o cientista Ash mostra uma certa frieza. Mas há um motivo para isso.
Em Alien, Sigourney Weaver ainda não é a garota durona que vai estrelar os dois filmes seguintes da tetralogia, mas já rouba a cena embora nos créditos ela não conste como atriz principal. Na minha lembrança, a série Alien trouxe às telas pela primeira vez uma protagonista tuff girl. Nesse filme, porém, a tenente Ripley ainda não é reconhecida como líder no grupo.
Talvez a intenção de Ridley Scott fosse passar a ideia de um grupo sem comando que fica à mercê do inimigo externo e dos espertalhões da indústria bélica. Em nenhum momento, os tripulantes mostram algum preparo para lidar com situações como aquela e as coisas correm ao sabor do improviso. Esse comportamento anárquico e cínico dos personagens seria reflexo de uma sociedade americana dividida pelas feridas da Guerra do Vietnã? Quem lucra com a anarquia na nave é o oitavo passageiro.
Ridley Scott sabe que uma história não precisa e não deve ser contada por inteiro. Basta criar as cenas chave e o público vai intuir os detalhes omitidos. O roteiro de Alien leva esse preceito à risca e o resultado é um roteiro enxuto com saltos narrativos que mantêm a ação restrita ao essencial.
Trata-se de uma ficção científica, mas os recursos que criam o suspense são universais. Por exemplo: um dos truques do cinema para criar suspense é fazer o espectador ver o perigo antes que o personagem que corre risco tome consciência dele. Por isso, o danado do alien adora aparecer subitamente nas costas da vítima enquanto nós espectadores desesperadamente gritamos para a tela: “olhe para trás, idiota”.
Outro toque de sofisticação: o alienígena aparece em cena muito pouco, sempre em relances que não permitem conhecê-lo por inteiro, o que aguça nossa curiosidade mórbida por essa criatura sinistra. Nos filmes seguintes da série, essa regra não foi respeitada e tudo se tornou mais explícito. O resultado foi mais morbidez e menos suspense. E os parceiros ouvindo pelo rádio o desespero das vítimas? É de deixar o espectador impotente.
Nada como vivenciar o medo para exorcizá-lo. Nossa espécie adora histórias em que o grupo vence a luta pela perpetuação. Fugindo de animais selvagens na mata fechada ou combatendo alienígenas em uma galáxia distante, uma boa história cheia de suspense, terror e criatividade, capaz de mexer com nossos instintos mais básicos, sempre será bem-vinda. Do outro lado estará o inimigo, que, seguindo uma lógica bem semelhante, também quer se perpetuar.
Esta é uma lista de filmes repletos de maus ensinamentos que você não deve assistir,…
Cheguei à conclusão que durante a vida deve-se ler 1024 livros. Não 1024 livros quaisquer,…
Músicas variadas Nesta seleção incluí músicas que conhecemos bem e gostamos, mas normalmente ficam de…
Jazz Considerei o jazz como uma categoria a parte pelas suas particularidades que o distinguem…
Canções de musicais A seleção inclui músicas famosas de musicais, na maioria concebidos para teatro…
Canções populares internacionais Inclui nesta seleção canções em quatro idiomas: inglês, espanhol, francês e italiano.…