Um título é um segmento isolado do discurso que cumpre uma ou mais destas funções:
- Nome para o discurso.
- Recurso de atratividade que funciona como ponto de entrada no discurso, a parte do discurso que se lê primeiramente.
- Recurso de acessibilidade que presta um esclarecimento temático sobre a natureza do discurso que nomeia.
- Parte ativa do discurso: ocorre algumas vezes em discursos cujo título não pode ser excluído sob pena de alterar ou impedir a inteligibilidade do discurso como um todo.
Título x atratividade
Nos discursos em que o contato e a sintonia do receptor precisam ser conquistados, o título tem um papel de destaque, pois é a primeira parte do discurso que o leitor busca. Neste papel de ponto de entrada para o texto, o título tem a responsabilidade de fixar a atenção do receptor. No discurso escrito, diversos recursos de edição são criados para facilitar o acesso do receptor ao título.
O título, via de regra, está na primeira página de um livro, no cabeçalho da página, no cabeçalho do texto, sempre com corpo tipográfico maior ou outro recurso de destaque como negrito, itálico, sublinhado, linhas em branco antes e depois, etc.
Ser curto. Esta é uma exigência moderna para títulos que tem a ver com a atratividade. De preferência, curto o suficiente para ser lido numa só acomodação visual da retina. Isto melhora a atratividade porque possibilita uma leitura automática, independente de decisão consciente e atenção concentrada. O título curto é melhor para memorizar.
Título x acessibilidade
Para um discurso ser o mais acessível possível, deve ser segmentado ao máximo e cada segmento facilmente identificado quanto à sua natureza. O título pode esclarecer a natureza do discurso que nomeia.
Há várias formas de esclarecimento temático:
- Genérico: típica do ensaio. Por exemplo: Arte Poética e Arte Retórica.
- Metonímico: se refere a algo contíguo ao tema. Exemplos: livro cujo título é o nome do protagonista.
- Alegórico: O título é uma alegoria ao tema. Exemplo: A Metamorfose ou O Processo.
Títulos de notícias são um caso especial de títulos temáticos. Podem ser considerados metonímicos, pois são a revelação do foco da notícia. O título noticioso é o núcleo da notícia, sua parte de maior importância, impacto, atratividade.
Olho
Olho é um segmento relativamente bem menor que o segmento principal e se refere a este esclarecendo a natureza do referente. No jornalismo, o olho tem a função de esclarecer o tema do texto. O título atrai e o olho esclarece. Olho é um texto um pouco mais longo que o título e é informativo e objetivo.
Figuras de linguagem (Recursos retóricos)
- Alegoria
- Elipse
- Iconia
- Ironia
- Metáfora
- Metaplasmo
- Metonímia
- O título como recurso retórico
- Ordem do discurso
- Oxímoro
- Recursos retóricos editoriais
- Recursos retóricos entoativos e gestuais
- Recursos retóricos ortográficos
- Repetição
- Segmentação do discurso
- Trocadilho
- Figuras de linguagem pouco conhecidas